Livro:A Mágica da Arrumação
Autora:Marie Kondo
Ano:2015
Editora: Sextante
Número de páginas:160



A Mágica Da Arrumação - A mágica da arrumação se tornou um fenômeno mundial por apresentar uma abordagem inovadora para acabar de vez com a bagunça. Aos 30 anos, a japonesa Marie Kondo virou celebridade internacional, uma espécie de guru quando o assunto é organização. Seu método é simples, porém transformador. Em vez de basear-se em critérios vagos, como “jogue fora tudo o que você não usa há um ano”, ele é fundamentado no sentimento da pessoa por cada objeto que possui. O ponto principal da técnica é o descarte. Para decidir o que manter e o que jogar fora, você deve segurar os itens um a um e perguntar a si mesmo: “Isso me traz alegria?” Você só deve continuar com algo se a resposta for “sim”. Pode soar estranho no começo, mas, acredite, é libertador. Você vai descobrir que grande parte da bagunça em sua casa é composta por coisas dispensáveis. Prático e eficiente, este método não vai transformar apenas sua casa – ele vai mudar você. Rodeado apenas do que ama, você se tornará mais feliz e motivado a criar o estilo de vida com que sempre sonhou.



Olá, leitores!


Hoje vamos falar do livro A Mágica da Arrumação, sucesso no Japão e no mundo, mais de 2 milhões de livros vendidos. A Japonesa Marie Kondo gosta de organizar as coisas desde os 5 anos de idade, e cresceu com esta necessidade de manter tudo arrumado. E assim, esse jeito de viver se tornou profissão, hoje em dia ela dá palestras e consultorias para as pessoas que querem mudança na casa, escritório e vida.
“ Com o passar do tempo, acumulamos muitas coisas e, por mais que tenhamos arrumado tudo direitinho, a casa ( ou cômodo, o escritório, o quarto) acaba voltando a ficar como antes.” (Pág. 35”)


O livro em dividido em cinco capítulos, onde ela começa dando algumas dicas do seu método, depois fala no segundo capítulo como começar, que é através do descarte. É interessante a maneira que a Marie conversa com o leitor, até parece que realmente ela está na sua casa te explicando passo a passo. No inicio é difícil a parte do descarte, pois somos muito apegados e é complicado desapegar de uma hora para outra. Mas ela te passa vários motivos, e porque é importante descartar para poder conseguir organizar.

“Assim, a melhor forma de escolher o que guardar e o que descartar é pensar se aquilo nos faz felizes.

“ Quando você deparar com algo de que  não consegue se desapegar, pense bem no real propósito  desse objeto em sua vida” (pág.56)


A Marie divide por categorias a forma de arrumação; Roupas, livros, papelada  e assim em diante, sendo que alguns como a categoria Roupa, tem subcategorias, onde ela ensina várias dicas desde como descartar, arrumar, dobrar, guardar... tudo.

Quando cheguei na parte dos livros na página 74, fiquei mais atenta ainda, isso super me interessa. Haha. Quando chega nessa parte ela fala umas coisas que me fez refleti, fala de como guardar livros, de livros não lidos (parte tensa). Pois cita que com a internet, compramos mais livros antes de ler os que compramos anteriormente, e assim vamos acumulando vários livros e muitos ficam algum tempo na estante e outros nunca são lidos, e agora, como descartar estes livros? Difícil né? A Kondo dirá a alternativa.


A Mágica da Arrumação é um livro curtinho, linguagem clara e rápida. Você lê super rápido, em algumas horas se quiser ou em um dia. O legal é você ler ele todo, rápido mesmo, e depois voltar reler algumas partes e colocar em prática as dicas. Como falei  acima é como se a Marie estivesse conversando com você de maneira tranquila e precisa. Mostrando-lhe como você pode mudar sua casa e sua vida, e que é possível sim, conseguir organizar tudo. Depois que eu terminei o livro, estou tentando colocar em prática, pois realmente a minha casa está uma bagunça, mas agora nas férias tentarei mudar isso. Começando pelas roupas,vou doar várias, depois passarei para os livros, que já até separei alguns para minha prima e outros para troca. Pois assim terei mais espaço. 


Gostei do livro, a Marie até torna alguns relatos muito divertidos. E ela é super carismática. Senti vontade de trazê-la para minha casa, para me ajudar. A capa está linda, páginas amarelas, letras no tamanho confortável.

Uma ótima dica para você ou para aquela sua amiga, que não aguenta mais a bagunça. Que por falta de tempo ou preguiça mesmo, não consegue achar mais nada. Este é o livro, Converse com a Marie Kondo, e veja o resultado.



Beijos...

“Descarte tudo o que não lhe dá alegria” (Pág.144)











3 Comentários

  1. Gostei muito do teu blog!
    Se puderes vista o meu e se gostares segue...se seguires deixa comentário :)
    Beijinhos

    http://beautifullsecrets.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ana!

      Obrigada, irei visitar sim.

      beijos.

      Excluir
  2. Oi, Ana!
    O livro não é muito meu estilo, mas gostei das dicas dá para colocar em prática e são muito úteis no dia-a-dia! :)

    Beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir