Título: A 5ª Onda. #1
Autor: Rick Yancey
Ano: 2013
Editora: Fundamento
Páginas: 368
Skoob:Adicione
Comprado: Saraiva Online


Sinopse:A 5ª Onda - Depois da primeira onda, só restou a escuridão. Depois da segunda onda, somente os que tiveram sorte sobreviveram. Depois da terceira onda, somente os que não tiveram sorte sobreviveram. Depois da quarta onda, só há uma regra: não confie em ninguém. Agora inicia-se A QUINTA ONDA. No alvorecer da quinta onda, em um trecho isolado da rodovia, Cassie foge deles. Os seres que parecem humanos, que andam pelo campo matando qualquer um. Que dispersaram os últimos sobreviventes da Terra. Cassie acredita que, estar sozinho é estar vivo, até que conhece Evan Walker. Sedutor e misterioso, Evan Walker pode ser a única esperança de Cassie para resgatar seu irmão — ou até a si mesma. Mas Cassie deve escolher entre a esperança e o desespero, entre a rebeldia e a entrega, entre a vida e a morte. Entre desistir ou contra atacar.


Oi, como estão?

 Eu estou feliz da vida, pois li um livro sensacional. A 5ª Onda. Primeiro livro de uma trilogia de mesmo nome, o segundo já foi lançado e se chama O Mar Infinito, e já comprei o meu. E tem mais novidade, terá adaptação cinematográfica, estréia marcada para janeiro de 2016. Yeah!

  O que me chamou atenção neste livro foi à premissa dele, pois nunca havia lido nada do tipo, que envolvesse alienígenas, e tenho que confessar que fui surpreendida mais uma vez este mês. Pois adorei o livro. Deu até vontade de ler A Hospedeira, que está encalhado aqui na minha estante e aborda o tema Alienígena também. (Apesar de que acho que não tem muito a ver, mas ok.)


“É o mundo deles, agora, e nós somos os alienígenas.” (pág. 251)

Em A 5ª Onda, teremos a Cassie, de 16 anos que está passando por um período de extermínio na terra, uma invasão alienígena, onde estão eliminando os seres humanos, ela está sozinha neste momento, pelo menos ela acha.  Pois seu pai foi assassinado na sua frente e seu irmão levado por uns soldados, que diziam está o levando para um lugar melhor. Cassie vive em um planeta devastado por catástrofe, que são chamadas de Ondas. E já houve quatro ondas. A primeira teve um apagão, ficaram sem luz/energia, todos os eletrônicos, coisas a motor parou. Carros, telefones, ficaram sem nada. Aviões caíram. E nesta primeira Onda várias pessoas morreram, em torno de meio milhão. E na segunda Onda, tsunami, matando mais pessoas. E a terceira Onda foi um vírus que matou muito mais, deixando um número pequeno de sobreviventes. Eles estão matando por etapa, esvaziando a terra aos poucos. Na quarta onda, que é o momento que Cassie vive, tem os silenciadores, para você se manter vivo, não confie em ninguém. Agora Cassie aguarda A 5ª Onda. O que seria esta 5ª onda? è o que todos querem saber. Além de tentar sobreviver, e não ser morta pelos silenciadores, ela precisa achar seu irmão.


Neste livro os alienígenas não têm uma forma estranha, ou horrível como a gente imagina e ver em alguns filmes ou livros, aqui eles têm aparência humana, e por isso você não pode confiar em ninguém, porque qualquer pessoa pode ser “os outros”, assim que Cassie e seu pai o chamavam. E matar a sangue frio.


“Se o inimigo se parece com você, como lutar contra ele?” (pág. 106)


Achei o livro sensacional, muito bom mesmo, uma premissa diferente das que eu já estava acostumada a ler. Uma distopia para você sair da rotina, uma ficção cientifica de qualidade, com uma escrita maravilhosa. O inicio do livro é bem introdutório, temos a Cassie contando como foram as Ondas, como passaram por cada uma delas.  E você vê bem de perto toda a aflição e os momentos de tensão que eles passaram.

