Título: Perdido Em Marte
Autor: Andy Weir
Ano: 2015
Editora: Arqueiro
Número de páginas: 336
Skoob: Adicione



Sinopse: Há seis dias, o astronauta Mark Watney se tornou a décima sétima pessoa a pisar em Marte. E, provavelmente, será a primeira a morrer no planeta vermelho.
Depois de uma forte tempestade de areia, a missão Ares 3 é abortada e a tripulação vai embora, certa de que Mark morreu em um terrível acidente.

Ao despertar, ele se vê completamente sozinho, ferido e sem ter como avisar às pessoas na Terra que está vivo. E, mesmo que conseguisse se comunicar, seus mantimentos terminariam anos antes da chegada de um possível resgate.
Ainda assim, Mark não está disposto a desistir. Munido de nada além de curiosidade e de suas habilidades de engenheiro e botânico – e um senso de humor inabalável –, ele embarca numa luta obstinada pela sobrevivência.
Para isso, será o primeiro homem a plantar batatas em Marte e, usando uma genial mistura de cálculos e fita adesiva, vai elaborar um plano para entrar em contato com a Nasa e, quem sabe, sair vivo de lá.
Com um forte embasamento científico real e moderno, Perdido em Marte é um suspense memorável e divertido, impulsionado por uma trama que não para de surpreender o leitor.





Olá, tudo bem.


Li este livro mês passado, mas como estava enrolada na faculdade não deu para vir falar dele antes. Enfim, vamos conversar sobre Perdido em Marte, um livro que deu o que falar e teve filme lançado este ano, que eu pretendo ver esta semana. Bom, tenho que iniciar dizendo que estava com minhas expectativas lá em cima, pois só se falava neste livro, como ele é maravilhoso. E eu estava bem ansiosa pela leitura. Mas como já sabemos expectativa e livros, nem sempre combina, e desta vez não foi diferente.


“Estou ferrado.Essa é minha opinião abalizada.Ferrado.” (pág. 9)

  

Vamos conhecer o Mark, um Botânico e Engenheiro mecânico que depois de alguns acontecimentos, acaba ficando sozinho em Marte. Pois sua tripulação acha que ele morreu e vai embora. E assim Mark agora vai tentar sobreviver sozinho. Mas tem um grave problema, sua comida está acabando, está ficando sem recursos. Então ele vai ter que vira-se nos 30, para conseguir se manter vivo o máximo que puder até alguém vir resgatá-lo. Mas para ele ser resgatado, ele precisa mostrar que está vivo. E assim tentar mandar um sinal para Terra. Então, vamos acompanhar Mark nesta jornada. Agora  é torcer para que ele consiga entrar em contato, se manter vivo e voltar para casa.

O livro se resume a isso. Um homem tentando sobreviver. Agora imagina você sozinho, e todos seus recursos acabando. Desesperador hein. É para enlouquecer qualquer um, mas Mark, não. Ele encara tudo isso com bom humor, e este é o ponto máximo do livro. Pois com toda a situação desafiadora e difícil, ele ainda encontra humor, e faz piada de quase todas as situações mais complexas, conduzindo a uma leitura leve. Mesmo com tantos termos técnicos. Que contribuiu um pouco com que a leitura não fosse tão agradável para mim. Não conseguir me envolver tanto na trama, mesmo o Mark sendo este personagem boa pinta, e super divertido, não foi o suficiente para que a história me conquistasse totalmente.



 Mas tenho que admitir que rir em vários momentos, pois ele faz umas piadas tão fora de hora, e ao mesmo tempo tão engraçada, que não tem como não rir, pois ele mesmo faz piada da desgraça dele. Pois ele está lá quase morrendo, mas encontra um jeito de mudar a situação e com humor. Então, é um ponto forte do livro, pois poderia se tornar um drama, mas o autor seguiu outro caminho e ficou bom.



A Edição está com uma diagramação ótima. Livro com orelhas, folhas amarelas, tamanho de letras agradáveis. Um ótimo livro para quem curte ficção cientifica no espaço, e com um ingrediente extra, um personagem muito inteligente, bem humorado sem tempo para chorar e sim procurar alternativas para resolver os problemas.




