Título: Onde Cantam Os Pássaros
Autora: Evie Wyld
Ano: 2015
Editora: Darkside Books
Número de páginas:256
Skoob:Adicione
Comprado na : Amazon
Site da autora: www.eviewyld.com


Sinopse: No premiado romance de Evie Wyld, a fazendeira Jake White leva uma vida simples numa ilha inglesa. Suas únicas companhias são rochedos, a chuva incessante, suas ovelhas e um cachorro, que atende pelo nome de Cão. Tendo escolhido a solidão por vontade própria, Jake precisa lidar com acontecimentos recentes que põem em dúvida o quanto ela realmente está sozinha – e o quanto estará segura. De tempos em tempos, uma de suas ovelhas aparece morta, o que pode ser muito bem obra das raposas que habitam a floresta próxima à sua fazenda. Ou de algo pior. Um menino perdido, um homem estranho, rumores sobre uma fera e fantasmas do seu próprio passado atormentam a vida de uma mulher que sonha com a redenção.
Aos poucos, vamos descobrindo mais sobre as suas habilidades em tosquiar e cuidar de ovelhas, aprendidas ainda quando jovem, em sua terra natal, na Austrália. E vamos aprendendo também o que aconteceu lá, que acabou por conduzir White à uma vida de reclusão e isolamento. E sobre as contradições e diferenças entre um passado (sempre narrado no tempo verbal presente) cheio de vida e calor, e o presente (narrado por sua vez no passado) repleto de lama, frio e um ritmo mais desacelerado, paira uma atmosfera absolutamente brutal.
Com uma prosa verdadeiramente excepcional, o estilo da autora reúne tanto clareza como substância e apresenta uma personagem inesquecível, enigmática, trágica, assombrada por um passado inescapável. Uma mulher forte, ainda que tão passível de falhas, erros e equívocos como todos nós. É uma história de solidão e sobrevivência, culpa, perda e o poder do perdão. Uma escrita visceral onde sentimos a presença de tudo, os odores, o vento, o tempo. Nada passa desapercebido.
Onde Cantam os Pássaros é o segundo romance de Evie Wyld – selecionada em 2013 pela revista Granta entre os melhores jovens escritores britânicos da década – e mantém uma pequena e simpática livraria independente no bairro de Peckham, em Londres. A Review Bookshop possui um pequeno jardim, é dog friendly, realiza o Peckham Literary Festival e, claro, vende os melhores livros de grandes e pequenas editoras. 
Sua prosa refinada com altas doses de terror psicológico está muito bem representada na edição que a DarkSide® Books entrega a seus leitores em 2015. Ela queria se isolar de tudo e todos, mas agora está cercada pela crueldade do silêncio e a mais pura manifestação da natureza. O ciclo da vida é muito mais assustador quando o fim ecoa dentro de nós. Prepare-se para descobrir uma grande autora, e um livro à sua altura.



Olá, tudo bem.

Hoje vou falar de um livro que me surpreendeu muito. Pois fui sem nenhuma expectativa para a leitura, pois estava vendo várias resenhas negativas ou confusas e não conseguia entender sobre o que se tratava. Mas isso acabou despertando minha curiosidade junto com a capa que é belíssima. Mas agora entendo porque é tão difícil falar deste livro, ele traz uma narrativa diferenciada, não-linear, e é difícil mesmo falar desta obra, pois ela é de uma dimensão que é complicado colocar em palavras, incrível. E que se o leitor não se entregar totalmente a obra, talvez possa perder alguns detalhes. Mas confesso que só sinto amor por esta história, pois gostei de cada pedacinho do livro.




Onde Cantam Os Pássaros traz uma narrativa cheia de fragmentos e complexa e isto me agradou logo. Outro ponto importante que com certeza irá influenciar a gostar do livro, é a protagonista te conquistar, pois a história é narrada em primeira pessoa. E ela conseguiu este efeito em mim. Jake me conquistou de cara.


Na trama iremos conhecer uma fazendeira chamada Jake Whyte, ela tem uma criação de ovelhas, e vive isolada e sozinha nesta fazenda. Percebemos logo bem no inicio que Jake é diferente, o seu comportamento é antissocial, fala com corvos e tem dificuldade de se comunicar com os moradores da região. Ela tem apenas um cachorro como companhia chamado Cão. Mas as coisas não estão indo muito bem para Jake, pois suas ovelhas estão sendo mortas, e ela não tem ideia de quem está fazendo isso. Se é alguém ou algum animal.

Jake é misteriosa, têm pesadelos e cicatrizes nas costas. E isto leva a outro mistério. Por que os pesadelos? Quem está matando suas ovelhas? Quem fez e o porquê das cicatrizes? Será que alguém do passado de Jake voltou? Durante a leitura surgem várias perguntas, quanto mais mergulhamos no passado da Jake, mais queremos saber.


