Olá, queridos. E hoje tivemos a caminhada de conscientização do Autismo, e eu como futura educadora, psicopedagoga, claro que não poderia perder. E além de falar um pouco sobre o autismo para vocês, vou indicar alguns livros muito interessantes e lindos. Em breve colocarei resenha deles.

O Dia Do Autismo é comemorado no dia 02 de Abril, anualmente, com o objetivo de falarmos no assunto e levar ao conhecimento de mais pessoas, para podermos ajudar essas crianças e familiares. Geralmente as pessoas não tem muito interesse no assunto, algumas só se interessam quando tem um caso na família, e seria maravilhoso, se toda a sociedade conhecesse o que é o Autismo, para ajudar na inclusão destas pessoas, que merecem todo respeito, como qualquer cidadão.




O Autismo é uma síndrome que afeta o desenvolvimento em três partes: Comunicação, socialização e comportamento. No mundo a OMS ( Organização Mundial de Saúde) estima que temos 70 milhões de pessoas com autismo. No Brasil, a estimativa é de 2 milhões de autista, então percebemos que é mais comum do que se pensa

Concentração
Bom, a nossa caminhada foi na Avenida Litorânea, em São Luís - MA, tudo de bom, o ventinho do mar sempre é reconfortante. E contou com uma galera muito bonita e animada. Todos estavam de azul. Quem não foi de camisa azul, colocou algum acessório, assim tivemos uma linda caminhada blue ao som de Aline Barros. Foi muito divertido. Eu fui com algumas amiga(o)s da faculdade.


Todos de azul.
Mimos que ganhamos na caminhada

Queridos colegas, futuros pedagogos/psicopedagogos.

Livros da minha estante sobre o tema.



Livro: O Que Me Faz Pular
Ano: 2014
Páginas: 192
Editora: Intrínseca
O Que Me Faz Pular - Naoki Higashida sofre de autismo severo. Com grande dificuldade de se comunicar verbalmente, o jovem aprendeu a se expressar apontando as letras em uma cartela de papelão, e, aos treze anos, realizou um feito extraordinário: escreveu um livro. Delicado, poético e profundamente íntimo, O que me faz pular traz uma nova luz para entendermos a mente autista. O jovem explica o comportamento muitas vezes desconcertante das pessoas com autismo e compartilha conosco suas percepções de tempo, vida, beleza e natureza, apresentadas em um relato e um conto inesquecível.




Livro: Passarinha
Autora: Kathryn Erskine
Páginas: 224
Ano: 2013
Editora: Valentina

Passarinha - No mundo de Caitlin tudo é preto ou branco. As coisas são boas ou más. Qualquer coisa no meio do caminho é confuso. Essa é a máxima que o irmão mais velho de Caitlin sempre repetiu. Mas agora Devon está morto e o pai não está ajudando em nada. Caitlin quer acabar com isso, mas como uma menina de onze anos de idade, com síndrome de Asperger ela não sabe como. Quando ela lê a definição de encerramento ela percebe que é o que ela precisa. Em sua busca por ele, Caitlin descobre que nem tudo é preto ou branco, o mundo está cheio de cores, confuso e bonito.




Então é isso pessoal, tivemos um dia muito legal e azul. E espero que todos os dias alguém aprenda mais sobre o autismo e assim possamos conviver em uma sociedade mais justa e inclusiva.

Para saber mais sobre o Autismo acesse http://www.revistaautismo.com.br/

beijinhos e até mais...






14 Comentários

  1. Oi, Ana! Não sabia que "Passarinha" é sobre autismo. Sempre olhei para esse livro de forma meio duvidosa, apesar de gostar muito da capa e do título. Você já leu o livro, sabe me dizer se é mesmo bom?
    Um beijinho,
    Mona
    www.literasutra.com

    ResponderExcluir
  2. Que bacana, eu sou estudante de letras e sempre participamos de projetos assim, no fim do ano passado tivemos a semana da inclusão na faculdade com diversas palestras sobre o tema e muitos outros temas, achei bem bacana os livros, vou aguardar suas resenhas.
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    que bela postagem. Parabéns!
    Espero que venham outras, sou professora e tento sempre estar bem informada sobre assuntos afins.
    Tive aluno com autismo, é importante sabermos bem com planejar e organizar a turma, todos, não só o professor, devem estar mobilizados!
    http://www.poesianaalma.com.br/

    ResponderExcluir
  4. OI Ana Lúcia! Que bacana esta iniciativa! Fico feliz em saber que uma futura educadora já está abraçando a causa de nossos alunos especiais. Digo nossos, pois também sou professora e sei com é difícil encontrar pessoas que entendam o que realmente significa trabalhar com crianças que necessitam um pouco mais de nossa atenção.

    A caminhada deve ter sido muito linda! *-* Adorei as fotos! Muito sucesso pra ti!
    Lindo seu cantinho!

    Pensamentos Valem Ouro

    ResponderExcluir
  5. Tenho muita vontade de ler esse livro pelo assunto. O autismo é muito complexo e eu quero entender mais sobre. Parabéns pelo post!
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  6. Tenho muita vontade de ler esse livro pelo assunto. O autismo é muito complexo e eu quero entender mais sobre. Parabéns pelo post!
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?
    Eu acho linda essas campanhas e parabéns por ter participado da caminhada, isso é realmente uma atitude admirável da sua parte *-* Sobre os dois livros, tenho curiosidade em ler ambos, não sei muito sobre o autismo, mas adoraria ler algum livro que fale sobre o tema.

    Beijos :*
    Larissa - http://srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oláá
    Acho esse tema essencial e que deve ser discutido, tanto que minha leitura atual é O que me faz Pular, estou gostando muito, com certeza, uma lição de vida.
    Adorei seu post ;)

    http://realityofbooks.blogspot.com.br/
    Catharina
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi Ana, tudo bem?
    Não sabia sobre a data, mas acho muito importante a conscientização sobre o assunto.
    Super legal essa ideia da caminhada..
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  10. Olá,

    Não conheço muito a respeito do Autismo, mas acho muito válido a iniciativa da comemoração. Eu já li ótimas resenhas de Passarinha é ele está entre meus desejados.Espero em breve ler. Parabéns pelo post.

    Beijos.
    Visite: Paradise Books BR // Top Comentarista - After 1 e 2

    ResponderExcluir
  11. Eu nunca tive contato com o autismo na vida real. Mesmo tendo trabalhado com crianças durante um tempo, eu nunca tive que lidar com um autista. Acredito que seja um assunto que precise ser mais trabalhado, mais falado, que as pessoas precisam ter mais contato.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?
    Adorei o post. Realmente precisamos discutir mais o tema autismo, parar de tratar como tabu. Como você apontou, é muito mais comum do que se imagina. Dos livros citados, tenho muita vontade de ler O que me faz pular.
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Ana
    Adorei o post... achei super informativo... não sabia sobre a data e amei a caminhada que fizeram... acho que essas pessoas precisam de mais atenção e menos preconceito.
    Sobre os livros indicados eu conhecia o Passarinha e estou com vontade de ler essa historia

    beijos
    Mayara

    ResponderExcluir
  14. Oi, que legal seu post! Acho que até agora foi o único que vi comentando sobre o assunto!
    http://letrasemvida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir