Livro: Caixa de Pássaros
Autor: Josh Malerman
Ano: 2015
Páginas: 272
Editora: Intrínseca

Sinopse: Caixa de Pássaros - Romance de estreia de Josh Malerman, Caixa de pássaros é um thriller psicológico tenso e aterrorizante, que explora a essência do medo. Uma história que vai deixar o leitor completamente sem fôlego mesmo depois de terminar de ler. 

Basta uma olhadela para desencadear um impulso violento e incontrolável que acabará em suicídio. Ninguém é imune e ninguém sabe o que provoca essa reação nas pessoas. Cinco anos depois do surto ter começado, restaram poucos sobreviventes, entre eles Malorie e dois filhos pequenos. Ela sonha em fugir para um local onde a família possa ficar em segurança, mas a viagem que tem pela frente é assustadora: uma decisão errada e eles morrerão.





Hoje vou falar de um livro muito legal, Caixa de Pássaros. Eu gostei deste livro desde que fiquei sabendo de sua existência. E desde que foi lançado estava louca por ele. Até que comprei mês passado. E valeu muito a pena. Eu amo suspense, terror. Então estava bem empolgada. 
Caixa de Pássaros ( Bird Box) é o romance de estreia do cantor e compositor da banda de rock High Strung, Josh Malerman. E para mim, ele começou muito bem.


Imagine o mundo enlouquecendo, com pessoas tirando a própria vida de maneira assustadora na sua frente o tempo todo. Imaginou?

Pois é, o mundo da Malorie está completamente louco. Em um belo dia começou a surgir vários relatos de surtos por alguns países na internet e tevê, onde pessoas estavam se suicidando ou matando alguém que estivesse por perto. Os boatos chegam a Malorie e sua irmã, que vivem em uma casa alugada há duas semanas. Seus pais moram em outra cidade. No meio dessas noticias que começam ganhar cada dia mais força, Malorie descobre que está grávida. E os surtos estão cada vez mais perto, e surgem casos na cidade. As pessoas com medo, começam a tentar se proteger. Saindo menos de casa. E se saírem, cobre os olhos. Pois o que leva as pessoas à loucura, é algo que eles olham na rua. Ninguém sabe o que é. Pois os que olharam, morreram de forma brutal. Até o momento, Malorie ainda não acredita. Mas sua irmã já está levando o assunto muito a sério, tanto que resolveu cobrir as janelas. 

“É um blecaute, pensa Malorie. O mundo, o exterior, está sendo desligado. Ninguém tem respostas. Ninguém sabe  o que está acontecendo. As pessoas estão vendo alguma coisa que as leva a machucar os outros. A machucar a si mesmas.
As pessoas estão morrendo. Mas por quê? “(pág. 31)

“Saímos de lá porque algumas pessoas decidem esperar as notícias chegarem e outras correm atrás delas.” (Pág. 93)



Malorie só começa acreditar quando acontece algo terrível próxima a ela, levando a procurar um lugar seguro. Quatro anos se passam, ninguém vê mais ninguém nas ruas, não tem mais internet, Tevê, telefone, está tudo escasso em relação à água e comida. E Malorie tenta sobreviver a esse novo mundo, agora com duas crianças de 4 anos, em uma casa perto da floresta. Menina e Garoto, assim que ela os chama o tempo todo. Há quatro anos que nenhuns dos três olham para fora, sempre que saem, são vendados. Mas agora é hora de sair, procurar um lugar mais seguro... E talvez tenham que abrir os olhos.


“você está salvando a vida deles para que eles tenham uma vida que não vale a pena” (pág. 10)


“O Garoto e a Menina se aproximam e Malorie se ajoelha diante deles. Ela confere as vendas. Estão bem firmes. Naquele instante, olhando de um rostinho para o outro, compreende que, finalmente, a jornada dos três para fora dali começou” (pág. 13)


Gente, esse livro é sensacional (Pelo menos, para mim). Josh conseguiu colocar medo com vontade na história. Desde o primeiro capítulo você fica naquele clima de suspense o tempo todo, tem partes assustadoras, muito feias. Essa coisa que está lá fora, e que quando se vê, perdem a sanidade, é completamente imaginável. Pois provoca mortes horríveis. Você está aqui normal, super bem. E olha para rua, do nada você começa a enlouquecer, e tenta se matar de qualquer jeito, arrancando os olhos, cortando a garganta... Todas as formas possíveis que conseguir.  E para deixar a gente mais agoniada, Josh coloca Malorie grávida no meio desse caos. Momentos de aflição, o tempo todo, e não achando que estava o suficiente, ele coloca  crianças e cachorro, pronto, acabou comigo. Tive momentos de tortura, por temer pela segurança dos personagens, principalmente nas cenas que Malorie estava com Menina e Garoto. Duas fofuras, que não tiveram infância, nasceram no meio deste mundo que só prevalece o medo, e foram treinadas para ouvir e fechar os olhos. 

