Livro: Mariposa
Autora: Patrícia Baikal
Ano: 2014
Editora: Kiron
Número de Páginas: 291





Sinopse: Mariposa - Um jogo de poder, política e corrupção se cruza com uma história de amor. Um jovem senador, Nicolas, se vê rodeado de grandes mistérios a partir do momento em que uma estranha mulher invade sua casa e lhe dá pistas para incriminar seu rival político.
Enquanto se envolve de uma forma apaixonante com esta mulher, de codinome Mariposa, Nicolas tenta desvendar os segredos de uma organização invisível aos olhos da sociedade, mas com grande poder de influência na política do país.





Oi, leitores!

Hoje vou falar de um livro muito interessante. Vou começar perguntando, você gosta de política? Muitos vão dizer que não, então, leia Mariposa. E sei que outros, vão dizer que sim, então, leia Mariposa. \o/

Mariposa vai nos contar a história do Senador Nicolas, um homem de 38 anos, solteiro, que mora sozinho em seu apartamento, e tem a visita semanalmente da mãe. Nicolas vive aos cuidados de sua funcionaria Rosalina, que cozinha e cuida das coisas de casa. Nicolas parece ter uma vida normal, na verdade era para ter uma vida tranquila, é senador, tem um bom salário. Mas não é bem assim, pois Nicolas faz política de um jeito diferente, na verdade faz do jeito correto, como deveria ser. Ele é honesto e realmente quer um bem maior, lutando contra a corrupção que emana no senado. Principalmente de um Senador sem escrúpulos chamado Brassel. Que comete vários crimes como lavagem de dinheiro, rouba os cofres públicos descaradamente e mesmo assim é sempre eleito. Neste ponto do livro, já podemos tirar uma bela crítica, como o povo tem uma memória curta. Sempre reelegendo candidatos com histórico duvidoso.


“Refleti como a rapidez é uma forte aliada da justiça. Sem ela, os crimes caem no esquecimento, a memória do povo se enfraquece e perde-se a devida punição” (pág.240)

“Disse que aquele era um momento de profunda importância na vida, porque eu teria que decidir se faria algo para a sociedade ou se esperaria sempre que fizessem algo por mim. Falou que somente a boa política poderia mudar os rumos das próximas gerações e que poucos eram os homens que tinham coragem de praticá-la.” (Pág.55)
O Brasil está no ano de 2020, onde não mudou muita coisa em relação à política. Mas, Nicolas tenta mudar este cenário. Tanto que denuncia o deputado corrupto Brassel, mas depois dessa ação, ele vive sofrendo bastantes ameaças, de todos os tipos. A vida do Senador começa a entrar em uma sucessão de acontecimentos nada agradáveis, mas terá grandes surpresas. Uma delas é Mariposa, uma mulher com máscara que surge na sua vida, de maneira nada convencional, ela invade sua casa, e lhe deixa várias dúvidas, se é confiável ou não. Nicolas vai ficar encantado e ao mesmo tempo confuso em relação à Mariposa, pois ela é misteriosa, aparece e some do nada. Em muitos momentos ela aparece quando Nicolas está mais precisando, mas não explica o porquê disso tudo.  Nicolas vai tentar descobrir o que está acontecendo, quem está por trás de tudo isso. Pois, Brassel, deixa claro que não vai deixar Nicolas em paz. Até ameaça de morte ele faz. Mas Nicolas não se amedronta e vai em frente, em busca da verdade e lutando por uma política justa. A jornada de Nicolas não será fácil, ele irá passar por muita coisa, mas sua coragem é admirável e seu caráter mais ainda. Em meio a tudo isso, as ameaças, e aos segredos que envolve esta sociedade,Nicolas ainda vai ter que lidar com seu coração, que bate mais forte cada vez que vê Mariposa. A mulher que pode mudar a direção de sua vida.


Mariposa foi uma surpresa adorável. Tudo começou pela capa, achei super impactante, diferente, intrigante. E durante a leitura, você confirma o que já imaginava, é uma obra de arte. 
“Políticos e arte deixaram de ser uma combinação perfeita para a sociedade, tornando-se fogo e água, elementos que não se apaziguariam jamais.” (pág. 67)

Patrícia criou um universo magnífico, criou um romance para falar de política de uma maneira simples, clara e inteligente. Eu simplesmente amei Mariposa. Fiquei encantada com a história, a crítica rica e bem construída sobre nossa política, nosso senado. Todos os males que uma má administração pode causar ao país, como a corrupção destrói tantos sonhos de melhoria, tanto dos políticos honestos, como da população.

