Título :  Donnie Darko
Ano:  2001
Direção: Richard Kelly
Duração:  1h 44min
Gênero: Ficção Cientifica, drama, suspense
Elenco: Jake Gyllenhaal, Maggie Gyllenhaal, Drew Barrymore, Noah Wyle, Jena Malone... entre outros.
Nacionalidade: EUA
Assistido  : Netflix

Sinopse (Adoro Cinema):Donnie (Jake Gyllenhaal) é um jovem brilhante e excêntrico, que cursa o colegial mas despreza a grande maioria dos seus colegas de escola. Donnie tem visões, em especial de um coelho monstruoso o qual apenas ele consegue ver, que o encorajam a realizar brincadeiras destrutivas e humilhantes com quem o cerca. Até que um dia uma de suas visões o atrai para fora de casa e lhe diz que o mundo acabará dentro de um mês. Donnie inicialmente não acredita na profecia, mas momentos depois um avião cai bem no telhado de sua casa, quase matando-o. É quando ele começa a se perguntar qual o fundo de verdade da sua previsão.

Olá, Pessoal.

Hoje vamos literalmente dá jus ao nome do blog e falar de um filme Cult que explodiu minha cabeça em alguns momentos e em outros me fizeram suspirar de amor. Resolvi assisti a um filme que está na minha lista há uns dois anos, Donnie Darko de 2001. (Que filme maravilhosoooooo.) Fiquei me perguntando por que diabo não havia visto antes. Quanta burrice, por favor, pare de procrastinar e veja logo. Além de uma história muito interessante e inteligente, temos atores maravilhosos, como Jake e sua irmã Maggie Gyllenhaal. A linda Drew Barrymore, que também faz parte da produção do filme, e nossa rainha Jena Malone (Trabalho recente em a série de filmes Jogos Vorazes como Johanna). Sentiu o peso do elenco? Pois é.


“-Donnie Darko? Que nome estranho é esse? Parece nome de super herói ou coisa assim.
- E por que você acha que não sou?”

Na trama teremos o adolescente Donnie Darko, garoto problemático e confuso, que faz terapia e toma medicações e tem sonambulismos, saindo a noite e acordando em vários lugares. Ele vive com a família, seu pai, mãe e suas duas irmãs. Ele é o filho do meio. Tem uma relação conturbada com a família, e têm vários problemas na escola, principalmente por sempre questionar os professores e seus métodos de ensino. Para deixar a vida de Donnie mais confusa ainda, ele começa a ver um coelho enorme e sinistro, que lhe diz que o mundo vai acabar em uma determinada data, e começa a guiar Donnie a tomar certas atitudes que não são politicamente corretas. Donnie às vezes é agressivo, não fisicamente, a agressão dele é verbal. E nem a família escapa. Apesar de a família parecer não ter problemas com o jeito dele e percebe-se até uma aceitação por parte deles.




O filme além de abordar as questões de Donnie, pois ficamos em dúvida se o que ele está vivendo é real ou apenas alucinações. Temos também questões sociais, problemas familiares, bullying, problemas no ensino, Mídia, padrões, entre outros assuntos. É um filme que te fará pensar em cada cena ou diálogo. Várias cenas me fizeram refletir, como a parte da dualidade entre a professora que usa um método mais moderno para se aproximar dos alunos e fazerem pensar, contra o tradicional. Como o sistema não dá chance de os alunos pensarem, apenas querem que eles aceitem o que são impostos a eles, como se fossem apenas maquinas. E não um ser pensante, e que tem que ser ativo neste processo de aprendizagem, e aí entra o maravilhoso Donnie, que questiona. Por que tem que ser assim? Não existem apenas duas maneiras de ver as coisas, tem muito mais lados. Teremos também uma personagem que sofrerá bullyng de várias formas por não se encaixar no padrão da escola, pois é estrangeira e gordinha, (senão me engano ela é da China). Então vamos acompanhar o desconforto desta garota na escola. E assim já dá para você terem uma ideia de como o filme é genial. Pois além de toda a loucura que permeia o filme, teremos estes assuntos para refletirmos. Pois não se engane por estas partes simples que citei, tem muita coisa confusa no filme que deixara seus neurônios fritando. Mas não se preocupe, mesmo que você não entenda tudo, vai valer muito à pena cada cena, cada dialogo e a trilha sonora. É um filme que com certeza você deve ver mais de uma vez, por gostar muito da primeira vez, ou para entender alguns detalhes que ficará bem mais claro ao assistir pela segunda vez.



