Olááá!

E vamos a uma tarefa muito difícil, escolher as melhores leituras do ano. Em 2015 eu li 110 livros, então imagine como é difícil escolher apenas 14 livros. Mas vamos lá. Coloquei 14 livros para não ficar uma lista muito longa. (Apesar que ficou um pouquinho). 2015 foi um ano que li de tudo, terror,suspense fantasia, distopias, romances, juvenis, infantis e etc. E cada livro teve sua participação especial, alguns gostei, outros nem tanto. Não fiz resenhas de todos no blog. Mas sempre comento sobre minhas leituras no instagram @analycya e Skoob. 

Então vamos aos escolhidos! \o/





1- A Revolução dos Bichos (Resenha Aqui)

 Que livro maravilhoso, simplesmente sensacional. 
Sinopse:Verdadeiro clássico moderno, concebido por um dos mais influentes escritores do século 20, "A Revolução dos Bichos" é uma fábula sobre o poder. Narra a insurreição dos animais de uma granja contra seus donos. Progressivamente, porém, a revolução degenera numa tirania ainda mais opressiva que a dos humanosEscrita em plena Segunda Guerra Mundial e publicada em 1945 depois de ter sido rejeitada por várias editoras, essa pequena narrativa causou desconforto ao satirizar ferozmente a ditadura stalinista numa época em que os soviéticos ainda eram aliados do Ocidente na luta contra o eixo nazifascista.
De fato, são claras as referências: o despótico Napoleão seria Stálin, o banido Bola-de-Neve seria Trotsky, e os eventos políticos - expurgos, instituição de um estado policial, deturpação tendenciosa da História - mimetizam os que estavam em curso na União Soviética.
Com o acirramento da Guerra Fria, as mesmas razões que causaram constrangimento na época de sua publicação levaram A Revolução Dos Bichos a ser amplamente usada pelo Ocidente nas décadas seguintes como arma ideológica contra o comunismo. O próprio Orwell, adepto do socialismo e inimigo de qualquer forma de manipulação política, sentiu-se incomodado com a utilização de sua fábula como panfleto.

2- Caixa de Pássaros ( Resenha Aqui)



 Romance de estreia de Josh Malerman, Caixa de pássaros é um thriller psicológico tenso e aterrorizante, que explora a essência do medo. Uma história que vai deixar o leitor completamente sem fôlego mesmo depois de terminar de ler. Basta uma olhadela para desencadear um impulso violento e incontrolável que acabará em suicídio. Ninguém é imune e ninguém sabe o que provoca essa reação nas pessoas. Cinco anos depois do surto ter começado, restaram poucos sobreviventes, entre eles Malorie e dois filhos pequenos. Ela sonha em fugir para um local onde a família possa ficar em segurança, mas a viagem que tem pela frente é assustadora: uma decisão errada e eles morrerão.






3- Por Lugares Incríveis (Resenha Aqui)



Dois jovens prestes a escolher a morte despertam um no outro a vontade de viver.
Violet Markey tinha uma vida perfeita, mas todos os seus planos deixam de fazer sentido quando ela e a irmã sofrem um acidente de carro e apenas Violet sobrevive. Sentindo-se culpada pelo que aconteceu, Violet se afasta de todos e tenta descobrir como seguir em frente. Theodore Finch é o esquisito da escola, perseguido pelos valentões e obrigado a lidar com longos períodos de depressão, o pai violento e a apatia do resto da família.Enquanto Violet conta os dias para o fim das aulas, quando poderá ir embora da cidadezinha onde mora, Finch pesquisa diferentes métodos de suicídio e imagina se conseguiria levar algum deles adiante. Em uma dessas tentativas, ele vai parar no alto da torre da escola e, para sua surpresa, encontra Violet, também prestes a pular. Um ajuda o outro a sair dali, e essa dupla improvável se une para fazer um trabalho de geografia: visitar os lugares incríveis do estado onde moram. Nessas andanças, Finch encontra em Violet alguém com quem finalmente pode ser ele mesmo, e a garota para de contar os dias e passa a vivê-los.


