Livro: Enigma- Mundo Interdito
Autora: Rita Pinheiro
Ano:2014
Editora: Baraúna
Páginas: 298
Compre na: Editora ou Livraria Cultura
Adicione no skoob : AQUI
Sinopse:"Enigma Mundo Interdito", traz a história de Johnny, que após ser salvo de um acidente de avião, se vê num mundo diferente de tudo que ele conhece. Mas, para piorar sua situação, ele não consegue se lembrar de onde veio e nem mesmo seu nome. Na luta para recuperar a memória, descobre coisas e conhece seres que acreditava não existir. E para sobreviver naquele lugar, ele precisa se desenvolver também descobrindo que o impossível não existe desde que haja amor entre as pessoas e respeito à natureza. Por fim, encantado com o lugar e com sua salvadora, decide viver essa aventura, se tornando parte desse mundo."






Olá, hoje trago a resenha de um livro muito interessante. Enigma – Mundo Interdito, de uma escritora nacional, Rita Pinheiro.
Na trama iremos conhecer Johnny Silva, um rapaz na faixa dos 17/18 anos, e super fútil. Johnny só se interessa por baladas, roupas e tênis de marcas famosas, e em conquistar garotas e descartar.  Não está nem aí para mais nada. Não liga para a opinião dos pais, assim, não ouve nenhum de seus conselhos. Muito menos se preocupa com as questões que acontece com seu país.

“Não se apegava às pessoas, nem mesmo às garotas, que eram apaixonadas por ele, e não eram poucas.”

Johnny adora farra, mas não tem dinheiro para cobrir todos os seus luxos, e tinha também muita vontade de viajar pelo mundo. Então, surgiu a oportunidade de ir para Florida. Um amigo de um amigo ganhou uma passagem e não poderia ir. Assim, Johnny negociou e conseguiu a viagem. E viajou sem falar nada para ninguém. A viagem estava tranquila, Johnny já estava bem relaxado no avião, quando o piloto avisou que estavam sobrevoando a Ilha das Bermudas, também conhecida como Ilha do Diabo. Conhecida por vários acidentes misteriosos naquela região.

Com o avião de Johnny não foi diferente, acontece algo surpreendente o levando a viajar por outra dimensão. Mas ele é salvo por Hera, uma linda jovem, habitante daquele lugar. Agora Johnny tem que descobrir uma forma de fugir ou se adaptar a este mundo de Enigma, cheio de coisas que ele não imaginava existir.  Mas claro que não é só isso, estar parecendo tudo muito fácil, mas Johnny terá que passar por algumas coisas, para chegar a um objetivo maior.

“Eu posso garantir que você nunca esteve aqui, mas quando você se lembrar do seu mundo, não vai querer voltar  para ele.” (pág. 32)


“Só o amor pode fazer o ser humano se desenvolver a tal ponto” (pág. 36)





" — Meu povo gosta de dinheiro, carros, roupas, sapatos e outras coisas que até agora não vi aqui — retrucou ele com cara de deboche. 
— Sim, mas temos muitas montanhas de pedras que vocês consideram valiosas para fins diferentes dos nossos, mas aqui elas são preciosas para nos fortalecerem como pessoas. 
— Então o bem mais precioso de vocês é o ouro e outras preciosidades, não são muito diferentes de nós — concluiu ele. 
— Não, Narciso, nosso bem mais precioso é o amor, sem ele não saberíamos aproveitar o poder da natureza, nem poderíamos nos desenvolver como seres humanos, nossas vidas seriam vazias e sem sentido. O amor é a única coisa que não pode faltar aqui, é o nosso alimento diário, o ar que respiramos é a base de tudo.


O mundo que Rita criou é fantástico. Confesso que fui surpreendida, pois não imaginava que havia tanta coisa em Enigma. Aqui teremos fantasia, ciência e vários dados que já ouvimos por aí, e às vezes não damos muita importância. E Rita coloca tudo no seu romance. A ideia de colocar um jovem completamente imaturo e sem preocupações com o próximo ou com o meio que vive, foi ótima, por que assim veremos a evolução do personagem. Vendo os erros dele, podemos ver muitos equívocos  cometidos pelo homem em geral.

“- Não gosto da velhice e não quero ficar velho.
-Já pensou que você só tem duas opções? Envelhecer ou morrer ainda jovem? Eu prefiro envelhecer” (pág. 71)

Eu gostei dos personagens, não morri de amores por Johnny de inicio, mas ele vai mudando com o tempo e você começa a criar uma simpatia por ele, A Hera é bem centrada e calma e muito inteligente.  Tem outros personagens que eu gostei também, como a sereia e as bruxas.  Neste mundo de Enigma, vamos encontrar vários seres, e isso torna a história bem interessante. Além da jornada do jovem em busca de respostas, tem também a parte da conscientização de preservar a natureza, fala do poder do amor, do respeito ao próximo. Na sociedade de Enigma todos se respeitam, não existe preconceito. Uma ótima dica para nossa sociedade.

 Enigma tem uma leitura fácil, que flui rapidamente. É narrado em terceira pessoa, onde temos uma visão agradável da história e de alguns personagens. A diagramação do livro está ótima, páginas amarelas, letras no tamanho ideal. Capítulos curtos. E achei a capa maravilhosa, gosto muito desse azul, desse contraste entre o azul do mar e o azul do céu. Que durante a leitura você percebe que tem tudo a ver capa/enredo.

Vale muito a pena conhecer Enigma e aprender um pouco com Hera e seu povo, agora é aguardar os outros livros. Enigma é uma trilogia, o segundo livro é para o final deste ano e chama- se Enigma e o Salvador dos Mundos e o terceiro volume, está previsto para o final do ano de 2016, com o nome Enigma- A Extinção. Confesso que estou preocupada com esses títulos. Haha. Sinal que o negócio vai esquentar nos próximos livros.





“ Como eu, sozinho, posso ensinar bons modos para milhões de pessoas? E, além disso, você acha que alguém vai me ouvir? Eles vão me internar num hospício se eu chegar dizendo que estive em um mundo que eles não  enxergam...” (pág.97)



“ O problema não é o mundo, e sim o comportamento das pessoas que vivem nele” (pág. 214)






Curta a página do livro no facebook AQUI






17 Comentários

  1. Oi Ana, o livro não me ganhou.
    Gostei muito da tua resenha, bem elaborada e rica em detalhes.
    Mas não senti que a história era pra mim sabe?
    Beijos ^_^
    Conversas de Alcova ❤

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Li e resenhei esse livro também.
    Eu gostei dele, mas me decepcionei em muitos aspectos. Tenho certeza de que os próximos serão muito melhores, já que a autora vai pular a parte de apresentação dos personagens e Enigma.
    Enfim. Estou ansiosa.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  3. Os nomes ficaram com uma cara de spoiler :o
    A história não me interessou muito, então não sei se leria por agora.
    E os quotes: eles sim pareceram interessantes, tem alguma lógica?

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Poxa, que legal o enredo e a premissa do livro, já tinha ouvido falar mas não havia me interessado tanto quanto agora e muito legal saber que será uma trilogia, espero que tenha bastante sucesso e que eu tenha oportunidade de ler em breve e gostar.
    Ótima resenha.

    http://realityofbooks.blogspot.com.br/
    Beijos
    Catharina

    ResponderExcluir
  5. Olá tudo bem?
    Já tinha visto resenhas desse livro e fiquei super curiosa para lê-lo, essa coisa dele estar num avião e cair em outro mundo inimaginável por ele,creio que é algo muito bom. Adoro fantasia e esse livro promete. Ótima resenha, bjus!!!
    http://lendoaestante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Ana! Acabei de começar esse livro e ainda estou na parte que o Johnny é um pé no saco e dá vontade enche-lo de sopapos! hahahahaha
    Fiquei muito feliz em saber que há um crescimento no personagem e, como bióloga, mais feliz ainda ao saber dessa pegada ambiental! :D
    Foi um grande incentivo para eu continuar a leitura! ;)

    ResponderExcluir
  7. Eu li algumas coisas legais sobre esse livro, mas a verdade é que o enredo em si não me chamou muita atenção mesmo.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Ana, tudo bem?
    Tenho muita curiosidade sobre o livro e o mundo que a autora criou, sem contar que essa capa é lindíssima!
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  9. Ola Ana lindona
    Gostei da premissa do livro e dos personagens, fico feliz que o protagonista cresce na trama, porque aguentar personagens fútil não é mole . A capa está linda amo tons de azul. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  10. A capa é linda. A historia me chamou atenção só que não foi aquilo de "quero ler agora"
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  11. A capa é linda. A historia me chamou atenção só que não foi aquilo de "quero ler agora"
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Ana...
    Achei linda a capa e tudo mais do livro, a história é diferente, mas não sei se é um livro que eu compraria no momento. :/

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  13. Parece uma história bem interessante, um misto de clichê com conscientização da natureza. Com temáticas como o amor e o respeito, parece ser uma trama interessante, visto pela sinopse e pela capa.

    http://ocasulodasletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi, Ana!
    A autora entrou em contato comigo em janeiro ou fevereiro, creio eu. Firmamos uma parceria em março. Ela me enviou o arquivo em e-book, o que está atrasando a leitura porque estou com problemas de dores de cabeça recorrentes que não me permitem ficar lendo por muito tempo no tablet, que não é adequado para ler ebooks. Mas enfim, estou bem curiosa e ansiosa quanto à história. Espero gostar tanto quanto você.
    Com carinho,
    Celly.

    Me Livrando: Livre-se você também!

    ResponderExcluir
  15. AI MEU DEUS ESSE LIVRO ♥
    Tenho muito interesse em ler ele, já li algumas resenhas a respeito, mas infelizmente a minha lista de pendentes ainda não diminuiu (e a de desejados só cresce). Mas assim, a capa dele é linda demais e essa sua resenha me trouxe ótimas expectativas a respeito dele! Gostei também a respeito do cenário dele, que aparenta ser muito interessante!

    Beijos,
    http://umgrandevicioliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi.
    Ainda não conhecia esse livro, gostei bastante da estética dele mas a história não me chamou tanto a atenção, não acredito que seja um livro que vá me prender.

    BJOS!
    http://luadeneonblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Acho que nessa coisa de eu ser meio chata com o que é moda, comum fez com que eu me interessasse pela premissa do livro: é um alento saber que existe vida pensante além dos romances hots da vida. Tenho a Rita no face e estou louca pra lê-lo ( e essa capa é tudo nessa vida)
    Beijos e sucesso!
    http://derepenteblogueidsc.blogspot.com.br/2015/04/eu-estava-aqui-o-tempo-todo-so-voce-nao.html

    ResponderExcluir