 A história será intercalada entre presente e passado, então vamos acompanhar Jake hoje, mas também o que ela fez para chegar até aqui. Mas tem um detalhe muito interessante, este passado é narrado de forma regressiva, não-linear. Ela vai contando pedaços de sua vida, e nós vamos juntando o quebra cabeça até descobrir tudo. A trama é no estilo do filme “Irreversível” (filme polêmico que um dia falarei dele, chorei muito no final deste filme, mas ok). Que vai nos contar a história de uma jovem de trás para frente. Quando terminei a leitura, lembrei da estrutura deste filme. É como se estivesse vendo tudo na ordem contrária. Em Onde Cantam Os Pássaros a autora fez isto e ficou maravilhoso, pelo menos para mim, e a história não ficou chata ou cansativa, pelo contrario, todo o mistério sobre a vida de Jake só me deixava mais interessada, e o fato de ter que ir juntando e tentando entender cada capítulo só me atiçava. E quando fui finalizando a leitura comecei a senti um aperto no peito, pois ia conhecendo mais a Jake e já estava com saudade, pois o livro estava terminando. E o final? Sério, o que foi aquilo? Eu fiquei louca procurando mais páginas e nada. Sensacional.

 A genialidade da obra está em a autora jogar uma personagem estranha, que não parece se apegar muito as pessoas, pois vocês vão perceber pessoas entrando e saindo de sua vida naturalmente. E ela parece não está muito se importando em alguns momentos com isto, na verdade Jake só nos fala o que ela quer, ela começa te apresentando alguém, cansa e muda de assunto, para de falar naquela pessoa e você se pergunta, cadê fulano? Mas ela te joga outro assunto, até mais interessante.  A mente de Jake é um enigma. Percebe-se também alguém um pouco perturbada, e vamos saber depois porque dos pesadelos e das coisas que ela vê. Mas nem tudo terá respostas, algumas coisas nós vamos ter que solucionar sozinhos, e ficar na dúvida se é isso ou não.

É um romance forte com uma linguagem crua e sincera. Ele não é leve, têm situações que dá certo desconforto, tem cenas fortes tanto vividas por Jake, quanto pelas Ovelhas. O livro nos traz vários assuntos como, abusos, bullying, prostituição, tem palavrão, descrição de cenas de sexo, drama, mistério, violência. Confesso que fiquei tensa em algumas partes, com o coração na mão quando ia chegando perto de montar a história. Então para os leitores que o livro funcionar, se prepare para ótimas surpresas.

Outra característica da personagem que gostei, o fato dela ser uma mulher firme, capaz. É a única fazendeira de ovelhas na sua região, os outros são todos homens. E ela não se intimida de ter vários homens na sua profissão de tosquiar, tratar de ovelhas, e só ela de mulher. Pois ela é muito boa no que faz. Ela também é uma pessoa bem fria e distante, mas talvez seja pelo seu passado sombrio. Talvez as coisas que aconteceram foram tão fortes, que a transformou no que ela é hoje, assustada, solitária, sempre na defensiva e ao mesmo tempo um pouco inconsequente. Mas confesso que gostei muito da personagem, e mesmo ela tendo uma vida dura, por consequência de alguns atos, ainda sim, acho que ela conseguiu ir adiante, não se acomodou, mas arrastando um grande peso em seu corpo e sua mente e isto será sua perdição. Pois do mesmo jeito que a história é narrada sempre indo mais e mais para o passado, também é a vida de Jake, ela não vive o presente. E acredito que isto a levará a perda  da lucidez com o tempo, mas isto é meu ponto de vista, pois o livro nos leva a várias interpretações. E eu tenho minhas teorias aqui guardadinhas.

Quanta a edição nem preciso comentar que esta capa é linda, todos os detalhes são lindos. E o fato da capa parecer ser feito de retalhos, colagem, achei bem perspicaz, pois tem tudo a ver com o enredo. Mas infelizmente o livro tem seu lado negativo, possui vários erros de ortografia, acredito que possa ser erro de digitação, mas têm alguns. Mas tirando isto a obra foi perfeita para mim. E quero mais livros da autora.


“Nada disso significa alguma coisa se eu ignorar”



“É assim que a vida será, para sempre, e para sempre estarei aqui”


Vocês já leram? O que acharam?














21 Comentários

  1. Ola Ana
    Ganhei esse livro de Natal, mas ainda não pude ler. Por fora realmente ele é lindo demais. A sinopse também me agradou muito. E a sua resenha só me deixou ainda mais curiosa. Deve ser um pouquinho complexo no começo mas espero gostar tanto quanto você do livro.
    Beijos.

    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que presente bacana. haha. Leia, leia, leia. o/

      Beijos.

      Excluir
  2. Oi Ana.

    Sua resenha deixou uma curiosidade enorme pelo livro. Tenho muita vontade de ter ele por causa da capa que é maravilhosa e contém uma sinopse interessante. Realmente preciso ter esse livro.