4- O que me faz pular (Resenha Aqui)
  Naoki Higashida sofre de autismo severo. Com grande dificuldade de se comunicar verbalmente, o jovem aprendeu a se expressar apontando as letras em uma cartela de papelão, e, aos treze anos, realizou um feito extraordinário: escreveu um livro. Delicado, poético e profundamente íntimo, O que me faz pular traz uma nova luz para entendermos a mente autista. O jovem explica o comportamento muitas vezes desconcertante das pessoas com autismo e compartilha conosco suas percepções de tempo, vida, beleza e natureza, apresentadas em um relato e um conto inesquecível.








5- Passarinha (Resenha Aqui)

 No mundo de Caitlin tudo é preto ou branco. As coisas são boas ou más. Qualquer coisa no meio do caminho é confuso. Essa é a máxima que o irmão mais velho de Caitlin sempre repetiu. Mas agora Devon está morto e o pai não está ajudando em nada. Caitlin quer acabar com isso, mas como uma menina de onze anos de idade, com síndrome de Asperger ela não sabe como. Quando ela lê a definição de encerramento ela percebe que é o que ela precisa. Em sua busca por ele, Caitlin descobre que nem tudo é preto ou branco, o mundo está cheio de cores, confuso e bonito.






6- Uma Curva No Tempo (Resenha Aqui)
                                                           

A noite do acidente mudou tudo... Agora, cinco anos depois, a vida de Rachel está desmoronando. Ela mora sozinha em Londres, num apartamento minúsculo, tem um emprego sem nenhuma perspectiva e vive culpada pela morte de seu melhor amigo. Ela daria tudo para voltar no tempo. Mas a vida não funciona assim... Ou funciona?
A noite do acidente foi uma grande sorte... Agora, cinco anos depois, a vida de Rachel é perfeita. Ela tem um noivo maravilhoso, pai e amigos adoráveis e a carreira com que sempre sonhou. Mas por que será que ela não consegue afastar as lembranças de uma vida muito diferente?






7- Para Todos Os Garotos Que Já Amei (Resenha Aqui)



Lara Jean guarda suas cartas de amor em uma caixa azul-petróleo que ganhou da mãe. Não são cartas que ela recebeu de alguém, mas que ela mesma escreveu. Uma para cada garoto que amou — cinco ao todo. São cartas sinceras, sem joguinhos nem fingimentos, repletas de coisas que Lara Jean não diria a ninguém, confissões de seus sentimentos mais profundos.Até que um dia essas cartas secretas são misteriosamente enviadas aos destinatários, e de uma hora para outra a vida amorosa de Lara Jean sai do papel e se transforma em algo que ela não pode mais controlar.








8- A 5ª Onda (Resenha Aqui)



Depois da primeira onda, só restou a escuridão. Depois da segunda onda, somente os que tiveram sorte sobreviveram. Depois da terceira onda, somente os que não tiveram sorte sobreviveram. Depois da quarta onda, só há uma regra: não confie em ninguém. Agora inicia-se A QUINTA ONDA. No alvorecer da quinta onda, em um trecho isolado da rodovia, Cassie foge deles. Os seres que parecem humanos, que andam pelo campo matando qualquer um. Que dispersaram os últimos sobreviventes da Terra. Cassie acredita que, estar sozinho é estar vivo, até que conhece Evan Walker. Sedutor e misterioso, Evan Walker pode ser a única esperança de Cassie para resgatar seu irmão — ou até a si mesma. Mas Cassie deve escolher entre a esperança e o desespero, entre a rebeldia e a entrega, entre a vida e a morte. Entre desistir ou contra atacar.



9- O Vilarejo (Não tem resenha ainda)


Em 1589, o padre e demonologista Peter Binsfeld fez a ligação de cada um dos pecados capitais a um demônio, supostamente responsável por invocar o mal nas pessoas. É a partir daí que Raphael Montes cria sete histórias situadas em um vilarejo isolado, apresentando a lenta degradação dos moradores do lugar, e pouco a pouco o próprio vilarejo vai sendo dizimado, maculado pela neve e pela fome.
As histórias podem ser lidas em qualquer ordem, sem prejuízo de sua compreensão, mas se relacionam de maneira complexa, de modo que ao término da leitura as narrativas convergem para uma única e surpreendente conclusão.










10- Trilogia Legend (Resenha Aqui)



Sim, eu adorei toda a trilogia. Li os três livros rapidinho. Gostei muito dos personagens e de toda a trama. Confiram mais na resenha link acima.














11- Amor Amargo (Resenha Aqui)





Último ano do colégio: a formatura da estudiosa Alex se aproxima, assim como a promessa feita com seus dois melhores amigos, Bethany e Zach, de viajarem até o Colorado, local para onde sua mãe estava indo quando morreu em um acidente. O Dia da Viagem se torna cada vez mais próximo, e tudo corre conforme o planejado.
Até Cole aparecer.
Encantador, divertido, sensível, um astro dos esportes. Alex parece não acreditar que o garoto está ali, querendo se aproximar dela. Quando os dois iniciam um relacionamento, tudo parece caminhar às mil maravilhas, até que ela começa a conhecê-lo de verdade…
Em um retrato realista de um relacionamento conturbado, a autora Jennifer Brown – do sucesso A Lista Negra – nos leva até o limite de nossos sentimentos.




12- Psicose (Resenha Aqui)




Livro que deu origem ao mais famoso filme de suspense de todos os tempos. Psicose conta a história de Marion Crane, que foge após roubar o dinheiro que foi confiado a ela depositar num banco. Ela então vai parar no Bates Motel, cujo proprietário é Norman Bates, um homem atormentado por sua mãe controladora. Belo suspense, de tirar o fôlego!











13- Sejamos Todos Feministas (Resenha em breve)



O que significa ser feminista no século XXI? Por que o feminismo é essencial para libertar homens e mulheres? Eis as questões que estão no cerne de Sejamos todos feministas, ensaio da premiada autora de Americanah e Meio sol amarelo."A questão de gênero é importante em qualquer canto do mundo. É importante que comecemos a planejar e sonhar um mundo diferente. Um mundo mais justo. Um mundo de homens mais felizes e mulheres mais felizes, mais autênticos consigo mesmos. E é assim que devemos começar: precisamos criar nossas filhas de uma maneira diferente. Também precisamos criar nossos filhos de uma maneira diferente."Chimamanda Ngozi Adichie ainda se lembra exatamente da primeira vez em que a chamaram de feminista. Foi durante uma discussão com seu amigo de infância Okoloma. Não era um elogio. Percebi pelo tom da voz dele; era como se dissesse: Você apoia o terrorismo!. Apesar do tom de desaprovação de Okoloma, Adichie abraçou o termo e em resposta àqueles que lhe diziam que feministas são infelizes porque nunca se casaram, que são anti-africanas, que odeiam homens e maquiagem começou a se intitular uma feminista feliz e africana que não odeia homens, e que gosta de usar batom e salto alto para si mesma, e não para os homens.Neste ensaio agudo, sagaz e revelador, Adichie parte de sua experiência pessoal de mulher e nigeriana para pensar o que ainda precisa ser feito de modo que as meninas não anulem mais sua personalidade para ser como esperam que sejam, e os meninos se sintam livres para crescer sem ter que se enquadrar nos estereótipos de masculinidade. Sejamos todos feministas é uma adaptação do discurso feito pela autora no TEDx Euston, que conta com mais de 1 milhão de visualizações e foi musicado por Beyoncé.


