Título: Para Todos Os Garotos Que Já Amei #1
Autora:Jenny Han
Ano: 2015
Editora: Intrínseca
Páginas:320
Skoob:Adicione
Comprado na: Saraiva Online


Sinopse: Para Todos os Garotos que Já Amei - Lara Jean guarda suas cartas de amor em uma caixa azul-petróleo que ganhou da mãe. Não são cartas que ela recebeu de alguém, mas que ela mesma escreveu. Uma para cada garoto que amou — cinco ao todo. São cartas sinceras, sem joguinhos nem fingimentos, repletas de coisas que Lara Jean não diria a ninguém, confissões de seus sentimentos mais profundos.Até que um dia essas cartas secretas são misteriosamente enviadas aos destinatários, e de uma hora para outra a vida amorosa de Lara Jean sai do papel e se transforma em algo que ela não pode mais controlar.


Olá, leitores. Hoje vou falar de um livro super leve e fofo. Nunca imaginei que iria gostar tanto deste livro. Ele foi uma grande surpresa. Para Todos Os Garotos Que Já Amei foi lançado pela intrínseca. Eu conheci este livro na turnê Intrínseca que teve na minha cidade este ano.



Lara Jean é uma menina de dezesseis anos, que mora com o pai e mais duas irmãs. Margot de dezoito anos e Kitty de nove anos. A Mãe faleceu quando elas eram pequenas. Então é só eles quatro há muito tempo, juntos conseguiram se organizar e levar a vida adiante. A Margot é super organizada e ajuda a cuidar de todos. É muito interessante a maneira que elas são unidas e se ajudam, dividindo as tarefas. O Pai Danny é muito ocupado, é médico. Mas mesmo assim é um ótimo pai, super atencioso, carinhoso e amigo. Gostei muito dele.

 Lara Jean é calma, caseira, adora ler e fazer doces. Aliás, tanto Margot quanto Lara Jean cozinha muito bem.  Tudo estava no seu percurso normal. Mas chega o dia de Margot ir para faculdade na Escócia. E isso acaba abalando um pouco a todos. Pois estão tão acostumados a estarem juntos. E a ter tudo organizado por a irmã mais velha. A que está mais preocupada é Lara Jean, pois agora ela será a irmã mais velha da casa e vai ter que assumir todas as tarefas, como cuidar de kitty e do pai.  Margot namora o melhor amigo das irmãs. O Josh que é vizinho, amigo e queridinho da família, todos gostam muito dele. Mas antes de viajar, Margot termina com Josh. Deixando-o muito triste. Margot viaja e Josh se aproxima mais ainda de Lara Jean, que já gostou dele no passado, e isso era segredo. Ninguém sabia. Até que um dia uma carta escrita por Lara Jean chega a ele, e assim ele descobre esse sentimento. Lara Jean tem a mania de escrever cartas de amor para os meninos que ela já se apaixonou, e Josh era um desses amores.

“Cartas de amor. De todas as coisas que guardo, acho que posso afirmar que as cartas de amor são meus bens mais preciosos”


 Mas é uma carta de amor diferente, é uma carta de despedida. Para ela é uma forma de finalizar aquele sentimento. Ela escreve, coloca o endereço, mas não envia. Guardava. E em um dia, ela descobre que suas cartas sumiram e misteriosamente foram entreguem para seus destinatários. E Lara Jean se vê em um pesadelo. Pois alguns meninos que receberam a carta vêm falar com ela. E para piorar o ex da sua irmã, Josh, também recebe, e para mostrar que não tem nada a ver e que não tem mais importância o conteúdo da carta ela começa um namoro de mentira com o Peter, que também recebeu uma carta. Mas ele também está com problemas com a ex - namorada e quer fazer ciúmes. Então a partir daí começa uma sucessão de fatos na sua vida e de todos envolvidos. Lara Jean se vê enrolada em quase um "triangulo amoroso". Onde tem que descobri de quem realmente gosta e tomar coragem para assumir o que sente.
“Quando escrevo, não reprimo nada. Escrevo como se ele nunca fosse ler. Porque não vai mesmo. Cada pensamento secreto, cada observação cuidadosa, todos os sentimentos que guardei dentro de mim, coloco tudo na carta. Quando termino, fecho o envelope, escrevo o endereço e coloco dentro de uma caixa de chapéu azul-petróleo.” 

Eu amei este livro, pelo fato de me identificar muito. Voltei para minha adolescência completamente neste livro, foi uma viagem linda. Parece que a autora voltou no tempo e viu como eu vivia e me comportava, colocando tudo neste livro. A Lara Jean é caseira, e adora bolos  livros. E tem muito medo de relacionamento. Tanto que nunca namorou. Mas teve seu primeiro beijo roubado no passado. Em vários momentos lembrei de mim no passado. E isso foi muito legal. O tempo que eu tinha medo de dirigir, me perdia fácil, escrever cartas para minhas paixonites. E claro que eu também não entregava. Guardava tudo. Encontrei muita semelhança e achei isso incrível. Até nas amizades nada a ver que eu tinha. A Lara Jean tem uma amiga que é o oposto dela. Namoradeira, bebe e vive em farra. E dorme com quase todo mundo. É uma amizade bem estranha. Mas real. Eu sei. Porque já tive uma.