“Só que não posso abrir os olhos agora e tenho dois recém-nascidos no colo que ainda não viram o mundo, e o cômodo cheira a xixi,sangue e morte.” (Pág. 250)




Teremos momentos emocionantes com estes três personagens, confesso que sentir uma simpatia enorme por Malorie e seus filhos. Ela é uma mulher extremamente corajosa, que do seu jeito, tenta proteger seus filhos. Em dois momentos, fiquei super tocada. Agora você vê, que livro! :D
 Além de você sentir medo, você também se emociona, pois Josh mexe mesmo com seus sentimentos. Ele aperta lá fundo, no seu medo, do que você tem medo? Do escuro? Pois ele coloca o personagem no escuro, e você está lá durante a leitura, encarando tudo com eles.

“Então... Malorie ouve vozes abafadas dentro de casa.
Ai, meu Deus! Tem alguém aqui! Tem alguém em casa!” (Pág. 41)



Gostei de outros personagens, que não citei aqui, mas que são de grande importância na trama, e que vão fazer partes de algumas cenas bem aterrorizantes.
Josh narra o livro em terceira pessoa em dois tempos, passado e presente, assim acompanhamos o que está acontecendo com Malorie e o que houve quatro anos atrás. Mesmo narrado em terceira pessoa, você não sabe de nada, você só sabe e vê o que os personagens sabem. Mas, terá uma parte horrorosa com alguns amigos, que veremos primeiro que Malorie. Aguardem!

Adorei a diagramação do livro, gostei muito da capa. Tem orelhas, páginas amarelas, letras no tamanho ideal.
Apesar de ter visto que algumas pessoas não gostaram muito do livro ou do final, eu A.M.E.I, pois , se a intenção do livro era abordar o medo, teve do inicio ao fim. Aqui o medo é seu amigo e seu inimigo. Você tem que lutar contra o que não conhece, contra algo que não pode ver, apenas sentir.




“-Mamãe!- grita o garoto
-O que foi, Garoto?
-Tem alguma coisa aqui com a gente, mamãe. Tem alguma coisa bem aqui.
O barco para.
Algo a fez parar.”





Book Trailer:



Book Trailer: Assista.





Até mais...

beijinhos.



42 Comentários

  1. Já li varias resenhas sobre esse livro e a cada me deixa com ainda mais vontade de ler, achei bonita tambem a capa. Ele esta minha lista

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, que bom, leia mesmo.

      Obrigada pela visita,

      beijinhos

      Excluir
  2. Estou louca para ler esse livro, já havia lido uma resenha sobre ele em putro blog, e a sua ficou muito boa, me deixou ainda mais curiosa, acabei de entrar no Skoob e colocar ele na lista de quero ler, para não esquecer depois rsrs.
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, Jo. Leia sim. E a noite, fica um clima melhor, rs

      Beijinhos

      Excluir
  3. Esse livro está na minha lista de desejados. A sinopse dele é muito boa. A capa, o título. Tudo chama minha atenção.
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana. Assim que foi comigo, gostei de tudo. haha

      beijinhos

      Excluir
  4. Oi! Já havia visto o livro e gosto quando trata da essência do medo.
    O mundo enlouquecendo, pessoas tirando a vida, sugestivo e real.
    a personagem central realmente é surpreendente, quero ler!
    http://www.poesianaalma.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lilian. Ele trabalha super bem a questão do medo, até a última linha.

      Beijos!

      Excluir
  5. Olá, Ana.

    Essa capa é título me atraem demais e eu estou louca com essa leitura. Sua resenha apenas aguçou mais a minha curiosidade a respeito dessa obra. Acho que peguei vários spoilers já, mas ainda não desisti da leitura. Quero saber tudo que acontece no livro. A diagramação está bem bonita, não?

