Título: Simon VS. A Agenda Homo Sapiens
Autora: Becky Albertalli
Ano: 2016
Editora: Intrínseca
Tradução: Regiane Winarski
Número de páginas: 272
Skoob: Adicione
Comprado na: Amazon


Sinopse: Simon tem dezesseis anos e é gay, mas ninguém sabe. Sair ou não do armário é um drama que ele prefere deixar para depois. Tudo muda quando Martin, o bobão da escola, descobre uma troca de e-mails entre Simon e um garoto misterioso que se identifica como Blue e que a cada dia faz o coração de Simon bater mais forte. Martin começa a chantageá-lo, e, se Simon não ceder, seu segredo cairá na boca de todos. Pior: sua relação com Blue poderá chegar ao fim, antes mesmo de começar. Agora, o adolescente avesso a mudanças precisará encontrar uma forma de sair de sua zona de conforto e dar uma chance à felicidade ao lado do menino mais confuso e encantador que ele já conheceu.
Uma história que trata com naturalidade e bom humor de questões delicadas, explorando a difícil tarefa que é amadurecer e as mudanças e os dilemas pelos quais todos nós, adolescentes ou não, precisamos enfrentar para nos encontrarmos.






Oii, tudo bem?

Vamos falar de livro fofo? Vamoooss!!


Simon é um adolescente de dezesseis anos gay, que está no ensino médio e que tem uma vida normal, ele é alegre, amigo e muito simpático. Mas ninguém sabe que ele é gay, pois ele esconde isso de todos; de sua família, que consiste em seus pais e duas irmãs Alice e Nora; e seus amigos, Nick,Leah e Abby.

A vida de Simon sai do eixo quando um aluno da sua escola, Martin, ver seus e-mails  e começa a chantageá-lo, Martin faz print e pede para Simon o ajudar a conquistar Abby, sua amiga. 

Simon tem um amigo virtual chamado Blue onde conversam sobre tudo, inclusive, Blue também é gay. Eles têm uma amizade muito bonita, chega a ser muito fofo de tanto amor e divertido que são os e-mails trocado por eles. Mas Simon e Blue não se conhecem pessoalmente e nem sabe a identidade verdadeira um do outro, só sabem que estudam na mesma escola. E a relação deles podem ser abalada  se estes e-mails forem divulgados.

A história é basicamente isto, um adolescente que precisa se revelar para o mundo, mas ainda não decidiu o momento certo. E tem alguém querendo adiantar este processo. Mas a história se torna muito mais interessante e divertida por causa dos acontecimentos que vem com a pressão de Martin. Fora o ambiente escolar que é muito legal, gostei demais da escola de Simon. E os seus amigos também são muito bons, adorei a personalidade de cada um. Os dramas, as briguinhas por ciúmes, tudo que acontece nesta fase adolescente foram muito bem colocados pela autora, proporcionando uma leitura real e muito emocionante e divertido. Outro ponto positivo da trama é a diversidade deste livro, temos gays, nerd, a gótica, judeus, negro e todos misturados, formam grupos de amigos diversificados. Achei isto o máximo, representatividade.

“Mas estou cansado de sair do armário. Tudo que eu faço é sair do armário. Tento não mudar, mas estou sempre vivendo essas pequenas mudanças. Arrumo uma namorada. Tomo uma cerveja. E, todas às vezes, preciso me reapresentar para o universo.”

Os pais do Simon são uns amores, é uma família que gosta de estardalhaço, tudo fazem barulho, mas isso só torna tudo mais família, companheira. E por final, o romance, a coisa mais fofa, sério. Torci muito para dar tudo certo para Simon, pois ele e Blue mereciam. Conseguiram construir uma amizade linda, muito gostosa de acompanhar.

Simon VS A Agenda Homo Sapiens foi uma leitura muito prazerosa, é um juvenil leve, divertido e muito bonito. Com personagens carismáticos, você consegue gostar de todos, e entender cada um. Pela temática, que para alguns é tabu ainda, com certeza é um livro que indico para todos. Pois mostra que a orientação sexual de uma pessoa, não é assunto para discussão ou julgamento. Devemos respeitar o próximo e viver da melhor maneira possível.

“Branco não devia ser o padrão, assim como hétero não devia ser o padrão. Não devia existir nenhum padrão.”


Quero aproveitar e indicar um filme que vi recentemente na Netflix que tem tudo a ver com este livro, que é “Hoje Eu quero Voltar Sozinho” outra fofura de romance.

A edição está bonita, livro com orelhas e folhas amarelas. Fonte no tamanho agradável. Leitura rápida e divertida. Se preparem para se apaixonar por Simon e desejar ter alguém como ele por perto. Ainda mais no ensino médio. Haha.

















4 Comentários

  1. Interessante. Bem diferente dos gêneros que li. Ainda não li nada com esse foco e mostrando como realmente é e acontece. Pelas suas palavras achei fofo, vou reservar uma oportunidade para ele em minhas futuras leituras.

    www.primeiras-impressoes.com

    ResponderExcluir
  2. Oiii Ana, tudo bem?
    Realmente eu não sabia sobre o que se tratava o livro até ler sua resenha, então com isso fiquei meio assim, principalmente por ter um adolescente,a história parece ser realmente boa, mas vezes isso me irrita huahuahauhua dica anotada!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Olá, ótima resenha, só me deixou mais animada para ler o livro, pelo qual já me interesso desde que o vi entre os lançamentos da editora. A premissa e os personagens me parecem interessantes e me parece uma leitura gostosa de ser fazer.

    ResponderExcluir
  4. Olá, tenho lido diversas críticas positivas sobre essa obra e gostado bastante. Li um livro com a temática parecida no ano passado. Gostei muito.

    Abraços

    ResponderExcluir