Título: Enquanto  Bela Dormia
Autora: Elizabeth Blackwell
Ano: 2016
Editora: Arqueiro
Número de páginas:368
Skoob:Adicione



Sinopse:Nos salões de um castelo, uma confidente leal guardou por muitos anos os segredos de uma rainha linda e melancólica, uma princesa que só queria ser livre e uma mulher que sonhava com a coroa. Esta é sua história.
Quando a rainha Lenore não consegue engravidar, recorre aos supostos poderes mágicos da tia do rei, Millicent. Com sua ajuda, nasce Rosa, uma menina linda e saudável. No entanto, a alegria logo dá lugar às sombras: o rei expulsa de suas terras a tia arrogante, que então jura se vingar. Seu ódio se torna a maldição que ameaça a vida de Rosa. Assim, a menina cresce presa entre os muros do castelo, cercada dos cuidados dos pais e de Flora, a tia bondosa e dedicada do rei que encarna a fada boa do conto original. 
Mas quando todas as tentativas de proteger Rosa falham, é Elise, a dama de companhia e confidente da princesa, sua única chance de se manter viva. E é pelos olhos dessa narradora improvável que conhecemos todos os personagens, nos surpreendemos com o destino de cada um e descobrimos que, quando se guia pelo amor a magia mais poderosa do mundo , qualquer pessoa é capaz de criar o próprio final feliz.
Ambientada em meio ao luxo e às agruras de um reino medieval, esta releitura de A Bela Adormecida consegue ser fiel ao clássico ao mesmo tempo que constrói uma narrativa recheada de elementos contemporâneos. Nessa mescla, os dramas de seus personagens um casal infértil, uma jovem que não aceita viver em uma redoma e uma família despedaçada pela inveja tornam-se atemporais. 



Tenho certeza que todo mundo conhece a história de A Bela Adormecida. A princesa que, por conta de uma maldição, caiu em um sono profundo e foi acordada com um beijo de amor do príncipe. Mas será que conhecemos mesmo a história verdadeira? Enquanto Bela Dormia é a releitura desse conto de fadas, narrado por Elise, agora uma idosa, que fez parte dessa grande história.

Quando jovem, Elise perdeu boa parte da sua família para a varíola. Então, decidiu realizar o último desejo de sua mãe e partiu em busca de trabalho no castelo. Começando como uma simples criada que trabalhava nos bastidores, logo ela se viu cuidando da rainha Lenore e, alguns anos depois, de sua filha, Rosa.


Porém, nem tudo eram flores no castelo. Todos viviam com medo de que Millicent, tia do rei Ranolf - pai de Rosa -, cumprisse suas ameaças de tirar a vida da princesa. Elise vai fazer de tudo para que essas ameaças não se tornem reais.

O começo do livro é meio monótono. Após alguns capítulos, a leitura flui de um jeito que, quando me espantei, já estava quase no fim do livro. A narração de Elise te faz sentir como se você estivesse na sua frente, ouvindo-a contar sua história.

Falando na história, curti muito com Elizabeth montou todo o enredo. Aqui não temos bruxas ou rocas enfeitiçadas. Todos são seres humanos comuns, sem nenhum tipo de magia. Porém, temos toda aquela fantasia de castelos, reis, rainhas, princesas e cavaleiros.

Em alguns momentos, eu me peguei com raiva da princesa Rosa por ser tão mimada e cheia de vontade. Porém, como já diz na sinopse, Rosa só queria ser livre. Desde pequena, trancafiada no castelo por conta das ameaças contra sua vida, dá pra entender o porquê de algumas atitudes.

O personagem que mais me afeiçoei foi Elise. Apesar da coitada ter passado longe da fila da sorte antes de nascer, ela não se deixa abater com os murros que a vida lhe dá. Claro que, em alguns momentos, eu queria lhe dar uns tabefes por se preocupar mais com o decoro do protocolo real do que com sua vida.

O título Enquanto Bela Dormia não vai fazer muito sentido até você chegar nos capítulos finais. Falando em final, ele foi bem fechado, sem pontas soltas e de fazer suspirar, com um sorriso bobo no rosto.

Se você é um amante de contos de fadas e gosta de releituras, eu recomendo o livro por ser uma leitura muito fofa de um dos contos mais famosos do mundo.
  





19 Comentários

  1. Olá, adorei a sua resenha, estava bem curiosa com relação a esse livro, gosto das histórias das princesas e quero ler algumas releituras. :)

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Eu gosto bastante dos contos de fadasve de várias de suas releituras, ainda não tinha dado a devida atenção a esse e gostei de mais, sua resenha conseguiu passar bem o livro o que me deixou muito curiosa. Dica anotada.
    Beijos

    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oie!
    Eu li esse livro recentemente e foi uma das melhores leituras que fiz! A trama é perfeita, completa e crível, sem a parte mágica e fantástica. eu gostei muito dessa autora e da forma como conduziu a história.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  4. Oi
    Adoro releituras de contos de fadas e com certeza esse livro está em minha lista.
    Bom saber que é uma leitura cativante, com bons personagens e um enredo que vale a pena.
    Espero gostar assim como você.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  5. Eu!!! Eu adoro releituras e amo conto de fadas!!!!

    preciso ler, aliás, estou louca pra ler e tua resenha só me deixou mais curiosa,

    adorei a sua resenha!!!

    bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi LUiza! Amei sua análise da obra, foi a primeira que me deixou com vontade ler. Li comentários negativos, que me desanimaram.
    Vou conferir, e venho te contar o que achei.
    Beeijos
    http://lua-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oioi!
    Desde o lançamento de Enquanto Bela Dormia, que eu quero mto ler.
    Adoro um releitura e sendo de contos de fadas fico ainda mais animada para ler.
    A capa está divina e ao ler a premissa me vi mais interessada com a historia.
    Adorei poder conhecer mais sobre o livro aqui e com certeza vou ler.
    Otimo post.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  8. Olá

    Que capa linda!!
    Eu adoro contos de fadas, mas li algumas releituras que não me agradaram e confesso que fiquei com um pouco de receio.
    Essa parece ser interessante, se tiver a oportunidade talvez eu leia.
    Sua resenha ficou ótima!!

    bjs
    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Eu não sou muito fã de releituras, mas esse é um livro que tenho muita curiosidade em ler! Adoro a premissa e a capa é maravilhooosa! Adorei sua resenha :) Espero ter a oportunidade de ler logo...
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Gente, que capa linda!
    Interessante ser uma releitura. Amo contos de fadas.
    Este já vou colocar na minha lista.

    Beijinhos...
    http://estantedalullys.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oiii Luiza, tudo bem?
    Que livro é esse menina? Confesso que me senti completamente envolvida em relação da família ter sofrido da varíola, levando em consideração que essa é obra encantadora aos meus olhos, não encontrei nenhuma releitura tão bela <3 quero realmente ler.
    Beijão

    ResponderExcluir
  12. Oi, ultimamente estou vendo vários blogs resenhando esse livro e o elogiando muito o que só despertou a minha curiosidade e achei a capa linda e achei bem interessante a premissa, e por ser uma releitura dos contos de fadas (que eu amo) eu fiquei mais interessada ainda em ler. Adorei a resenha, trouxe os pontos relevantes do livro.
    bjus

    ResponderExcluir
  13. Ei, tudo bem?
    Esse é um livro que eu já comecei e estou doida para concluir. Vou tentar pegar com mais afinco o mais rápido possível, porque eu tenho certeza de que vou curtir.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  14. Olá!

    Eu não curto muito contos de fada, mas até que curti essa premissa. Só a capa, está bonita, mas a moça dorme de um jeito bem artificial. Enfim, não é uma leitura que eu faria agora.

    ResponderExcluir
  15. Adorei a sua resenha. Venho namorando esse livro desde o ano passado e sempre na dúvida entre comprar ou não, vamos dizer que a sua resenha seu un ponto a mais para o sim.
    abraço

    ResponderExcluir
  16. Olá!

    Estou doida pra ler esse livro! Amei a capa, namoro ele desde que saiu, rs. Só que são TANTOS livros na fila né...
    Amo contos de fadas e estas adaptações de histórias "reais" para o mundo dos contos de fada é tão legalll! Te indico ler Cinder, já leu?

    Beijinhos,

    Luiza​
    Every Little Book

    ResponderExcluir
  17. Li esse livro recentemente, mas ainda não o resenhei. Ele já estava na minha lista desde a primeira resenha que li, pois me encantei pela premissa. Gostei muito da leitura, e adorei a Elise também. Ótima resenha!

    Tatiana

    ResponderExcluir
  18. Oie
    parece ser uma leitura bem gostosa e se eu tivesse oportunidade leria sim, bem legal a dica e adorei essa capa, está uma graça

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Eu acho a ideia do enredo do livro muito boa, pena que você acho o começo monótono, estou louca para ler. O foco narrativo e falta de alguns elementos típicos do contexto, foi o que mais chamou minha atenção.

    ResponderExcluir