    Beijos.
    Visite: Paradise Books BR // Top Comentarista - After 1 e 2

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Paula! O livro tá bem legal, letras grandes, capítulos curtos. deixa a leitura mais rápida. Você termina super rápido este livro. E fora que a escrita do Josh é o máximo. Gostei muito. <3

      beijinhos.

      Excluir
  6. Olá tudo bem?
    Embora eu ache super legal a impressão que o livro lhe causou, creio que não o lerei. Não é tipo de estória que me atraia, não costumo gostar de livros em que coisas loucas como estas vão acontecendo. O que me chamou a atenção foi a questão de a protagonista estar grávida, fiquei pensando em como será que ela se virou no meio de tudo isso. A edição parece ser muito boa também, bjus!!!http://lendoaestante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, É um thriller psicológico, recomendado para quem gosta do gênero mesmo, porque para quem não curte muito terror, pode ser muito aterrorizante. Rs. Então, é melhor evitar mesmo. Te entendo. Eu por exemplo, não leria A Mulher de Preto 2. Haha. Morro de medo.

      beijos

      Excluir
  7. Oi Ana, tudo bem? Desde que eu soube que o livro ia ser lançado aqui no Brasil fiquei super curiosa e quero muito ler. É exatamente o tipo de história que goste, o terror, o Thriller psicológico, as pessoas com medo. Deve ser realmente agoniante ter que ler as pessoas ficando louca e fazendo as maiores atrocidades para se matar, e nossa, colocar duas crianças no meio desse caos é de cortar o coração. Achei interessante o livro se passear em terceira pessoa e no presente e passado, dá para ter uma visão bem geral do que acontece.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rafaella! Tudo bem. É suspense do inicio ao fim. Rs. Você irá gostar já que curte o gênero. Mas, o Josh não vai te explicar muita coisa. Mesmo narrando em terceira pessoa. Isso que achei sensacional. Espero que goste...

      beijinhos

      Excluir
  8. Olá! Achei tua resenha interessante! O livro está bem legal também. Gosto de livros bem trabalhados. Fiquei na dúvida se leria ou não. Gosto de vários tipos de livros e tenho curiosidade pelas histórias mas realmente tem umas coisas meio loucas que acontecem nele. (rsrs)

    Um abraço pra ti!
    Pensamentos Valem Ouro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vanessa, tudo bem? se você não curte algo mais pesado. Rs. Não leia. Apesar, que o livro não dá medo. Não muito, haha

      beijinhos

      Excluir
  9. Oi Ana, tudo bem?
    Estou bem curiosa em relação a este livro, e acho que será um livro que não poderei ler à noite, rsrs...
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaaah, Angélica! Leia a noite. Fica um clima mais legal. Haha

      Excluir
    2. Sou medrosa! Outro dia estava lendo Máscara, ouvi um barulho na porta quase surtei!

      Excluir
  10. Olááá
    Esse livro parece ser muuuiito legal, confesso que estou curiosa desde que foi lançado e amo essa capa e o enredo é muito interessante, que bom que cutiu a leitura e sua resneha ficou ótima, parabéns.

    Beijos
    Catharina
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/
    Feliz Páááscoa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cath! Que bom, que gostou. <3

      beijinhos

      Excluir
  11. Olá querida. Achei a capa simplesmente linda. Mas infelizmente não é uma leitura para mim. Principalmente por ter falado que há várias partes realmente de dar medo e assustadores.
    Mas fico feliz que tenha gostado.
    Beijos, sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii, eu que fico feliz com sua visita. :*

      beijinhos..

      Excluir
  12. Oie, Ana!
    Eu gostei muito da capa do livro e da sinopse em si. Lembrou um pouquinho Ensaio Sobre a Cegueira. Realmente você é a primeira que vejo não reclamar sobre o final... E isso me deixou animada. Era tanta gente decepcionada que fiquei com medo de encarar a leitura.
    Com carinho,
    Celly.

