Título: Mentirosos
Autora: E. Lockhart
Ano: 2014
Editora: Seguinte
Números de Páginas: 272
Skoob: Adicione
Comprado: Saraiva Online


Sinopse: Mentirosos - Os Sinclair são uma família rica e renomada, que se recusa a admitir que está em decadência e se agarra a todo custo às tradições. Assim, todo ano o patriarca, suas três filhas e seus respectivos filhos passam as férias de verão em sua ilha particular. Cadence - neta primogênita e principal herdeira -, seus primos Johnny e Mirren e o amigo Gat são inseparáveis desde pequenos, e juntos formam um grupo chamado Mentirosos.
Durante o verão de seus quinze anos, as férias idílicas de Cadence são interrompidas quando a garota sofre um estranho acidente. Ela passa os próximos dois anos em um período conturbado, com amnésia, depressão, fortes dores de cabeça e muitos analgésicos. Toda a família a trata com extremo cuidado e se recusa a dar mais detalhes sobre o ocorrido… até que Cadence finalmente volta à ilha para juntar as lembranças do que realmente aconteceu.




Olá, leitores!

Hoje vou falar de um livro que me deixou muito impressionada, Mentirosos, de E. Lockhart.  Que conta a história de Cadence, uma menina de 17 anos, que é de uma família tradicional e respeitada do EUA chamada Sinclair. Os Sinclar são ricos, poderosos, brancos e belos. E nada podem lhe atingir. (Até lembrou certa família da série Revenge hein.)Os Sinclair são uma família perfeita diante da sociedade. Tipper e Harris são os avôs de Cadence, pais de sua mãe Penny, que tem mais duas irmãs, Carrie e Bess. Que também tem filhos.  Harris o avô, tem uma ilha particular, onde todo verão a família se reúne. E nessas reuniões, Cadence,  Johnny, Mirren e Gat, se tornaram grandes amigos. Johnny e Mirren são primos de Cadence, Gat, é apenas amigo e sobrinho do novo namorado da mãe de Johnny. No meio desta família de ricos e brancos, Gat é o único diferente, pobre e tem a cor da pele mais escura, tem origem indiana. Ele pensa diferente, tem os pés no chão, pois vive outra realidade e acaba sofrendo um pouco na mão do avô de Cadence, por seu modo de ver a vida e de ser.

“-Sabe o que sou para seu avô? O que sempre fui?
 -O quê?
-Heathcliff. De O Morro dos ventos uivantes. Você já leu?”


Mas a cada verão esta amizade entre os quatros ficam mais forte. E Cadence mais Gat se apaixonam. Estava tudo indo bem até o verão onde Cadence completa 15 anos, pois neste verão houve um acidente, e ela não se lembra do que aconteceu, só de alguns fatos. Assim, ela fica alguns anos afastada de todos. Só agora depois de dois anos ela está retornando a Ilha para rever os familiares e os Mentirosos, seus amigos. Quando Cadence retorna é recebida de braços abertos, mas ela sente que tem algo estranho e que aconteceu algo muito sério naquele verão, uma coisa horrível que ninguém quer lhe contar. E ela agora tenta juntar as peças e tentar descobrir o que houve naquele verão, que ela acabou se machucado, e hoje em dia, tem fortes dores de cabeça. E fazem o grupo de Mentirosos agirem tão estranhos.


“Bem- vindo à bela família Sinclair.Ninguém é criminoso.Ninguém é viciado.Ninguém é fracassado"






“Gat, Mirren, Johnny e eu. A família se refere a nós quatro como os Mentirosos, e é quase provável que mereçamos. Temos quase a mesma idade, e todos fazemos aniversário no outono.”


Mentirosos é narrado em primeira pessoa por Cadence o que nos deixa completamente confusos junto com ela. Cadence tem uma personalidade forte e dramática, tanto, que nos momentos que ela está descrevendo uma sensação, é completamente intensa e até exagerada. Achei muito interessante como a autora colocou esta parte da personalidade de Cadence. Outro fato muito legal no livro, é que no meio de todo o desenvolvimento da história ela coloca contos de fadas para comparar com a vida da família Sinclair. E a cada conto passa uma verdade. Outra questão que fica bem claro, é que a família Sinclair vivem de pura aparência, somente o que importa é a pose, o status, eles são perfeitos e pronto, nada os atinge. Eles não deixam que nenhum escândalo manche a imagem de família tradicional e poderosa. Tanto que ninguém se atreve a falar mal deles. Mesmo que a família esteja cheio de problemas, ninguém pode demonstrar, tem que engoli seus sentimentos.

Eu gostei muito de Mentirosos, é uma trama muito envolvente, e autora cria um mistério, um quebra cabeça, e você fica lutando para desvendar o que aconteceu neste verão de tão grave, para Cadence não conseguir lembrar, e o mais estranho, por que ninguém fala nada. E pensei várias coisas, quase acerto uma delas, mas o final é chocante mesmo assim, quando eu descobrir o que havia acontecido, fiquei sem chão. Fechei o livro, abrir de novo e reli, pois fiquei pasma. Não estava acreditando no que meus olhos estavam lendo. Adorei os personagens, O Mentirosos são jovens cativantes e ao mesmo tempo passam uma imagem meio fútil, mas com o tempo você os admira muito mais. Quanto aos adultos, são o mal da família.

