Título:  Três Coisas Sobre Você
Autora: Julie Buxbaum
Ano: 2016
Editora: Arqueiro
Número de páginas: 288
Skoob:  Adicione
Cortesia: Livro cedido em parceria com a Editora Arqueiro


Sinopse: Setecentos e trinta e três dias depois da morte da minha mãe, 45 dias após o meu pai fugir para se encontrar com uma estranha que ele conheceu pela internet, 30 dias depois de a gente se mudar para a Califórnia e apenas sete dias após começar o primeiro ano do ensino médio numa escola nova onde conheço aproximadamente ninguém, chega um e-mail. Deveria ser no mínimo esquisito, uma mensagem anônima aparecer do nada na minha caixa de entrada, assinada com o bizarro nome Alguém Ninguém. Só que nos últimos tempos a minha vida tem estado tão irreconhecível que nada mais parece chocante.


A vida de Jessie tem sido um verdadeiro desastre depois da morte de sua mãe. Além do choque da perda da pessoa mais importante de sua vida, ela tem que lidar com o fato de que o pai surgiu repentinamente com uma nova esposa, e com a grande novidade.... Todos irão morar na Califórnia.

Se começar do zero já é difícil quando a decisão foi tomada por você, imagine que a escolha foi feita por terceiros, e você terá que deixar seus amigos, sua casa, e tudo que construiu e lidar com uma família nova, em uma cidade diferente, em uma escola onde você parece nunca se encaixar decentemente.

Tudo parece dar errado para a protagonista de Três coisas sobre você, tudo que conheceu durante seus dezesseis anos está ruindo, e todos seus sentimentos de revolta parecem ser ampliados pela perda da mãe. Sem os conselhos maternos, os carinhos e a força que delinearam sua infância e adolescência até o fatídico dia em que perde a mãe, Jessie não sente que conseguirá se equilibrar novamente tão cedo, e para complicar, precisa aprender a conviver com o pai que anda cada vez mais ausente agora sem saber como agir ante a morte da esposa, além da madrasta que vive em mundo luxuoso tão diferente do seu, e com Theo, o filho da nova esposa do pai.

“Agora, do outro lado de tudo, não consigo imaginar o que seja um dia perfeito. Agora, sem a minha mãe, o que poderia ao menos parecer assim? ”

Na primeira semana de aula, Jessie recebe um misterioso e-mail endereçado a ela, vindo de um suposto aluno de sua nova escola, a Wood Valley. No corpo do e-mail a mensagem diz ser enviada por Alguém Ninguém, que está disposto a ajudá-la a sobreviver dentro da escola, seria seu guru, e mandaria dicas como, com quem se enturmar e quem evitar. A ideia parece ser uma grande piada, talvez um trote com a novata, ou qualquer coisa do gênero, mas definitivamente nada sério. Ou talvez Jessie esteja redondamente enganada.

Três coisas sobre você é um jovem adulto que trabalha a adolescência de uma forma muito gostosa, e muito real também. O livro é narrado em primeira pessoa, e alterna com mensagens entre a protagonista e os amigos, principalmente o misterioso Alguém Ninguém.

Gostei da forma como a autora trabalhou os problemas da Jessie da forma como alguém da idade dela lidaria com tudo isso. Por vezes vemos os protagonistas mais jovens lidando com assuntos da adolescência de forma muito adulta, mas a verdade é que adolescentes são dramáticos mesmo e vivem fazendo coisas que, mais para a frente, consideram uma grande bobagem. Quem nunca, em algum momento, se deparou com uma lembrança do passado e se sentiu um tanto bobo por ter feito algo tão absurdo? Julie mostra essas coisas que os adolescentes fazem de forma real, e ainda coloca sobre os ombros da protagonista o drama adolescente acompanhado do fardo da morte da mãe. No início achei que seria uma junção perigosa, mas acredito que tenha funcionada muito bem. A protagonista lida com os dois sentimentos colidindo dentro dela o tempo inteiro.

“Às vezes a saudade é tão grande que até fico maravilhada com a precisão da palavra, com a forma como o sentimento me domina como um vazio no estômago. Violento, implacável. Sem cura, só esperando que passe. ”

Enquanto o enredo se desenvolve entorno da nova vida de Jessie, temos um romance sutil que permeia toda a história e que deixa um rastro doce pelas páginas. Não senti que foi forçado, tampouco exagerado, acho que teve um timing muito bom, mesmo que clichê em alguns momentos.

O livro ainda retrata diversos momentos em que a protagonista sofre bullying. No começo de uma forma tão silenciosa, mas depois vemos a mudança gradual dessa violência e ficou difícil não me questionar como não notei antes o que estava acontecendo. É exatamente como costuma acontecer na vida real, há comentários e olhares que mal nos damos conta, e quando vemos a bola de neve está tão grande, que mal sabemos onde ou quando começou.
Infelizmente o bullying não é o foco do livro, e senti falta de que fosse mais trabalhado, mesmo assim ele é bem inserido na história e a forma como a Julie escreveu sobre, é muito boa também. Foi um dos melhores pontos do livro para mim.

Três coisas sobre você é sensível, suave, doce e repleto de lições para a adolescência. Se você, como eu, não está mais nessa fase, vale aventurar-se da mesma forma. Senti-me voltando um pouquinho no tempo e tendo um vislumbre de como eram as coisas, mesmo que não comigo, mas com os amigos mais próximos. Através de Jessie, Julie me fez recordar uma época que, mesmo conturbada, trouxe memórias para se guardar.