Os personagens são reais e isso faz a gente ficar mais a vontade ainda, e entrar de cabeça na trama. Nicolas é o sonho de qualquer país. Honesto e com ideias maravilhosas. Mariposa é misteriosa e forte. Temos os pais do Nicolas, que são umas fofuras, rs, adorei o casal. E assim teremos vários personagens que eu gostei muito, que mostra como cada um fazendo seu papel na sociedade, podemos ter a esperança de um país melhor, como o delegado e a presidenta, que terão uma contribuição importantíssima. Mas, claro que teve o personagem odioso, que sem sombra de dúvida é Brassel, ele vai representar tudo de ruim que temos na política, e vamos ver como ele não tem limites para conseguir o que quer. Poder, poder e poder. Veremos o comportamento da mídia também diante dos fatos, como cada meio de comunicação transmitem o mesmo fato a população. Fica ao nosso critério, filtrar e investigar o que pode ser verdade ou não, eu sei, é difícil, mas não podemos acreditar em tudo que é divulgado por aí, temos que ter cuidado com a manipulação.

A história segue um ritmo de mistérios, intrigas e corrupção, com um desenrolar sensacional, sem deixar pontas soltas. Tudo se encaixa e faz sentido. Você não fica perdido em nenhum momento, ao contrário, tudo é esclarecido perfeitamente, algumas coisas no seu momento certo.

Adorei a edição, o livro está impecável, gostei da capa, tem orelha, folhas amarelas, letras no tamanho que gosto, super confortável.
Um livro inteligente, com romance, mistério e política. Onde eu aprendi várias palavras novas, além de ter uma ótima leitura, ainda enriqueci meu vocabulário. Este livro é recomendado para todos. Para quem gosta de política ou não. Pois, é uma ótima chance de se envolver um pouco mais, através de uma leitura fácil, gostosa e reflexiva. Precisamos de mais livros assim, que além de entreter, faça-nos pensar, refletir sobre as coisas que acontecem ao nosso redor, nos nossos direitos. Quanto mais informados, mais força nós teremos, mais argumentos  para reivindicar, cobrar dos nossos governantes.



“A corrupção somente sobrevive por meio de uma rede muito bem tecida de pessoas em lugares estratégicos.” (pág.183)

“Pois eu digo que prefiro ser um lobo que grita pela verdade, do que uma ovelha que se esconde atrás da cortina do silêncio!” (pág.141)

“Propor leis, mas não conseguir cumpri-las, é realmente frustante. (pág.118)




















22 Comentários

  1. "uma obra de arte" Caramba! O livro deve ser muito bom mesmo. É muito legal quando os personagens são realistas, isso deixa a gente mais envolvido. Confesso que não me interesso tanto assim por política, mas reconheço que todo cidadão deve ter uma boa visão política. Talvez esse seja um bom livro para mim. Adorei a resenha!
    Os quotes expostos são ótimos.

    www.ccarlosrodrigo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Carlos!

      Nesta frase quando cito "uma obra de arte", estava me referindo a capa, pois me lembra uma bela tela. E ao decorrer da leitura você confirma isso. Mas, realmente eu gostei muito do livro. Uma ótima pedida, para quem não curte muito falar de política, pois a linguagem é simples, e compreensível a qualquer leitor.

      P.S estou adorando sua interação, te vi no instagram, interagindo por lá, agora vê-lo aqui, me deixou muito feliz.

      beijos, volte sempre. <3

      Excluir
  2. Vou começar respondendo a sua pergunta: Não! Não gosto de política! kkkkkk Mas gostei e muito da premissa e dos seus relatos. Com toda a certeza, já entrou para a minha listinha de próximas leituras.
    Um grande beijo!
    Blog Cheiro de Livro Nacional

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Daiane!

      Então este livro é para você. Ele não é chato, pelo contrário. Eu sei que ao falarmos em política, vem a mente todos aqueles políticos mentirosos, ou aquela propaganda partidária. Mas, não é somente isso. E com Mariposa você pode ingressar em uma leitura diferente. Pense como um desafio. rs

      grande beijo. <3

      Excluir
  3. Nossa, não conhecia o livro, mas amei a capa
    e a sua resenha me encantou.
    Adoro leituras com uma temática tão rica, adoraria poder fazê-la.
    beijos
    Conversas de Alcova ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Kris!