14- Horror em Amityville (Não tem resenha)




Em 13 de novembro de 1974 a polícia do condado de Sufolk recebeu uma chamada telefônica que a levou ao endereço 112 Ocean Avenue, Amityville, Long Island. Dentro da casa a polícia encontrou um crime brutal: o assassinato de uma família inteira enquanto dormia. Poucos dias depois, Ronald Defeo Jr. admitiu que usou um rifle para matar os pais e seus 4 irmãos, alegando ter ouvido vozes que vinham de dentro da casa e que o influenciaram a cometer os crimes. Um ano depois George e Kathy se mudam com os filhos para a antiga casa dos Defeo. Não demora muito para que estranhos eventos comecem a acontecer, afetando a vida da família e indicando que uma presença maligna está oculta na casa.







Então é isso, estas foram as leituras selecionadas. Não falei de cada uma delas, pois tem resenha no blog. E vocês, já leram algum desses, quais foram as melhores leituras de vocês em 2015?

beijos




11 Comentários

  1. Conheço a grande maioria desses livros, porém ainda não li nenhum desses... Sendo que vários deles já tenho aqui em casa, rsrsrsrs. Já fico mais animada para ler a trilogia Legend, Para Todos Os Garotos Que Já Amei e Caixa de Pássaros (são os que tenho...). Outros estou querendo muito ler: Amor Amargo, A 5ª Onda, Uma Curva No Tempo e Por Lugares Incríveis!
    Desses só li A Revolução dos Bichos (duas vezes) e é magnífico!
    Pretendo lançar minha lista de favoritos essa semana, só preciso arranjar tempo...
    Bjss

    www.umolhardeestrangeiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oiii, conheço a maioria dos livros que falaste, eu amei o livro psicose, tenho a mesma edição ahhahaha Mas, eu ainda não li o horror em amytiville e tenho bastante curiosidade para ler, adorei o post.
    Beijão
    segredosliterarios-oficial.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Adoro este tipo de posts porque acho que é sempre uma boa maneira de encontrar sugestões para novas e boas leituras :) Quero ler A Revolução dos Bichos, A Caixa de Pássaros (mas tenho medo hehehe), Por Lugares Incríveis, Para Todos os Garotos Que Já Amei e a trilogia Legend. Já li A 5ª Onda e amei, e tive a oportunidade de ver o filme na estreia cá em Portugal - está maravilhoso <3
    Beijinhos
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  4. Que pena que ainda não li todos os livros que você destacou. Espero ler todos esse ano. Já iniciei a leitura de Somos todos feministas, por sua causa. Psicose é muito legal só ainda não fiz resenha.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oiiie
    amei sua lista e quero muuuito ler Sejamos todos feministas, Psicose deve ser sensacional, eu adoro o filme. Para todos os garotos que amei também quero muuuuito ler, nossa, quanta leitura legal

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu adorei o livro e o filme de Psicose,e sou viciada na série Bates Motel Haha

      Excluir
  6. Oi Ana adorei conhecer seus escolhidos como os melhores de 2015 entre os 110 que vc leu.
    Diferente de você costumo resenhar tudo que leio por isso meu ritmo de leitura não é tão rápido, mas enfim vamos aos seus escolhidos: uma curva no tempo também entrou para minha lista de melhores, diferente de muita gente fui pega de surpresa no final e fiquei emocionado.
    Caixa de pássaros e A 5onda está na minha lista de desejos =)
    E os outros títulos escolhidos por vc já li muita opinião positiva, e agora fiquei mais curiosa com alguns.

    Fiz minha avaliação também, os 14 escolhidos das 65 leituras que fiz. Veja aqui:
    http://leiturasvidaepaixoes.blogspot.com.br/2015/12/melhores-leituras-de-2015.html

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Aline. Que bom ver você por aqui. Fiquei muito feliz. E sobre Uma curva no tempo, difícil não se emocionar. haha

      beijos

      Excluir
  7. Olá Ana tudo bem, amei esse post adoro saber as melhores leituras dos amigos e comparar com que fiz também, dos 14 eu li 3 Caixa de pássaros que adorei, O vilarejo que achei muito criativo e Uma curva no tempo que me deixou emocionada com o final.Os demais que quero ler O que me faz pular comprei a algum tempo mais ainda não li, Por lugares incríveis e Psicose. Bjkas

    ResponderExcluir