Título: Temporada de Acidentes
Autor(a):Moïra Fowley-Doyle
Ano: 2016
Editora:Intrínseca
Skoob:Adicione
Número de Páginas: 256
Comprado: Amazon

Sinopse: Acontece todo ano, na mesma época. Todo mês de outubro, inexplicavelmente, Cara e sua família se tornam vulneráveis a acidentes. Algumas vezes, são apenas cortes e arranhões. Em outras, acontecem coisas horríveis, como quando o pai e o tio dela morreram. Atemporada de acidentes é um medo e uma obsessão. Faz parte da vida de Cara desde que ela se entende por gente. E esta promete ser uma das piores. No meio de tudo, ainda há segredos de família e verdades dolorosas, que Cara está prestes a descobrir. Neste outubro, ela vai se apaixonar perdidamente e mergulhar fundo na origem sombria da temporada de acidentes. Por que, afinal, sua família foi amaldiçoada? E por que não conseguem se livrar desse mal?
Uma narrativa sombria, melancólica e intensa sobre uma família que precisa lidar com seus segredos e medos antes que eles a destruam. (Fonte: Skoob)


Todo mês de outubro acontece a Temporada de Acidentes; um mês onde Cara e sua família sofrem acidentes inexplicáveis, sendo que em outras temporadas, até mortes aconteceram. Mas esta última vai ser a pior de todas.A melhor amiga de Cara, Bea, conseguiu enxergar isto nas cartas de Tarô.


Desde que Cara se lembra, durante este mês, sua mãe, Melanie, tem cuidado redobrado em casa: cobre móveis que possuem pontas afiadas, esconde facas, garfos, tranca gavetas, cobre quinas, etc. pois não quer perder as filhas. Já sofreu perdas demais, e não quer que mais mortes se repitam.

“Tento me convencer de que não acredito que, todo ano, durante um mês, minha família fique inexplicavelmente mais propensa a sofrer acidentes. Tento fingir que não me lembro dos acidentes - os grandes, os graves - nem das tragédias do passado. ”

Esta temporada é diferente de todas as outras, pois além de ser a pior, Cara se envolve em um mistério: descobrir o porquê Elsie, uma garota da escola, aparece misteriosamente em todas as suas fotos. Será se ela tem relação com a temporada de acidentes? Porque Elsie a perseguia? Ou será que Elsie aparecer em todas as suas fotos, era mera casualidade?

“Ao final do dia, eis o que descobri sobre Elsie: ela não tem amigos, fica com a caixa de segredos durante os intervalos e ninguém a conhece direito. .... É como se levasse a vida sempre no canto da moldura. A gente a esquece assim que vira a página.”

Cara é uma garota comum: não é a mais popular na escola, não tira as melhores notas, tem uma melhor amiga gótica apreciadora de coisas sobrenaturais e dois irmãos bem legais (quer dizer, uma irmã de sangue, Alice; e um ex- irmão postiço, Sam). Um ponto muito positivo, é que a Moïra conseguiu dar muita originalidade aos personagens. E não me refiro somente aos personagens principais, os secundários também são muito bem construídos e ambientados durante a narrativa. Por exemplo, o Sam, ele é um cara que na maioria o tempo anda com Cara e Bea, e tem o cabelo azul nas pontas. Lendo, parece a descrição perfeita de um personagem gay em livros YA, não é mesmo? Mas é aí que entra a questão da desconstrução, pois o Sam de gay não tem nada. Ele até protagoniza o principal romance da narrativa. Eu gostei muuuuuito disso, pois é importante que livros quebrem cada vez mais estereótipos, e dê mais cada vez mais versatilidade e originalidade aos personagens.
Outro ponto positivo no livro é que a cada página, a autora te deixa mais curioso para saber quem é a Elsie; o motivo do desaparecimento dela, o porquê de coisas estranhas, meio sobrenaturais acontecerem, e o principal: o porquê da temporada de acidentes. A escrita da Moïra é boa, e consegue te prender durante boa parte a narrativa.Vale ressaltar que a ambientação a história é bem feita, e o melhor de tudo é que se passa na Irlanda. Isso mesmo, Irlanda. Fugindo um pouco de um clichê estadunidense.

Por ser o romance de estreia da Moïra, achei que ela foi bem ousada (mas não de um jeito negativo, pelo contrário) em explorar assuntos polêmicos, porém importantes de serem discutidos, como: abandono dos homens da família, fazendo com que as mães se tornem as únicas provedoras e responsáveis pela criação dos filhos, homossexualidade e claro, relacionamento abusivo (com agressões tanto físicos, quanto psicológicos).