    Bjos

    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa capa é linda. Fiquei louca por ela desde quando lançou. <3

      Excluir
  3. Oi,

    A capa do livro é super linda, na verdade, essa edição é maravilhosa. E que sinopse gigante hein? Parece que tá contando a história toda nela!
    Gosto de histórias que ficam entra passado e presente, mas tenho medo de me perder quando as leio. Apesar de aparentar se ruma história cheia de cor e alegria, percebi que vai bem além disso e até um tom meio sombrio. Sem dúvida esse me despertou uma curiosidade grade. Uma pena conter erros ortográficos, deve ter sido problema de digitação mesmo, o que na verdade, é uma falta de cuidado absurda da editora.

    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  4. Saudações literárias! Quando é livros da DarkSide é sinônimo de edição e tudo no geral em perfeita harmonia. Editora arrebenta no trabalho e deixa o livro ainda mais precioso. Amei sua resenha e gostei que você colocou fotos dos detalhes do livro, vai pra lista de desejados.

    ResponderExcluir
  5. Oi, já havia lido alguns resenhas do livro e fiquei meio perdida, mas a sua foi bem esclarecedora em relação ao que vamos encontrar nessa obra. Fico feliz que tenha gostado, mas confesso que não faz meu estilo.

    http://mysecretworldbells.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia o livro, mas fiquei com muita vontade de ler. Gosto dessas narrativas não lineares e fragmentadas, pois me sinto desafiada com esse tipo de leitura. E como se não bastasse, é uma história cheia de mistérios, já me ganhou. A capa é, realmente, muito bonita. Já coloquei o livro na minha lista!

    Tatiana

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem? Achei esse livro muito interessante. Contar a história de trás para frente deve ser bem complicado, juntar esse quebra-cabeça. O que eu mais gostei além da sua visão do livro, foi que apesar de ter muita resenha e informações negativas, você foi atrás da sua opinião e isso mudou. Gostei disso! rs
    E quanto ao livro eu não li e achei a capa maravilhosa também.

    Parabéns pela sua resenha. Linda!!
    Beijos

    http://casinhadaliteratura.blogspot.com.br/2016/02/10-perguntas-para-os-leitores.html

    ResponderExcluir

  8. Oi,
    Achei a capa lindíssima e fiquei bastante curiosa. O que me incomodou foi o detalhe de ter erros ortográficos e isso me deixou com um mega pé atrás.
    Bjs!
    Fadas Literárias

    ResponderExcluir
  9. Olá!

    Não o conhecia, mas gostei da premissa. A capa está linda. Não sei se conseguirei ler, mas a história parece bem intrigante. Leria só pela sua resenha.

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Um livro da dark com erros ortográficos?? Sério? Não achei que fosse possível hahaha
    Quase comprei esse livro no domingo, a edição é tão perfeita. Acho que é a primeira resenha que leio sobre, e já fiquei arrependida de não ter comprado.
    Beeijos
    lua-literaria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Compraaaaaa, please. E vamos conversar sobre aquele final. :)

      Excluir
  11. O que mais chama atenção minha para esse livro é a edição maravilhosa.
    Poderia ser um livro péssimo, mas cairia no golpe da capa. haha

    Beijos, Thay Rocha
    www.leitoranamoda.wordpress.com

    ResponderExcluir
  12. Que linda a capa do livro, muito fofa.

    Parece ser uma leitura bem complexa, mas o tema me interessou.
    Já gostei da protagonista de cara no sinopse, eu também sou de ne isolar.
    Eu nunca tinha ouvido falar desse livro, mas sua resenha me deixou curiosa.
    Parece ter um pouco suspense, que eu adoro.
    Vou comprar para ler embreve.

    ResponderExcluir
  13. Quero esse livro desde quando a linda da DarkSide lançou, a cada resenha que leio é mais vontade de ler.

    Frases, Trechos e Pensamentos

    ResponderExcluir
  14. Adoro os livros da darkSide, além de serem bons são lindos! Acho que esse é o mais bonito deles que vi até agora!
    Jake é uma personagem muto peculiar e interessante, adoro personagens assim, complexos.

    parado-na-estante.blogspot.com.br
    facebook.com/paradonaestante

    ResponderExcluir
  15. Oi.... este livro é muito lindo, comprei ele em dezembro, mas ainda não li.! A história nada tem a ver com essa capa linda e chamativa 'feita' pela Darkside! Confesso que não procurei muitas resenhas sobre o livro, mas a sua foi suficiente para eu colocar ele na lista de leituras de 2016!

    Parabéns pelo blog
    Bj
    Keyla - http://www.blogleituraterapia.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Com certeza essa narrativa nāo linear iria me incomodar, mas pelas suas palavras percebi como Jake é uma personagem complexa e interessante. Ela precisa conviver com a solidão superando seus medos. Além dessa mente cheia de enigmas que você citou. Fiquei curiosa para saber o que fez ela ser do jeito que é. Realmente existem traumas que paralisam a pessoa e ela simplesmente não consegue deixar no passado. Enfim amei saber suas impressões e fiquei curiosa. Beijos

    Leituras, vida e paixões!!

    ResponderExcluir