    Me Livrando: livre-se você também!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Celly! Eu entendo a decepção de algumas pessoas. Infelizmente não posso falar, porque seria spoiler. Mas, para mim, ele encerrou muito bem o livro. Por que sua imaginação te dará as respostas. E o medo não morre... Isso que ele quis dizer.

      beijinhos

      Excluir
  13. Só a premissa dele já me deixa louco, ai sua resenha foi o que me animou que acabei de comprar kkkk

    Beijos

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI, Ai meu Deus! Haha. Leia e me fale. *__*

      beijinhos

      Excluir
  14. Meu Deus, que agonia! Eu não leio esse gênero, na verdade já li uns suspenses há tempos, mas nunca mais li. Sua resenha me prendeu e acredito que o livro prenda da mesma maneira. Jesus! Eu sou medrosa, confesso, é até por isso que evito livro de terror e suspense, mas fiquei curiosa pra saber o que é essa tal coisa que causa tudo isso. o.O Será que consigo ler? Vou ter problemas pra dormir depois? hahahahah
    Beijos
    http://www.viciadosemleitura.blog.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hi, Bianca! O livro não dá medo. rs. Sentir apenas em dois momentos. Mas estava lendo 3 da manhã. haha

      beijinhos

      Excluir
  15. Oi Ana, tudo bem?

    Já providenciei esse livro para ler. Vejo a galera falando tão bem dele que eu to doida para ver se vou curtir. Não sou essa enorme fã de thrillers psicológicos não, mas to bem curiosa para saber se vou gostar. Espero que eu não fique com aquele medinho =P

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Kel. Eu adoreiii este livro. Leia sim.

      beijinhos

      Excluir
  16. Oi, tudo bem?
    Eu terminei esse livro ontem, e ainda estou impressionada. Realmente, ele mexe com nossas emoções, e abala nosso psicológico. Eu também amei como você, a condução da história foi incrível! A cena final dos amigos foi tensa mesmo, eu sentia até o mal estar da Malorie, ganhando bebê naquele caos, rs.
    Para mim, foi 5 estrelas até quase o final, quando perdeu uma pela falta de explicações. Entendo que o livro é uma grande metáfora, e que aquele final foi super filosófico, mas ainda assim eu queria explicações, mesmo que fosse para falar que ainda não sabiam explicar nada! Mas eu queria o questionamento!
    Bom, o autor me conquistou, e apesar de ter esperado mais do final, recomendo demais o livro
    beijos
    meumundinhoficticio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bruna! Eu entendo, você queria uma explicação. E é normal, todo mundo quer uma resposta. Mas, eu gostei do final, justamente porque o bicho papão tá na imaginação de qualquer um, e ele deixa o leitor imaginar como é o monstro. O seu medo, junto com a Malorie,vai te dá uma imagem do que é...E a li o medo não morre. Igual na vida real, é constante.

      beijos!

      Excluir
  17. Aiiii gente pensa numa pessoa que nao pode ler esse livro e mesmo assim quer ler? Sim essa pessoa sou eu...
    Eu sou megaaaaaaaaaaa medrosa... meu Deus, mas vocês falam tão bem dele em suas resenhas e nos deixam tão curiosas que mesmo assim quero ler... e agora o que eu faço?

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha, Eita Mayara, bom, para te ajudar, posso falar que o livro não é assustador. Apenas tem suspense do inicio ao fim. Se você curte adrenalina. Leia, sem medo de ser feliz.

      beijinhos

      Excluir
  18. Oii.
    Já li várias resenhas sobre este livro, aliás a sua resenha ficou muito boa, expressou muito bem seus pontos de vista, gostei também da parte da descrição da parte física do livro, concordo que a capa é bonita.
    No entanto acredito que não teria capacidade de lê-lo depois de tudo que ouvi.

    http://leiturasdamary.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oii.
    Já li várias resenhas sobre este livro, aliás a sua resenha ficou muito boa, expressou muito bem seus pontos de vista, gostei também da parte da descrição da parte física do livro, concordo que a capa é bonita.
    No entanto acredito que não teria capacidade de lê-lo depois de tudo que ouvi.

    http://leiturasdamary.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha. Oi, Mary. Obrigada! Coragem, menina...

      beijinhos!

      Excluir
  20. nossa mãe não vou ler esse kkkk
    depois daquele filme de passaros que eu vi de pequena ja não curti , mas depois de ver o booktrailer
    pela mor, não vai dar desculpe kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkk, Anaaa! Cadê sua coragem, mulher? haha Ok, tudo bem, eu entendo. Vamos procurar algo mais leve para você. rs

      beijos!

      Excluir
  21. Gente, A-D-O-R-E-I a premissa dessa história! Achei-a muito intrigante, e eu adoro tramas assim! Com certeza, me despertou curiosidade! Deve ter um teor psicológico muito forte, né? Adoro! Achei sua resenha muito boa!

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiii, Nina! Leia sim e me fale o que achou.

      Obrigada pela visita...

      beijinhos

      Excluir