      Fico feliz, que tenha gostado. Então venha conhecer o Senador Nicolas e Mariposa. E vamos conversar. rs

      grande beijo. <3

      Excluir
  4. Tenho visto várias resenhas desse livro, porém não me conquistou apesar de todo mundo estar super elogiando,.
    Parabéns pela resenha
    Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Fernanda!

      Obrigada por opinar, beijinhos. :)

      Excluir
  5. Olá!
    PERFEITO!
    Essa capa já me chamou atenção, a sinopse e sua resenha me ganharam.
    Eu gosto de ver opiniões sobre política, gosto de discutir e aprender cada vez mais sobre.
    Vejo nos comentários que muitas pessoas não se interessam pelo assunto, lamentável...
    Enfim!!
    Vou agorinha procurar esse livro, fiquei muito interessada!
    Um beijo :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii, que maravilha! Vamos ter muito o que conversar. rs :)

      Essa capa é impactante mesmo, e a gente sempre aprende um pouco mais com cada livro.

      Obrigada! *-*

      Excluir
  6. Ola
    Sua resenha esta otima e que bom que gostou tanto da leitura, o livro parece ser bem diferente, muito bom.

    Beijos.
    Reality of Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Catharina.

      Realmente, foi uma leitura diferente e muito prazerosa.

      Obrigada!

      beijinhos... :)

      Excluir
  7. Oi, tudo bem? Essa capa me ganhou desde a primeira vez em que a vi, linda demais! Não sabia sobre a história até agora e, mesmo sendo sobre política, gostei bastante! Fiquei com MUITA vontade de lê-lo! Gostei bastante da sua resenha (me levou a gostar ainda mais da história!).

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?
    Assim como você achei essa capa super impactante e só por ela compraria o livro, mas lendo a sua resenha deu para perceber que o livro é muito interessante, por isso fiquei mais animada ainda e embora não seja muito ligada a política, eu gosto.

    Beijos :*
    Larissa - srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Ola! Tudo bem?
    Esse livro parece bem interesante. Acho que posso gostar dele.
    Adorei a sua resenha.
    Eu leio voce depois. :)
    Boas leituras!
    http://abracalibro.blogspot.com.es

    ResponderExcluir
  10. Oi Ana, tudo bem?
    Essa capa é bem intrigante, mas a premissa do livro é incrível!
    Parabéns à autora por abordar um tema tão importante.
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem?
    Não conhecia o livro, e confesso que pela capa, não leria, rs. Mas gostei muito da sua resenha. Precisamos de mais obras assim, atuais e fortes. A corrupção é um problema crônico no Brasil, e gostei muito da ideia de um livro alguns anos no futuro, sobre isso
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Não conhecia o livro e se a resenha me deixou interessada, o quote 2 terminou de atiçar a vontade de ler.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  13. Ana, AMEI!!! Sua resenha está fantástica, e acho até que você poderia discorrer um pouco mais sobre o fato de "gostar ou não de política". Tenho a impressão de que as pessoas pensam que política s resume a PT, PMDB, PSDB. Hahahaha Elas não se dão conta de que um grande queridinho do momento, que é Jogos Vorazes, roda todinho em torno de política! Aliás, todas essas distopias falam sobre política. As pessoas sequer sabem o que significa a palavra e já saem tirando conclusões, não é?
    Sobre Mariposa, você conseguiu me deixar MUITO interessada! Quero o meu exemplar para já!
    Um abraço,
    www.literasutra.com

    ResponderExcluir
  14. Ola Ana lindona adorei a premissa do livro envolvendo política essa mulher misteriosa, pelo visto o enredo está muito bem elaborado. Somente a capa que não gostei . beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  15. Fiquei tão curiosa para saber o mistério da Mariposa aparecer e desaparecer. O um "Q" sobrenatural? Ou há uma explicação realista para isso acontecer?
    O livro parece ser muito bom mesmo. Sua resenha nos proporciona um panoramas muito bom da narrativa do livro. Espero poder lê-lo em breve. Eu tenho muito interesse em política, não a partidária, mas sim nas regras dos jogos do poder. Que sempre faz a gente, a população, ficar a mercê dos mandos e desmandos dos políticos.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Oii
    Então, não... eu nao gosto de politica kkk
    Mas gostei muito de tudo o que disse do livro e tudo mais, até acho que seria o tipo de livro que eu leria, mas não vou ler sabe porque? Por causa dessa mariposa gigante na capa kkkkkk
    Sim eu tenho panico desses bichos :/

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir