Título: Como eu era antes de você
Autora: Jojo Moyes
Ano: 2013
Editora: Intrínseca
Número de páginas: 320
Skoob: Adicione


Sinopse: Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Sua vidinha ainda inclui o trabalho como garçonete num café de sua pequena cidade - um emprego que não paga muito, mas ajuda com as despesas - e o namoro com Patrick, um triatleta que não parece muito interessado nela. Não que ela se importe.
Quando o café fecha as portas, Lou é obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor tem 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de ter sido atropelado por uma moto, o antes ativo e esportivo Will agora desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto. Sua vida parece sem sentido e dolorosa demais para ser levada adiante. Obstinado, ele planeja com cuidado uma forma de acabar com esse sofrimento. Só não esperava que Lou aparecesse e se empenhasse tanto para convencê-lo do contrário.Uma comovente história sobre amor e família, Como eu era antes de você mostra, acima de tudo, a coragem e o esforço necessários para retomar a vida quando tudo parece acabado.





Olá,
 hoje irei falar de um livro que demorei tanto para ler, e não entendo porque fiz isso, pois simplesmente adorei a leitura. E Jojo começou com o pé direito comigo, pois já quero ler outras obras suas. Como Eu Era Antes de Você terá adaptação cinematográfica com estreia prevista para junho (Ansiosaaa!).

“Ser atirada para dentro de uma vida totalmente diferente – ou, pelo menos, jogada com tanta força na vida de outra pessoa a ponto de parecer bater com a cara na janela dela – obriga a repensar sua ideia a respeito de quem você é. Ou sobre como os outros o veem.”

Na história iremos conhecer a Lou Clark uma jovem de 26 anos alegre e que está satisfeita com sua vida. Trabalha em um café e mora com os pais, sua irmã e seu sobrinho. Mas infelizmente o café que Lou trabalha fecha, e ela se vê sem emprego e expectativa, morando em uma cidade pequena sem muitas opções para crescer. Onde começa a ser cobrada pela família, pois a renda é curta e todo dinheiro é bem vindo. Nesta procura de emprego, Lou consegue uma vaga como cuidadora, irá auxiliar o Will, que é tetraplégico.



Este novo emprego será um grande desafio para Lou, pois além de não ter experiência na área, Will é muito difícil, pois é muito infeliz com sua nova condição, antes era super ativo, empresário de sucesso, tinha tudo sob controle, agora depende de alguém para tudo. Com isto ele é mal humorado e até rude. Mas com o tempo Lou consegue se aproximar e colocar um pouco de alegria na vida de Will, em meio a tantas dores e infelicidade.

Mas o interessante que é uma troca de experiências e conhecimento entre ambos. Do mesmo jeito que Will vai aprender com Lou, ela também irá aprender com Will. E juntos terão uma jornada de conhecimento e crescimento pessoal.

Gostei muito dos personagens Lou e Will. Lou é diferente e muito cativante, tem um jeito peculiar de se vestir, muito colorida e umas combinações que levam a risada de seu pai e crítica de algumas pessoas. Mas ela não está nem aí. Seu bom humor é muito contagiante. Dei muita risada em algumas situações e me emocionei muito em outras. Pois por trás de toda essa alegria, existe uma menina insegura e cheia de dúvidas e com fantasmas a serem enfrentados.

“Você pode achar que não mas, por incrível que pareça, Will Traynor, nem todas as garotas se vestem só para agradar os rapazes.”

Will é o personagem centrado, sério, infeliz (e com razão) não tem como não entende-lo. Consegui entender toda sua dor e angustia. A autora conseguiu passar lindamente através da visão da Lou o sofrimento de Will, e doeu como se ele tivesse nos contando.  Um personagem que mesmo em uma situação de pura fragilidade se mostrou muito forte e corajoso, e foi um anjo na vida de Lou, pois abriu seus olhos para seu potencial, de como ela é maravilhosa e merece muito mais, correr atrás de sonhos. Buscar por mais.


Ana, você chorou? Sim, e muito. Mas não pense que foi no final do livro. E sim em uma cena especial. Cena do labirinto em um dialogo entre Will e Lou. Quem leu sabe do que estou falando. Aquela cena me derrubou. Foi linda, e as palavras de Will foram perfeitas.  E naquele momento Lou representou milhares de mulheres que precisam ouvir aquilo. Maravilhoso.