“- Voce é estranho.
 -Desculpe.
-Não, foi um elogio.”


Quanto ao final, me emocionei muito, foi muito marcante e muitas coisas começaram a fazer sentido, outras, só entendi quando vi pela segunda vez. Mas não se preocupe se interpretar o filme diferente da maioria, pois a genialidade e beleza do filme estão nas várias formas de enxergá-lo, e é muito gostoso ver a visão de cada um, o que as pessoas tiraram desta história que parece maluca com um coelho gigante de cara demoníaca, uma turbina misteriosa, um adolescente perturbado, e uma possível viagem no tempo. Precisa de mais motivos para ver este filme? Ok, vou citar mais três motivos. Trilha sonora maravilhosa, e se passa nos anos 80, e ainda tem uma teoria muito interessante sobre os smurfs/smurfette. (Há há) Pronto, corre lá para ver e volta aqui para conversarmos depois.

“-Por que você usa essa fantasia idiota de coelho?-Por que você usa está usando essa fantasia idiota de homem?”



Discussão com Spoiller para quem já assistiu ao filme: Algumas interpretações...

Bom, gente. Algumas coisas eu não conseguir compreender, mas criei algumas teorias. Vamos falar primeiro do Frank, minha cabeça deu um estalo quando o rosto do Frank foi revelado na hora que ele atropela a namorada do Donnie. Neste momento algumas coisas fizeram sentido pra mim. Tipo, o Frank poderia ser o consciente do Donnie todo aquele tempo, por ele ter assassinado ele.
Outra coisa, a vovó morte espiando a caixa de correio, pra mim, ela está à procura de uma resposta para seu livro, a carta que dirá que alguém viveu a experiência escrita por ela no seu livro A Filosofia da viagem no tempo. Que no caso, é escrita por Donnie. (E se Deus quiser ela vai receber, estava ficando aflita com aquela espera. Parecendo eu, esperando meus livros, haha)

Uma coisa que ficou martelando na minha mente foi sobre a turbina. Mas para não ficar sem resposta, imaginei que o resto do avião está em outra dimensão. Huahua. Ok. Que tem sentido, já que o avião parece está no futuro, naquela cena que está a mãe e irmã do Donnie. Entenderam? Não? Nem eu. Vamos em frente.

Quanto ao final, confesso que me emocionei muito, pois Donnie tinha medo de morrer sozinho, mas ele viu sua namorada morrer, se viu assassinando alguém. E tomou a grande decisão, viajar no tempo e salva-la. Tem uma cena na terapia que ele fala que foi salvo por Frank, e sim, foi verdade, pois o Frank o tira do quarto, e depois a turbina cai no seu quarto, então isto alterou a ordem das coisas. Pois era para ele ter morrido naquele momento. Então quando ele começa a seguir os conselhos do Frank inundando a escola, colocando fogo na casa do Jim, ele já está trabalhando no processo de preparar a sua viagem, de acordo com o que ele leu no livro da vovó morte (Roberta Sparrow).

No final, Frank com aquela cara demoníaca só ajudou. Sendo um fantasma do futuro, auxiliando Donnie. Só fiquei pensando se o safado do Jim não será descoberto pela pornografia infantil, já que quando Donnie altera o percurso, ele não terá mais colocado fogo na casa do Jim, assim os bombeiros não descobrirão toda a porcaria que tem escondido lá. Isso me deixou um pouco inconformada. E claro, o fato dele e a namorada não terem se conhecido. Aff, esse filme me deixou aflita igual em Efeito Borboleta. Sniff.