Cassie é uma adolescente forte e muito corajosa, gostei muito dela. Assim como gostei também do seu pai, e de outros personagens como Evan e Ben. Nós vamos conhecer mais destes personagens, em alguns momentos do livro é intercalada a narração entre eles. Só achei que Evan deveria ter mais voz, as partes dele foram sempre curtas, mas entendi o motivo depois. E acredito que no segundo livro, ele terá uma importante participação.
“Não, ele estava certo. E eu estava errada em não contar que a Cassie que ele conhecia não era a Cassie que eu costumava ser, a Cassie pré-chegada que não faria mal a uma mosca. Eu não estava preparada para admitir a verdade: não era só o mundo que tinha mudado com chegada dos Outros. Nós mudamos. Eu mudei.” (pág.28)


O Ben é o garoto popular da escola, e Cassie é louca por ele. E ela é invisível para ele. Mas com a invasão alienígenas eles perdem contato,tomam rumos diferentes. E Ben vai parar em outro lugar, um lugar que parece ser melhor  de onde Cassie está neste momento. E ele como a maioria, perdeu toda a família. E claro que em algum momento este lugar e Cassie terá alguma ligação, e você fica ansioso para isto acontecer. E outra coisa que é um tapa na cara, é  quando você descobre o que é A 5ª onda. Pois eu nem imaginava que poderia ser aquilo, sério, o autor conseguiu me tapear. Palmas para Rick Yancey, não foi previsível nesta questão, ao contrario, surpreendeu e muito.

E o romance, Ana? Só tem ação neste livro? Não. Tem romance sim, um leve romance, que até gostei bastante. Mas, neste romance, é o momento que Cassie baixa a guarda e fica meio fragilizada, mas no fundo, pra mim, ela estava fechando os olhos por um momento, pois cansa viver sozinha sem confiar em ninguém, tento acreditar que ela se permitiu por um momento, viver o momento. E não ter ficado burra por ter se apaixonado. Mas, Cassie é top, e sabe o que faz.

A história vai ter algumas reviravoltas muito legais, uma delas, para mim ficou um pouco forçada, essa foi a parte que me incomodou, uma cena que envolve Ben e outros soldados. Mas eu não vou contar claro. E outra parte que também achei um pouco cansativa foi a descrição em algumas partes próximo ao final do livro. Mas tirando isso, o livro foi sensacional para mim. Simplesmente amei a história, os personagens, o ambiente criado. Você é transportado para este planeta solitário, quase sem seres humanos. Onde você precisa provar o tempo todo que é humano.
“Ela ergue as mãos ensanguentadas e arranca o fuzil de mim. Sinto-me caindo em um tipo totalmente diferente de país das maravilhas, onde em cima é embaixo, verdadeiro é falso e o inimigo tem duas faces, a minha e a dele, a que evitou que eu me afogasse, que tomou meu coração e o transformou em um campo de batalha.” (pág. 250)





Outra coisa que chama muito atenção e faz a leitura ser grandiosa, é a crítica que o autor faz por trás de cada Onda, comparando as mortes provocadas pelas Ondas, com as mortes que já haviam sido provocado pelo próprio homem, como  a Segunda Guerra Mundial, bombas atiradas em cidades, entre outros fatos. E como nós mesmo podemos nos destruir e acabar com nosso lar, a terra.

O livro tem uma edição ótima, com orelha, folhas amarelas, tamanho da letra confortável, capítulos curtos. Para quem gosta de ficção cientifica, distopia. Está aí um ótimo livro. Com ação e momentos emocionantes. 


E nem preciso dizer que preciso ler o próximo urgente!








21 Comentários

  1. Esse livro vai ser o próximo que vou ler (pelo menos, até agora tenho essa certeza)
    Gostei muito da tua resenha e me deixou super curiosa pra saber que raios é essa 5ª onda.
    Beijos
    http://balaiodebabados.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só te digo uma coisa, estes alienígenas são muito espertos, e sabem como funciona a mente humana. Haha

      beijos

      Excluir
  2. Olaaa
    Sua resenha ficou ótimo e sempre vejo pessoas elogiando o livro, ótima dica.