O livro tem um toque doce, suave, gostoso de ler, uma escrita leve e cativante. Vai muito além do romance, mostra uma estrutura familiar linda e amorosa. A ligação das irmãs é muito forte e bonita. A força da amizade, os conflitos que ocorre na família e com amigos. Fiquei encantada com este livro. Nem imaginava que seria tão bom. Envolvente, bonito, divertido e doce.



Os personagens são apaixonantes. Adorei todos. E sinceramente, é difícil escolher com quem ela deve ficar em certo momento. Pois os meninos são lindos a sua maneira. Mas com o tempo eu escolhi logo meu favorito. Eu nem preciso dizer que amei a Lara Jean. É aquela personagem doce e que sempre consegue fazer a coisa certa.

O livro está lindo, gostei da capa. Folhas amarelas, diagramação está ótima. E gostei do tamanho da letra. O livro é narrado em primeira pessoa pela Lara Jean. E isso só torna tudo mais emocionante e apaixonante. Uma história que me tocou profundamente, por encontrar um pedacinho de mim, que já existiu e se perdeu em algum momento da vida. <3 

“O amor é assustador; ele se transforma; ele murcha. Faz parte do risco. Não quero mais ter medo.”



Agora é aguardar a sequência de Lara Jean, que será "P.S: Ainda Amo Você." 













12 Comentários

  1. Oie, tudo bem? :)
    Sou daquelas pessoas que nunca se ganha interesse pelos livros quando eles são lançados. Então vem a febre e toda a gente escreve resenhas e eu fico sme vontade de lê-las, após passar essa febre, quando encontro uma resenha mais isolada eu acabo por ler e então aí descubro que quero ler o livro. Foi assim que aconteceu hoje, e agora eu preciso de "Para todos os Garotos que Já Amei" NA MINHA ESTANTE HEHEHEHE
    Beijinhos
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Tenho curiosidade sobre esse livro desde que soube do seu lançamento, e sua resenha só fez aumentar ainda mais essa curiosidade.
    É tão bom quando, de alguma forma, nos identificamos com uma história né?
    Espero que a leitura me agrade tanto quanto lhe agradou.
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  3. Eu li esse livro !!! Achei ele simplesmente maravilhoso e envolvente.
    Estou super curiosa para ler a continuação dele.
    Espero que não demorem para lançar, porque a história é muito boa.
    Adorei tudo que foi abordado no livro e achei interessante sabe?
    Adorei os personagens. São uns fofos. E os garotos, ai ai viu! hahahahaha

    Nossa, adorei a sua resenha. Parabéns

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/08/resenha-procura-se.html

    ResponderExcluir
  4. Oi, Ana!
    Acho essa capa tão fofa! Estou super curiosa para conhecê-lo, adoro livros com esse toque doce e as críticas são ótimas. Adorei sua resenha!

    Beijo.
    livrosdawis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi, achei bem interessante a sinopse do livro e com certeza vou inclui-lo na minha lista de livros para ler e adorei sua resenha, pois já deu para ter uma noção do livro
    bjus
    http://recantoliterarioeversos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Hey! Amei sua resenha e suas fotos! hehehe
    Já tinha lido algumas resenhas do livro, e tamba capa por aí...
    Confesso que a premissa do livro não me chama muito a atenção, mas se tivesse a oportunidade, leria com certeza.

    beijos!

    www.cheirodelivronacional.com.br

    ResponderExcluir
  7. OI!! Eu AMEEEI esse livro e fico muito feliz de saber que você gostou também!! É mesmo uma leitura gostosa, não é?? Na verdade, a continuação também muito legal (acabei não aguentando e li em inglês mesmo, kkk)...
    Ok, enfim, beijos, amei teu blog >...<
    P.S: Ah, e eu resenhei o segundo livro, se quiser ver >> http://naosepreocupecomisso.blogspot.com.br/2015/06/1-livro-em-ingles-ps-i-still-love-you.html

    ResponderExcluir
  8. Nunca tinha falado no livro nao conhecia!
    achei bem interessante a sinopse do livro!
    bjs
    http://www.brunasmiderlemantovani.com/

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Quando ouvir falar desse livro e vi que era da Intrínseca, achei que seria algo a la Intrínseca, que sempre é mais complexo do que parece, agora que vi que é só um livro leve e normal fiquei com vontade de ler. Quem sabe um dia que eu queira relaxar?
    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Oi, Ana Lícia, tudo bom?
    Também conheci esse livro na Turnê Intrínseca que teve aqui em São Paulo. Achei a história bem interessante de primeira, mas depois coloquei o romance em questão e desisti da leitura, mas a sua resenha resultou no contrário. Fiquei muito curioso para ler esse romance de Jenny Han. Se a oportunidade surgir, lerei para tirar minhas conclusões.

    Abraços,
    http://claqueteliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Ah, eu estou louca pra ler este livro! O fato de você ter amado me animou mais ainda. Ótima resenha! Beijossss

    ResponderExcluir
  12. Oii!
    Ano passado já tinha colocado esse livro em uma listinha de leitura, mas nunca tive tempo pra ler. Nessa sexta-feira eu resolvi ler ele e não sosseguei enquanto não terminei o livro. A história é bem fofa. Em vários momentos me identifiquei com as três irmãs, cada uma delas tinha alguma característica parecida comigo.
    Esse é totalmente o estilo de livro que eu gosto.
    Tô bem ansiosa pra lê o segundo livro. :)
    Parabéns pela resenha.

    Bjs.

    ResponderExcluir