“Ele sorriu, como se estivesse se divertindo comigo. Pode parecer um pouco triste, mas os sorrisos de Will eram tão raros que fiquei meio orgulhosa de provocar um.”


Então já dá para perceber que este livro vai além de um simples romance. Fala de muito mais, esperança, coragem, amizade, força de vontade, o poder de escolha. E que todos devemos tomar rédeas de nossas vidas. Podemos até ficar parado esperando as coisas acontecerem. Mas não poderemos reclamar se nada acontecer. Teremos outros personagens e acontecimentos interessantes, mas infelizmente não dá para falar de todos e tudo.  

Sobre a edição, adorei a capa. Linda, linda. Capa com orelhas, folhas amarelas e fonte no tamanho agradável. Romance super recomendado. Onde traz o mocinho como tetraplégico, mostrando todas suas dificuldades, não só em casa, mas também nos mostra a limitações que uma pessoa que usa cadeira de rodas passa ao transitar pelas ruas. Como a falta de respeito e sensibilidade.

 Jojo queria só agradecer por este romance tão bem escrito, e que conseguiu me cativar por trazer vários temas. Com drama e humor totalizou uma história bonita e inesquecível. Ao terminar a leitura não fiquei triste e sim com o coração aquecido e cheio de amor por Lou e Will e pela vida.

“Você só vive uma vez. É sua obrigação aproveitar a vida da melhor forma possível.”




Agora fiquem com algumas imagens do livro e o trailer maravilhoso do filme. Beijos e até mais. <3















21 Comentários

  1. Oi Ana, eu sou completamente apaixonada por esse livro, especialmente por causa da Jojo Moyes. O trailer do filme também é simplemnte maravilhoso. Ja reli e quero estra bem acompanhada para ver o filme

    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  2. Oiii Ana, tudo bem?
    Realmente não tenho muito interesse em ler essa obra, nunca consegui realmente me interessar a bastante tempo, então pularei a dica. Porém estou louca para assistir ao filme e sei que chorarei muito.
    Beijão, suas fotos ficaram incríveis.

    ResponderExcluir
  3. Hey Ana! Faz muito tempo que minha cunhada recomenda esse livro pra mim, e sabendo do contexto (por alto) nunca tive interesse até ver o trailer do filme. Eu adorei a personalidade da mocinha, mas ainda não tenho estrutura para conhecer essa história, e não sei se um dia terei.
    Resenha maravilhosa.
    Beeijos
    lua-literaria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi,
    Nossa só leio resenha positivas desse livro. Ele esta na minha lista de desejado a bastante tempo, mas acabou sempre deixando para depois. Curti bastante a resenha e espero não chorar tanto! hahaha
    Nossa só o trailer já é emocionante!!
    Bjs!
    Fadas Literárias

    ResponderExcluir
  5. Olá Ana!!!
    Não tem nem o que falar desse livro :3
    Apesar de ainda não ter lido, só pelas resenhas eu já estou apaixonada por Lou e Will e já é uma das minhas próximas leituras :)
    Se eu chorei no trailer no primeiro dia que saiu, imagine no filme :O
    Parabéns pela resenha está incrível!!!

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Ana, preciso urgentemente ler esse livro. Todos estão falando tão bem. <3
    Minha próxima leitura, sem dúvidas. Adorei a resenha, Bjos

    http://estantemineira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi, eu li esse livro tem um tempinho e amei o livro de paixão e estou ansiosa para ver o filme, e louca para ler a continuação Depois de Você. Amei a resenha, pois ela passou os pontos relevantes do livro e foi bem esclarecedor.
    bjus

    ResponderExcluir
  8. Agora eu estou preocupado... 4ª resenha desse livro essa semana o_o! Vou correndo comprar pra entrar na onda haha'
    Parece ser muito bom, vejo muita gente falando dele e fico só adiando! Vou procurar para ler logo!
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estava com o livro há séculos na estante. Foi só ver o trailer e bateu a necessidade de ler, pois simplesmente fiquei apaixonada. E só me arrependo de ter demorado a ler. :) Entre na onda LOGOOOO!