 A autora foi sensacional, pois ela te dá várias pistas durante todo o livro. Mas o fato de Cadence está confusa e ser um pouco “perturbada”, acaba nos deixando completamente cegos também. Achei o livro muito inteligente, fiquei muito impressionada com a escrita, como foi conduzido, como tudo faz sentido depois, cada palavra lá do inicio, meio do livro, faz sentido depois que você termina. E as cenas que vão se formando na sua mente são bem fortes, e você vai lembrando de todas as conversas. E fica pensando, quem é o culpado para tudo que aconteceu nesta família. Pois o Harris, avô da Cadence é completamente manipulador e preconceituoso. E por causa da herança, ele tenta controlar as filhas, pois o que importa para a família é dinheiro e status. Uma família com uma estrutura bem feia e consumista. Que não ensina nenhum valor para as crianças, adolescentes desta família.

“Às vezes é difícil estar viva. Muitas vezes desejo estar morta, de verdade, só para fazer a dor parar.”

Eu não achei a capa bonita, mas tem tudo a ver com a historia. O livro tem orelhas, folhas amarelas, letras no tamanho confortável, capítulos curtos, proporcionando uma leitura rápida.

Simplesmente amei este livro, não estava dando nada por ele. Mas fui completamente atropelada por um final devastador que deixou meu coração estilhaçado. Meus olhos arderam, mas banquei uma Sinclair naquele momento e me controlei. O que a gente percebe com a leitura, que o dinheiro não é tudo e ele pode sim, trazer muita infelicidade em alguns casos. E que ao invés de olhar para a conta bancaria e cor da pele de outra pessoa, devemos olhar para o caráter e respeitar o próximo e ser mais humanos e sensatos nas atitudes. E como a arrogância, ganância e até mesmo loucura pode afetar várias vidas. Talvez se Os Sinclar fossem mais humanos, seriam com certeza mais felizes.

E se, pudéssemos de algum modo deixar de ser a bela família Sinclair e ser apenas uma família?”E se pudéssemos deixar de ter cores diferentes, passados diferentes, e apenas estarmos apaixonados?E se pudéssemos obrigar todo mundo a mudar?"

Só digo uma coisa, leia. Leia e me conta depois como foi a sensação deste final. Ou se você conseguiu descobrir antes de chegar ao final do livro, o que aconteceu com Candece e os Mentirosos no verão dos 15. 

Beijos...





10 Comentários

  1. Oi, tudo bem?
    Mentirosos foi um dos melhores livros que li em 2014 e aquele final... OMG! Não sei nem falar sobre ele sem acabar me emocionando. A autora criou personagens incríveis com seus defeitos e a forma de encarar a vida. Beijos
    SIL | Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também achei incrível e adorei a escrita da autora. Gostei muito deste livro.

      beijos

      Excluir
  2. Oi, tudo bem? :)
    Eu sou das poucas pessoas que não conseguiu gostar do livro :S Descobri um dos mistérios logo no início então perdeu muita da graça e além disso achei a Cadence burra (spoiler) afinal ela matou os primos por pura burrice, é óbvio que o andar de baixo deveria ser o último a ser queimado, e irritante.
    Beijo
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  3. Oláá
    Li o livro faz um tempo e o final me deixou extremamente chocada e fiquei minutos pensando se entendi certo, é muuuuito bom, com certeza quero reler em breve. Bela resenha e dica.

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Oie!
    Adorei a sua resenha, e ela só me reforçou que o livro vale a pena ser lido. Espero ter a oportuniddae d lê-lo em breve.

    Beijos,
    Dai | www.cheirodelivronacional.com.br

    ResponderExcluir
  6. Ana Licia menina eu sou doida para ler esse , estou com ele, e lendo sua resenha você é mais uma leitura que ficou maravilhada com a escrita da autora e a forma que ela conduziu toda a trama. Não vejo a hora de ler e me surpreender também. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Ana
    Tenho muita vontade de ler esse livro, sempre que leio uma resenha dele fico imaginado que deve ser uma leitura muito boa. Adorei sua resenha e fiquei ainda mais curiosa.

    Coração leito

    ResponderExcluir
  8. Olá Ana tudo bem, ganhei da paralela no bienal em sp a prova desse livro, mesmo minhas amigas falando que é um livro muito bom ainda não li, agora lendo a sua resenha me bateu um arrependimento, e quero saber como ele é. kkkk
    Bjkas
    Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
  9. Oie Ana!!!
    desde que esse livro foi lançado morro de vontade de lê-lo, mas infelizmente ainda não consegui... vamos vê se leio ainda esse ano kkk
    bjs

    ResponderExcluir