Fiquei triste com a morte de Donnie, mas parece que ela era necessária, quanto à cena de ver todos os outros personagens sentido ou lembrando algo, foi bem marcante. E a trilha sonora para dá o toque final. Achei o filme maravilhoso e com certeza entrou para lista dos meus favoritos. Donnie é daqueles personagens marcantes e que é difícil esquecer. Com certeza esqueci-me de citar algo, mas ficará assim mesmo, pois tinha tanta coisa para falar deste filme, mas agora não me vem nada. Então fico por aqui. E vocês, o que vocês entenderam? Sou eu viajei legal nesta história. Haha. 

Abraços e até mais. Agora fiquem com esta música maravilhosa do filme, que diz tanta coisa... e me toca profundamente, <3 







23 Comentários

  1. Vou fazer a mesma pergunta que você: porque diabos ainda não vi esse filme. Bom, eu claramente nunca tinha ouvido falar desse título, mas por meio dos elementos comentados em seu post, vejo que é uma trama que me atrai bastante. Ah, eu também adoro os atores que contracenam, assisti ao trailer e a curiosidade aguçou ainda mais. Obrigada pela dica. Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  2. Eu não conhecia esse filme =X. E gostei bastante da crítica, e juntou com esse trailer, acho que ficou mais perfeito ainda. Não li a parte que contém spoiler, porque enfim... E pelo jeito o filme trata assunto bem atuais e sério, que muita vezes são esquecidos ou tratados como algo irrelevantes.
    https://nerdbookblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  3. Muito louco, acabei de falar com meu namorado sobre esse filme (ele odeia eu amo). Fiquei sabendo que a DarkSide vai lançar o livro, quase enlouqueci e claro que quero muito. Não sabia que tava na Netflix, mas foi bom saber pra poder rever.

    ;D
    Profissão: Leitora

    ResponderExcluir
  4. Olá Ana, tudo bem?
    Eu curto de mais filmes Cult. Já assisti vários e não diferente o que você trouxe em sua matéria me chamou muito atenção e fiquei bem interessado em assisti-lo. Obviamente pulei a parte dos spoiler. Única coisa que me incomodou foi esse “coelho gigante”. Lógico que ainda não vi o filme tem a questão de o protagonista ter surtos psicóticos... Mesmo assim, acho que poderiam ter usado uma forma mais “séria” para representar a “loucura”.

    Beijos,
    Gabriel Albuquerque

    ResponderExcluir
  5. Oie
    que legal sua resenha e que bom que curtiu tanto, eu não tenho muita vontade de ver o filme mas quem sabe eu não de uma chance qualquer hora né

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Nossa. Que nostalgia boa foi essa agora.
    Nem lembrava mais tanto assim do filme.
    Acho que vou rever. Bateu vontade!! rsrs

    Beijos, Thay.
    www.leitoranamoda.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba!
      É daqueles filmes para rever de vez em quando mesmo. <3

      Excluir
  7. Ahhhhh, já falei que eu amo esse filme, todo lance das realidades paralelas, viagem no tempo, looping, etc e tal HAHAAHA
    Pra mim, uma das melhores representações de filmes que mesclam Terror e Sci-fi - ao lado de Alien -, além de trazer todo um lance filosófico e... aaaaaah, chega arrepia. Filme genial, atuações memoráveis, a trilha nem se fala. E toda essa atmosfera misteriosa, um tanto sombria por causa do Frank, amo muito tudo isso ♡
    Nem parei pra pensar no caso do Jim '-' bem lembrado...