“É só ficar sentado aqui. O ar vai vazar e eu vou morrer.Será o fim. Chega de esperança, chega de enganar a mim mesmo e chega de resolver problemas. Cansei, porra!Suspiro... tudo bem, dei o meu piti e agora tenho que pensar em como me manter vivo. Mais uma vez.” (pág. 146) 















23 Comentários

  1. Eu não fazia ideia de que tinha livro... Achava que era só o filme mesmo kkkk
    Ótima história.
    bjs
    diariodeumapsicopedagoga.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Ei Ana Lucia!
    Eu tenho muita curiosidade pra pegar esse livro, acredito que ano que vem vai ser uma das minhas primeiras escolhas, afinal, sua opinião ajudou bastante hahaha
    bjsss
    http://umavidaliteraria1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi!!!
    Tomei conhecimento do livro por causa do filme e não me despertou interesse em ler; pois não sou fã de ficção científica. Sua resenha está cruta, objetiva e com ótimas fotos, que me deixou curiosa pela características do protagonista "inteligente, bem humorado sem tempo para chorar e sim procurar alternativas para resolver os problemas." ponto importante e que me chamam muita atenção. Talvez de uma chance,

    Beijos Carla Fernanda

    ResponderExcluir
  4. Oi,

    Eu ainda não assisti ao filme porque quero ler o livro primeiro. Achei a história muito interessante e gostei muito da sua resenha.

    Beijos
    Juci Pauda
    jusemfrescura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá, Ana.
    Já li várias resenhas desse livro, mas infelizmente até agora não consegui me interessar por ele. Sem falar desa capa do filme, odeio capas de filme hehe. Acho que nem o filme eu iria assistir porque não teve nada na história que me chamasse a atenção. Dai até pode ser que eu gostasse, já que não tenho nenhum expectativa em relação a ele hehe.

    ResponderExcluir
  6. Este foi um livro que não me interessei muito, mas quero ver o filme. Gostei quando você falou que ele faz piada da própria situação caótica em que ele se encontre e isso me animou um pouco. Fiquei curiosa quanto ao final. Acho que darei uma chance!
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi Ana, eu morro de vontade de ler esse livro desde que ele foi lançado. Sua resenha está ótima e despertou mais ainda a minha curiosidade, o livro parece ter uma trama envolvente e que não deixa o leitor largar até descobrir qual será o final. Ele já está na minha lista!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi Ana, tudo bem?
    Realmente expectativa e livros não combinam. Mas fico feliz em saber que o livro te divertiu e que o protagonista faz piada da própria desgraça. Não sei se vou ler o livro, mas com certeza quero ver o filme.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Ana,
    Quando lançaram esse livro fiquei doida para ler, tive sorte e o ganhei num sorteio no skoob. Ele chegou aqui, no entanto ainda não tive tempo de ler. Muitas pessoas elogiaram muito e esse é meu medo. Sempre que vou ler algo que todo mundo gostou, eu não gosto. E quando leio algo que quase ninguém apreciou, eu curto....mulher é complicada mesmo. Espero ler e gostar quando chegar a hora.

    Também pretendo ver o filme depois da leitura.Boas leituras e bons filmes.

    Beijos Elis
    http://amagiareal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Não é o meu tipo de livro preferido mas achei a sua resenha muito bacana, o livro me pareceu uma leitura super válida.
    Quero informar que você ganhou uma leitora nova para o blog, estou adorando seu cantinho <3
    Criei um blog, recentemente, para falar sobre cinema e artes no geral, se puder dar uma olhadinha significaria muito para mim: http://cineleva.blogspot.com.br/ :)

    ResponderExcluir
  11. Olá!!
    Não cheguei a ler o livro, mas assisti ao filme e foi um dos melhores filme que vi em 2015..
    Imagina o livro então, deve ser bom demais, o personagem principal é bem humorado e mesmo trabalhando praticamente sozinho durante a trama não deixa a história ficar chata!!
    Amei a resenha, e pretendo ler o livro em breve!!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  12. Oi,

    Ainda não assisti ao filme, porque to querendo ler o livro primeiro, principalmente após terem relançando com essa nova capa. Sobre a historia? Claro que ela me chamou atenção, quem não iria querer saber como é no planeta vermelho?

    http://perdidoemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Amei muito esse livro e me apaixonei pelo Mark, mesmo com suas piadas fora de hora, pois sua situação era tão absurda que não restava muita coisa além de usar seu infinito sarcasmo para divertir o leitor enquanto ele usava toda sua inteligencia para sair dali, e vivo! heheh :D
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. O que falar desse livro? É maravilhoso , o filme também segue o mesmo nível !

    ResponderExcluir
  15. Eu ainda não tive a oportunidade de fazer a leitura desse livro, mas espero poder fazer assim que puder, porque quero muito assistir o filme quando sair em DVD ou até mesmo no telecine. Me parece ser uma boa estória e eu já li várias resenhas positivas sobre ele. Espero gostar bastante, mas vamos aguardar né? rs

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/12/resumo-do-mes-novembro.html

    ResponderExcluir
  16. Oi Ana, tudo bem?

    Eu li esse livro quando estava prestes a estrear o filme, e o que dizer dele!? Ele é cheio de termos técnicos mesmo, e as vezes ficava perdida no meio de tantos, e isso atrasou um pouco minha leitura, mas não meu envolvimento com a história. Quando eu comecei a ler, pensei que fosse só apenas sob o ponto de vista dele, e isso teria sido bem chato, mas gostei dos pontos de vista do pessoal de fora e de como eles agiram para tentar salvá-lo.

    Em vários momentos eu tive mini ataques quando alguma coisa não dava certo, sério, esse livro testou meu coração várias vezes. Também gostei muito do humor do Mark, do tom mais sarcástico e acho que isso foi um ponto crucial para ele sobreviver, pois imagina se ele se desesperasse por se ver sozinho em uma situação como essa!? (o que com certeza é o que aconteceria comigo).

    Gostei bastante da sua resenha, e pena que não gostou tanto assim, mas cada pessoa tem um maneira diferente. Espero que goste do filme, que na minha opinião foi muito bom, algumas cenas não foram tão fiéis, mas achei muito bem produzido!

    Beijinhos,

    Rafaella Lima || Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    O livro é não tenho interesse em ler, mas o filme com certeza quero assistir. A história me parece ser bem interessante e um pouco complexa.
    Adorei a sua resenha.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi,
    Já vi outra resenha deste livro e fiquei bem curiosa, mas creio que apenas assistirei ao filme. Gostei muito das pontuações de sua resenha

    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Já tinha lido uma resenha a um tempo atrás desse livro e pelo que vi, você não foi a única que criou uma espectativa e no final não era aquilo que você queria.

    Achei a história legal, mas como estou com uma pilha de mais de 2m pra por em dia não conseguiria ler ele agora....

    Sua resenha ficou ótima e realmente deve ser desesperador saber que vai ficar sem comida e não saber como voltar para a Terra.

    bjuss

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Eu assisti o filme e amei, agora imagina o livro? Parece ser ótimo e eu nem sabia que tinha livro desse filme. Quero muito ler porque acho que a história deve ser mto melhor no livro. O personagem já é bem engraçado do filme e acho isso incrível porque mesmo ele estando numa situação tao tensa, ele consegu manter a calma e fazer piada.
    Beijos, Tabatha
    http://aproveiteolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Li outras resenhas sobre o livro e todos tem a mesma opinião que você no quesito bom humor do protagonista. Mesmo assim não tive vontade de ler o livro mas quero muito ver o filme.

    Beijinhos!
    www.citacaonumclick.com.br

    ResponderExcluir
  22. Hi baby! gostei muito da sua resenha. Infelizmente não li o livro e nem vi o filme ainda, mas quero muito! todos falam do bom humor do personagem de Matt, tanto que está concorrendo ao Globo de ouro! estou seguindo seu blog ;)

    tenho um blog sobre filmes, séries e livros! dá uma passadinha lá ;)
    http://speakcinema.blogspot.com.br/

    beijinhos e sucesso!

    ResponderExcluir
  23. Olá Ana! me pareceu um livro bem interessante. Gostei dessa parte que você diz que ele consegue fazer piadas das situações. Acho importante a gente levar a vida de uma maneira mais tranquila. Quero ler este livro! =)

    Um beijinho flor!

    ResponderExcluir