    Beijos
    Reality of Books

    ResponderExcluir
  3. Oi. Não é um livro que compraria para mim, mas usaria em sala de aula, principalmente pelas críticas, como você diz, que o autor faz em relação as mortes, comparando com guerras e afins.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante, Lilian. Realmente daria uma ótima discussão. É um livro que aborda vários assuntos, um deles é a sobrevivência. E o que você é capaz de fazer para se manter vivo.E a crítica sobre as mortes é muito boa.

      beijos

      Excluir
  4. Oii

    Acho que acabei de ficar interessada nesse livro. Apesar de ainda não ter lido, algo do gênero.
    Mas parece bem interessante mesmo!!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, é muito interessante. Talvez você goste.

      beijos

      Excluir
  5. Olá, Ana!
    Esse livro deve ser ótimo! Me interesse muito!
    Pense, a Cassie passar por tudo isso sozinha e ainda esperar a 5ª Onda?
    O bom é saber que também rola um romance... heheh...
    Ah, e recomendo que você leia A Hospedeira, sim! É show!!

    Beijos!
    http://fabi-expressoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, A Hospedeira já está aqui na lista.

      beijos

      Excluir
  6. Oiii.
    Ainda não conhecia esse livro, e depois de ler a premissa e essa resenh fiquei curiosa, nunc li nada sobre alienígenas e tambem você avaliou bem positivamente esse livro que fiquei querendo conferir.
    Bjs♥♥♥
    http://leiturasdamary.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oiii.
    Ainda não conhecia esse livro, e depois de ler a premissa e essa resenh fiquei curiosa, nunc li nada sobre alienígenas e tambem você avaliou bem positivamente esse livro que fiquei querendo conferir.
    Bjs♥♥♥
    http://leiturasdamary.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Ana, desde o lançamento deste livro que estou com vontade de ler. Agora já estamos no segundo volume e não li nem este ainda :(
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  9. Poxa, Ana quero muito ler esse livro. E com o filme por aí logo mais, aí é que a gente fica ansiosa para saber o que é essa tal 5 onda. E gosto de distopia que tem a crítica social bem carregada. Faz a gente pensar, né.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Oie, tudo bom?
    Esse livro me surpreendeu muito porque eu não imaginava que um livro de alienígenas fosse me agradar. Apesar do final confuso, eu gostei muito da forma com que as coisas foram contadas. Me surpreendi com a crítica na trama e gostei do desfecho intenso. Mar Infinito chegou por aqui e estou ansiosa para ler.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obaaa!

      Que bom, que também curtiu. Corra para O Mar Infinito.

      beijos!

      Excluir
  11. Eu ainda quero ler esse livro e está até na minha lista de desse ano, mas ainda não tive tempo. Já li muitas resenhas que falam que ele é bom e isso me fez querer saber como é pela minha visão, além de que o filme será lançado dia 21 (meu aniversário). Adorei o blog e já está em meus favoritos.

    Meu blog: www.umcontainer.com

    ResponderExcluir

  12. Comecei a ler A Quinta onda ontem, achando que seria apenas mais um livro juvenil com uma protagonista aventureira e forte, mas o livro me surpreendeu muito! Quando dei por mim, já era madrugada e eu estava cada vez mais absorto na leitura! Espero terminar a leitura antes do filme ser lançado para conferir o quanto da história eles vão levar para a telona. Estou apaixonado pelo seu blog e vou coloca-lo nos meus favoritos também. Vou fazer uma resenha sobre o filme e o livro também! Meu blog: www.gnomodaestante.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caio, eu vou lá conferir as resenhas. Vou tentar ver o filme na estreia.

      Beijos

      Excluir
  13. Eu li a quinta onda, e realmente é um livro interessante, mas eu não sei se o problema é comigo kkk mas eu consegui prever o que ia acontecer, previ sobre um tal silenciador aí e sobre o que era a quinta onda, dai o livro acabou e eu fiquei tipo "ta, ok, cade a grande revelação?" eu gostei do livro do decorrer da historia, mas sinto que o autor coloca informação demais no livro sobre o final, e pra mim acabou se tornando óbvio, dai fiquei meio tipo " devo ter pulado alguma parte "kkkkk

    ResponderExcluir