24 Comentários

  1. Acho muito bacana quando um escritor se preocupa em colocar problemas cabeludos em cima de uma jovem com tão pouca idade e ver como lidam com isso, acho que até na vida adulta aprendemos lendo né?
    Estava aguardando uma resenha do livro para ver se compro ou não.
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, eu recomendo que compre sim, viu?! E espero que goste! :D

      Beijo,
      Aline ;)

      Excluir
  2. A premissa do livro é muito interessante, mas lendo sua resenha descobri que não é bem como eu imaginava o enredo.
    Mesmo assim ainda continuo querendo ler.
    Afinal, gosto de livros que acabam nos fazendo refletir, e acredito de Tres Coisas Sobre Voce seja um desses.

    Beijinhos...
    http://estantedalullys.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que ainda está interessada no livro, porque acredito que valha a pena! Espero que leia e curta! :D

      Beeijo,
      Aline ;)

      Excluir
  3. Quando vi a sinopse do livro pela primeira vez não botei muita fé, mas agora mudei de opinião. Achei que fosse ser algum tipo de romance em que ela sai da cidade pra encontrar seu amor e blá, blá, blá, mas agora gostei, vou dar uma chance ao livro.

    Parabéns pela resenha, ficou ótima!

    madminds.weebly.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahah fico feliz que tenha mudado de opinião depois da resenha, espero que possa ler o livro e que goste como eu gostei! :D

      Beeijo,
      Aline ;)

      Excluir
  4. Olá, pela sua ótima resenha parece ser uma leitura gostosa de se fazer, leve mas que nos prende ao mesmo tempo, com dramas adolescentes bem construídos e reais. Certamente lerei quando puder.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim, eu gostei bastante da forma como as coisas aconteceram no livro e recomendo a leitura, viu?! :3

      Beeijo,
      Aline :D

      Excluir
  5. Oi Aline, gostei bastante da sua resenha. Não tinha lido a sinopse desse livro antes e não tinha ideia do que o livro tratava, agora que li sua resenha fiquei curiosa quanto a ele, parece ser umas história bem interessante, e eu nem me importo com o teor adolescente kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que possa ler e que goste da leitura, o livro todo é bem fofo, eu gostei bastante :3

      Beeijo,
      Aline :D

      Excluir
  6. Gostei muito da proposta do livro. Jessie certamente passou por umas poucas e boas. Só ficarei um pouco frustrada se o Ninguém Alguém for o novo irmão de Jessie, será clichê demais se os dois acabarem apaixonados. haha Anotei a dica!
    Beijos,
    sigolendo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahah vivo fugindo de clichês, então te entendo! Espero que possa ler pra saber direitinho o que acontece, rs. Eu recomendo! ;)

      Beeijo,
      Aline :D

      Excluir
  7. Achei a capa do livro bem maravilhosa, e os post-its também, é realmente ótimo pra marcar as reações durante a leitura. Só que, infelizmente, nesta leitura eu provavelmente usaria apenas o post-it roxo, da carinha brava. Não curto muito leituras do gênero, mas quem sabe, né? Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esses post-its são lindinhos mesmo *-* e a capa também!
      Hahaha acho que te entendo, tem gêneros que não atraem mesmo, né?! Não tem jeito... Mas as vezes até me arrisco no que não gosto tanto, só para ver se me surpreendo, rs.

      Beeijo,
      Aline :D

      Excluir
  8. Oiii Aline, como vai?
    Garota que livro é esse? Achei a história bastante chocante e leria por curiosidade, gosto de dramas e livros que envolvam esse tipo de história, quero ler com toda certeza. Parabéns pela incrível resenha <3
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Morgana!
      Menina, se você gosta de livros assim... Se joga! É muito gostoso de ler, uma ótima pedida :3

      Beeijo,
      Aline :D

      Excluir
  9. Olá, adorei a premissa do livro, eu já tinha vontade de lê-lo mas tinha ouvido algumas críticas ruins e fiquei desanimada, mas a história parece ser tão interessante que eu vou deixar as resenhas ruins para lá e confiar nas boas como a sua e devorar o livro.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gabriela! Livros têm isso de agradar muito a alguns e desagradar outros, né?! Eu fico toda confusa com opiniões variadas e no fim leio o livro pra tirar minhas próprias conclusões, porque nada melhor que isso haha Olha, eu recomendo a leitura e espero que possa ler e que goste! :3

      Beeijo,
      Aline :D

      Excluir
  10. Oi Aline, a editora fez uma grande aposta neste livro, e pelo visto eles acertaram, pois reparei que em sua grande maioria, os leitores estão aprovando a leitura. Confesso que não li ainda, e nem tenho ideia de e se quando irei fazer isso.
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, várias pessoas estão gostando do livro, e entendo o porquê de estar agradando o público alvo, Três coisas sobre você é bem gostoso de ler :3

      Beeijo,
      Aline :D

      Excluir
  11. Oi, tudo bem? Eu acho a capa desse livro a coisa mais linda e o enredo também me atraiu bastante. E a cada resenha que eu leio fico ainda mais ansiosa para conferir esse livro!
    Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Camila!
      É um livro muito fofo, bem gostosinho de ler, espero que você goste! *-*

      Beeijo,
      Aline :D

      Excluir
  12. Oie Aline, tudo bom? Eu gosto muito de livros que abordam o Bullying, e apesar de não ser esse o foco do livro, como você disse, fiquei ainda mais curiosa para conferir essa história! Só leio comentários positivos e acho que será uma experiência de leitura agradável para mim também. Espero ler logo.
    Adorei a resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gabrielly!
      É, infelizmente não é o foco mesmo, mas a forma que é tratado continua sendo muito boa! Espero que goste do livro! :3

      Beeijo,
      Aline :D

      Excluir