“Seu lábio está cortado, e seus olhos vermelhos. Um hematoma começa a se formar na bochecha... Algo me diz que esse machucado não são o acidente, mas não sei como perguntar isso”

Uma coisa que me incomodou na página 136, foi quando em uma sucessão de pensamentos, Cara comenta: “ não sei nada sobre esse tipo de amor, mas imagino que, se uma pessoa sente algo muito forte por outra, acaba ficando meio possessiva”. Isso é um problema, pois, na minha opinião, causa a naturalização do relacionamento abusivo. É sempre bom frisar que abuso é sentimento de posse, não é sinônimo de amor.

Bom, agora vamos aos pontos negativos.... Na primeira metade o livro, achei alguns diálogos mecânicos, algumas cenas descritas muito rapidamente e o início lento. Nada de mais acontece, só muitas especulações. As coisas só vão ficar interessantes da metade para o final. Além disso, achei o livro extremamente confuso, e exagerado quando falam que “essa vai ser a pior temporada de todas”. Pelo que a autora descreve, já tiveram temporadas bem piores.

Não é um livro extremamente bom, mas também não é extremamente ruim. Tem personagens interessantes, uma escrita instigante, bons elementos fantásticos, mas que no “conjunto a obra” deixou a desejar.




E aí, vocês já leram o livro ? Se sim, saberiam explicar o que é a temporada de acidentes?








16 Comentários

  1. A obra é bem ousada de fato. Fiquei curiosa com a narrativa e como ela desenvolveu a história.
    Um livro curioso de fato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Helana :)

      É diferente. O que eu mais gostei foi da ambientação, é muito bem feita.

      beijos !

      Excluir
  2. Oii!

    Nossa, esse é o próximo livro que vou ler! Fiquei bem animada com sua resenha!!
    Parece ser uma obra bem diferente e tenho certeza que vou ficar curiosa para saber quem é a Elsie - nem sei quem é mas já to curiosa!

    Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Stephany :)

      Espero que você tenha uma excelente leitura <3

      beijão

      Excluir
  3. Oiii Geisiane, cmo vai garota?
    Preciso dizer que achei a história realmente bem confusa e a capa bem nada a ve com a história descrita na obra, pelo meu ponto de vista claro. Mas, mesmo assim eu não iria realizar a leitura da obra, não me agradei muito. Parabéns pela linda resenha.
    Beijinhoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Morgana :) Eu tô bem, obrigado por perguntar !

      Compartilho do mesmo sentimento haha. Fico feliz em saber que você gostou da resenha.

      beijos

      Excluir
  4. Olá, como vai?
    Até me interessaria ao ver a capa.
    Mas a premissa não me chamou a atenção.
    Achei o enredo um tanto diferente do que estou habituada a ler. Infelizmente, hoje, deixarei a dica passar.

    Beijinhos...
    http://estantedalullys.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lullys. Eu tô bem, obrigada por perguntar :)

      Tudo bem. Quem sabe um dia você não dê uma chance ao livro ?! haha

      beijos.

      Excluir
  5. Oi amor, tudo bem?
    Eu confesso que fiquei maravilhada pela sinopse e como o livro foi mencionado na turnê Intrínseca que me fez comprá-lo, porém eu nunca tinha lido uma sinopse. E aí li a sua. Não me desencorajou, mas eu vou adiar a leitura. Essa forma da autora pegar esses casos polêmicos e colocar na história me deixou intrigada, mas os pontos negativos que você citou não me convenceram, então espero ler logo, mas não tão breve. rs
    Beijos
    http://casinhadaliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rachel :)

      Espero que a sua experiência com a leitura seja ótima. O bom é ir sem expectativas, acho que você pode acabar se surpreendendo !

      beijão

      Excluir
  6. Adorei sua resenha pois me ajudou a analisar melhor se devo adquirir esse livro ou não. Sempre tive muita curiosidade e sempre achei título e enredo interessantes. Mas agora vou pensar melhor sobre. Já que pareceu que a leitura não foi tão convincente.
    Abraço;

    http://estantelivrainos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rodrigo :)

      Acho que quando você for ler o livro, não vá com tanta expectativa, sabe ?! Acho que esse também foi um fator importante pra eu não ter curtido tanto assim a leitura. Se você fizer isso, pode acabar gostando bastante do livro haha

      bjs

      Excluir
  7. Olá, mesmo com todos os pontos negativos que você listou, ainda estou curiosa para ler essa obra, comprei na final da semana passada e ele chegou hoje, estou doida para ler.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Raquel :)

      leia mesmo, a sua experiência com a história pode ser bem diferente da minha. Quem sabe não entre na lista dos seus livros favoritos ?! haha

      Boa leitura. Bjs !

      Excluir
  8. Já tinha ouvido falar desse livro mas isso da menina aparecer nas fotos dela me deixou de fato curiosa...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Isabella :)

      quando li a sinopse, fiquei do mesmo jeito haha. curiosa

      bjs

      Excluir