    ResponderExcluir
  8. ahhh!!! gente esse filme é doido. Lembro de ter assistido era bem nova. hehehehehehe, e foi lançado um livro dele. Ele é um desses filmes Cults que as pessoas precisam assistir

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  9. Ainda não vi o filme por isso esse post está nos meus favoritos, pois, assim que o assistir volto aqui e vejo a discussão!! Parabéns pelo blog e pela resenha! Sério, desse fim de semana esse cara não me escapa!! *___*

    Leitora Compulsiva
    http://olhoscastanhostambemtemoseufascinio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia o filme, mas se tem Drew Barrymore é certeza de sucesso! Já anotei a dica.
    Não li a parte da discussão, pois realmente pretendo ver o filme, então não quero ver os spoliers, kkkkkkkkkkkkkk
    Parabéns pela resenha...é bom quando desperta o interesse do leitor!

    www.detudopouco.com.br

    ResponderExcluir
  11. Não li a discussão porque não vi o filme! Mas não sei se vou ver. Acho que filmes antigos não me chamam mais, não sei pq! haha.
    Adorei saber do que se trata.
    Beijão, Mari

    ResponderExcluir
  12. Eu não conhecia mas gostei bastante pelo que você falou. A trama parece intensa em certos momentos e parece ser emocionante sim. Gostei dessa indicação, quase não tenho assistido filmes mas gosto bastante e amei essa dica.

    ResponderExcluir
  13. Não...nem pensar...pulei o spoiler porque a tua resenha me deixou louca pelo filme!!!!

    caramba, que elenco, e que história!!!

    obrigada pela dica...adorei e vou atrás para assistir esse fim de semana!!!

    bjs

    ResponderExcluir
  14. Olá!

    Como eu gostei da premissa e ainda não o vi, pulei os spoilers. A resenha está tão bem escrita que, vou colocar esse filme na minha pequena lista. Há tempos que não vejo um bom filme e sua indicação veio na hora certa...

    ResponderExcluir
  15. Olá,
    Fiquei bastante curiosa para ler o livro que a Darkside vai lançar esse ano sobre o Donnie Darko. Não conhecia o filme mas fiquei ainda mais curiosa com o livro por causa da sua resenha sobre o filme. Vou procurar para assistir.
    Beijos,
    Delírios Literários da Snow

    ResponderExcluir
  16. Oi Ana, tudo bem?
    Eu ainda não assisti o filme, mesmo muita gente me dizendo que ele é maravilhoso. Quem saiba eu não leio quando publicarem o livro... Acho que assim fica mais interessante.
    Abraço,

    Vinicius
    omeninoeolivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou louca pelo livro. Mas talvez a experiência seja diferente para você, se ler antes, pois pelo que entendi, o livro explicará muitos detalhes, então seria legal você passar pelas dúvidas e questionamentos que o filme proporciona.


      Abraços...

      Excluir
  17. Olá, tenho vontade de ver esse filme, me parece bem legal, embora não seja do tipo que estou costumada a ver e me pareça um pouco confuso, mas espero conseguir entender e gostar tanto quanto você quando assistir.

    ResponderExcluir
  18. Como assim eu nunca ouvi falar nesse filme? Gostei muito da resenha e inevitavelmente fiquei com vontade de assistir. Achei bastante interessante os questionamenteos que parece levantar e a forma como envolve quem está assistindo.

    ResponderExcluir
  19. Oi, ainda não conhecia o filme, mas ele parece ser interessante, vou tentar assistir ele.

    http://mysecretworldbells.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oi Ana... depois que vi que a Darkside publicou um livro desse filme fiquei louca para assisti-lo, porque gostei da proposta... já estou a procura dele para assistir quase que imediatamente .... sua resenha ficou maravilhosa... gosto de todos os atores escalados... então nada mais de perder tempo... xero!

    ResponderExcluir
  21. oiee! Menina, não sabia da existência deste filme. Mas depois do que você falou aqui tenho certeza que preciso assisti-lo loguinho. Muito bacana mesmo!

    Valeu pela indicação!

    ResponderExcluir