      Excluir
  9. Ana lindona acredita que ainda não consegui ler esse livro e pelo visto irei assistir o filme antes, não ficarei inteira se ler e assistir o filme juntos, é muita emoção para meu coração, engraçado como queremos mudar o impacto que o livro nos trás, de uma lado entendemos a decisão de Will mas ao mesmo tempo alimentamos a esperança. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  10. Quero muito ler o livro e ver o filme! Eu tinha certo preconceitinho, mas uma amiga mudou completamente a visão que eu tinha sobre a história. Eu não tinha a menor ideia!

    ResponderExcluir
  11. ah, esse livro..
    é minha leitura atual, já estou louca pelo fime..rrsrs
    bjs

    ResponderExcluir
  12. Eu troquei ele no sebo nas férias, mas ainda não quis lê-lo, porque todo mundo diz que se afoga em lágrimas no final e eu não tô com disposição para isso, no momento. Sei que é uma história bem bonita, de aprendizado pessoal, mas acho que vou esperar para lê-lo. Vi o trailer do filme, acabei não gostando da guria e isso me afastou bastante da animação de querer ler a história. Uma amiga próxima fica me incentivando a ler, mas eu só adio mesmo hahaha. Quem sabe até o dia da estreia do filme hahaha. Adorei a foto com as flores, ficou muito linda!

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha. Talvez você nem chore. Pois eu não chorei no final, e sim em uma cena que achei bem tocante. E também não fiquei triste com o livro.:)

      Excluir
  13. Nossa!!! que resenha linda!!!! e adorei as fotos também estão um amor!

    acredita que eu ainda não li esse livro?

    até teria vontade, mas são tantos spoilers que vou acabar só assistindo o filme, como fiz com ACEDE....

    bjs

    ResponderExcluir
  14. Olá!

    Eu me desmanchei lendo esse livro. Realmente a carga emocional é muito grande. E o final me arrasou.
    Concordo com vc, o livro é muito mais que uma história de amor, existem muitas outras mensagens para refletir.
    Com certeza um dos melhores livros que já li.

    bjs
    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oie Ana!
    Menina, somos parceiras mas é a primeira vez que eu venho aqui, que vergonhaaa! #Sorry!
    Já tô consertando o erro seguindo e prometendo que volto sempre, rs.

    Então, esse livro realmente vai além de um romance. Quando eu o li, inicialmente, fiquei extremamente apreensiva, pois eu não sou fã de romances. Fiquei imaginando mais um treco meloso e tals, e super me enganei. Lou é espirituosa e engraçada e, acredite, o mau humor de Will me deixou encantada tb, rs. Fui uma das únicas na época que defendeu a decisão tomada por ele, e esse foi, sem dúvida, o ponto alto do livro pra mim. Foi uma leitura agradabilíssima!

    Beijos!
    Fabi Carvalhais
    Pausa Para Pitacos | Participe do TOP COMENTARISTA | Promoção PQ SIM!

    ResponderExcluir
  16. Oieeeee,

    Eu acredito que todo livro tem que trazer algo de bom para minha vida, seja uma boa gargalhada, um momento de paz ou no melhor dos casos uma lição de vida. Como eu era antes de você me deu um lição de vida, me mostrou que eu tenho muito e que preciso aproveitar todos os pequenos momentos.

    esse livro <3 , e esse trailer.

    ResponderExcluir
  17. Oi,
    Pena que você demorou para ler esse livro, mas o importante que você leu e pronto rsrs
    Essa autora é perfeita e conseguiu escrever um romance maravilhoso. Essa história conquistou o mundo.
    Parabéns pela resenha
    beijos

    ResponderExcluir
  18. Oi. Eu li esse livro, não nego que a história é boa e a escrita da autora também, mas não consegui gostar. tem todos os elementos que curto numa história, mas eu não consegui. simplesmente não funcionou comigo.

    ResponderExcluir
  19. Primeiro de tudo, adorei suas fotos. Ficaram lindas!!!!
    Só vejo elogios desse livro e da Jojo, mas acredita que eu não me empolguei ainda para ler esse livro? Acredito que um pouco deve ser o fato de estar todo mundo falando dele, ainda mais com o filme chegando. E eu meio que fujo de leituras muito comentadas, pelo menos no fervor dos comentários....
    Mas, quem sabe mais para frente ele acabe entrando na lista de leituras...
    Beijinhos,
    Lica
    http://amoreselivros.com.br

    ResponderExcluir