Título: O Alquimista
Autor: Paulo Coelho
Ano: 2015
Editora: Sextante
Número de páginas: 176
Skoob: Adicione


Sinopse:Quando você quer alguma coisa, todo o Universo conspira para que você realize seu desejo.De tempos em tempos, surge um livro capaz de mudar para sempre a vida de seus leitores. "O Alquimista" é um deles.
Com mais de 65 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo, o mais famoso título de Paulo Coelho já se estabeleceu como um clássico moderno, atemporal e universal, que segue fascinando públicos cada vez maiores, de diferentes gerações.
Simples, sábia e inspiradora, esta história refaz os passos de um pastor da Andaluzia que viaja para o deserto egípcio em busca de um tesouro enterrado nas Pirâmides.
O que começa como uma jornada para encontrar bens materiais torna-se uma descoberta das riquezas que escondemos dentro de nós mesmos.
As belas lições que Santiago aprende ao longo do caminho nos falam da sabedoria de ouvir o que diz o coração, de ler os sinais com que deparamos ao longo da vida e, acima de tudo, da importância de seguir os nossos sonhos.


O Alquimista é famoso no mundo todo, com mais de 65 milhões de cópias vendidas. E o autor também é muito respeitado e já ganhou vários prêmios. E eu aqui sem nunca ter lido nada dele, como pode isso. Mas mudei esta situação lendo O Alquimista, e que bela surpresa, gostei  muito da leitura.

Um livro leve de escrita simples que nos deixa com aquela sensação gostosa de aprendizagem, conhecimento, cheio de profundidade. Em vários momentos de reflexão lembrei a sensação que sentir ao ler O Pequeno Príncipe, (que é um livro que amo).

Em o Alquimista que é narrado em terceira pessoa, teremos o protagonista Santiago  que é um jovem pastor que vive viajando com suas ovelhas. Sua vida toma outro rumo quando ele tem dois sonhos repetidos onde ele fica próximo de encontrar um tesouro. Intrigado ele procura uma cigana que lhe diz que o tesouro está na pirâmide do Egito, mas que quando o encontrar tem que dá uma parte para ela.  No inicio ele não leva muito a sério. Mas ele encontra um rei que confirma e o incentiva ir em busca de seu sonho. Assim começa a jornada do jovem pastor em busca deste tesouro. Mas não será tão simples. Ele passará por momentos difíceis, onde perde um pouco da fé. Mas Santiago é uma pessoa muito otimista e forte. Mesmo nos momentos que parece que nada vai dá certo ele tenta seguir em frente.

“As Pessoas dizem coisas muito estranhas, pensou o rapaz. Às vezes é melhor estar com as ovelhas, que são caladas e apenas procuram alimento e água. Ou é melhor estar com os livros, que contam histórias incríveis sempre nas horas que a gente quer ouvir. Mas, quando a gente fala com pessoas, elas dizem certas coisas e ficamos sem saber como continuar a conversa. “ (pág.36)



O Alquimista nos passa várias lições maravilhosas, como devemos persistir e correr atrás dos nossos sonhos, objetivos. Não devemos desistir no primeiro obstáculo e nem no segundo, se é realmente o que queremos temos que lutar. Achei muito interessante a parte que ele fala que o amor verdadeiro não nos impede de ir a luta. O que mais acontece é de quando entramos em um relacionamento e as vezes os sonhos convergem e um dos lados desistirem do seu próprio sonho. E ele diz não, o amor verdadeiro não faz isso com o outro, e eu acredito nisso.
“Para ela todos os dias eram iguais, e quando todos os dias ficam iguais é porque as pessoas deixaram de perceber as coisas boas que aparecem em suas vidas sempre que o sol cruza o céu.” (pág.44)

Um livro que quase acabou com o meu post- it, pois é cada quote maravilhoso. Leitura rápida e simples, mas muito sensível. Fala de confiança, amizade, descoberta e autoconhecimento, e que nunca devemos desistir de nossos sonhos. 

Esta edição está linda, amei esta capa. Folhas amarelas, livro com orelhas, e fonte muito agradável. As edições da Editora Sextante sempre são de ótima qualidade e não decepcionam.

“Para ela todos os dias eram iguais, e quando todos os dias ficam iguais é porque as pessoas deixaram de perceber as coisas boas que aparecem em suas vidas sempre que o sol cruza o céu.” (pág.44)







6 Comentários

  1. Eu tenho aqui em casa e preciso lê-lo, ainda mais depois de sua resenha, e sabe de uma coisa, você é a segunda pessoa que vejo usando post-it para separar quotes dos livros, acho que vou copiar a ideia de vocês...rsrsrs

    Beijos

    http://devoreumlivrooufilme.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois leia. Foi uma leitura muito agradável. E eu adoro marcar o livro enquanto leio. Ainda mais se for um que me conquiste muito.

      Beijos

      Excluir
  2. Eu sou apaixonada por esses livros que passam mensagens de vida pra gente, confesso que ainda não li nada de Paulo Coelho acredita? Gostei da premissa do livro, essa edição é linda ♥

    ResponderExcluir
  3. Queria gostar de Paulo Coelho... admiro quem gosta. Mas a sua resenha foi tão singela e verdadeira que me senti na obrigação de dar uma nova oportunidade a Paulo Coelho. Amei a parte que devemos correr e persistir nos nossos sonhos. Vou levar adiante esse pensamento. Um grande beijo!
    http://www.lostgirlygirl.com

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Eu já vi várias resenhas sobre esse livro. Mas nunca me despertou a vontade de ler. Apesar da sua resenha está ótima, eu ainda não tive o desperta de vontade de ler. Uma pena. Que bom que teve uma boa leitura. E eu também amooo marcar os livros todos os meus dão marcados e alguns ej escolho a cor do pos it pela cor da capa do livro.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Tenho uma edição bem antiga desse livro. Bom ver que as pessoas estão se deliciando novamente com os livros antigos de Paulo Coelho.
    Esse livro é gostoso de ler e trás um aprendizado ótimo.

    ResponderExcluir