Livro: Por Lugares Incríveis
Autora: Jennifer Niven
Ano:2015
Páginas: 336
Editora:Seguinte


Sinopse: Por Lugares Incríveis - Dois jovens prestes a escolher a morte despertam um no outro a vontade de viver. Violet Markey tinha uma vida perfeita, mas todos os seus planos deixam de fazer sentido quando ela e a irmã sofrem um acidente de carro e apenas Violet sobrevive. Sentindo-se culpada pelo que aconteceu, Violet se afasta de todos e tenta descobrir como seguir em frente. Theodore Finch é o esquisito da escola, perseguido pelos valentões e obrigado a lidar com longos períodos de depressão, o pai violento e a apatia do resto da família.

Enquanto Violet conta os dias para o fim das aulas, quando poderá ir embora da cidadezinha onde mora, Finch pesquisa diferentes métodos de suicídio e imagina se conseguiria levar algum deles adiante. Em uma dessas tentativas, ele vai parar no alto da torre da escola e, para sua surpresa, encontra Violet, também prestes a pular. Um ajuda o outro a sair dali, e essa dupla improvável se une para fazer um trabalho de geografia: visitar os lugares incríveis do estado onde moram. Nessas andanças, Finch encontra em Violet alguém com quem finalmente pode ser ele mesmo, e a garota para de contar os dias e passa a vivê-los.







Oi, tudo bem com vocês? Espero que sim, hoje vou falar de Por Lugares Incríveis. Um livro que julguei pela capa bonitinha, e achava que era só mais um romance fofo. Mas, me enganei feio. Ainda bem. É fofo? sim. Doloroso,profundo? muito mais.


“Porque todos vamos morrer um dia. Eu só quero estar preparado” (Pág. 18)



O livro conta a história de Theodore Finch e Violet Markey, dois jovens que se encontram na torre da escola com a intenção de se matar. Sim, é isso mesmo, leitores.  Finch e Violet pretendiam suicídio, mas graças um ao outro, eles se salvam.
Eles estudam na mesma escola, mas vivem em mundos completamente diferentes, até este encontro. Ela é super popular e cheia de “amigos”, tem uma família bem estruturada. Enquanto Finch é o oposto, é o esquisitão, vive sendo zuado, e tem dois amigos, mas se sente sozinho. Pois não pode contar o que se passa com ele. E tem uma família super ausente, filho de pais separados. Mora com a mãe e mais duas irmãs.


“... Mas um ponto positivo da vida é que podemos ser alguém diferente pra cada pessoa” (pág. 36)

“ Não sou perfeita. Tenho segredos. Sou uma bagunça. Não só meu quarto, mas eu mesma. Ninguém gosta de bagunça. As pessoas gostam da Violet que sorri.” (Pág. 48)



Assim, com seus problemas e perdas, este dois se juntam em um trabalho de geografia, em busca de Lugares Incríveis.  Mas depois daquele encontro na torre, seus dias não foram mais os mesmos. Juntos, eles tentam fazer o trabalho  e superar seus traumas, que não são fáceis. E seguem em uma jornada por Lugares Incríveis e em busca de um sentido para continuar vivendo.

“Amo meu quarto. O mundo é melhor aqui do que lá fora, porque aqui sou que eu quiser. Sou uma autora brilhante. Posso escrever  cinqüenta páginas por dia e nunca fico sem palavras.” (Pág.50)


Por Lugares Incríveis é daquelas histórias que você lê rapidinho. Você devora. Pois tem uma escrita fácil, rápida e muito cativante. A Jennifer vai abordar um assunto delicado, de maneira singela, quase poética. Por que poética? Porque os jovens são extremamente sensíveis e sábios, mesmo com todos os seus problemas internos, conseguimos tirar várias lições de seus diálogos, não é atoa que marquei quase o livro todo. Rs. Finch é fofo, lindo e muito inteligente e fala coisas lindas e reflexivas. É fácil gostar dele. A Violet que parecia a menina inatingível e frágil também se mostra super forte, e amadurece muito no decorrer da história. Me apeguei mais a Finch no inicio do livro, mas no final gostei bastante da Violet.

“Uma das vantagens de parecer inocente é que a gente pode fazer qualquer coisa.  As pessoas nunca desconfiam.” (Pág.47)



O livro além do romance trata de outros temas,como amizade, família, atenção... e o que acontece quando não temos nenhuma delas. Fala de perda, de confusão de sentimentos, de transtornos, depressão, bullying... Olha quanta coisa. Por isso gostei do livro, porque ele vem nos abrir os olhos, nos mostra fatos que pode ocorrer no cotidiano e a gente nem observa,  ele é um alerta, para que nos preocupemos mais com o próximo. Ele nos pede atenção, com nosso familiares, amigos. E ao contrário também. Que podemos sim, aceitar ajuda, conversar. A Jennifer ao mesmo tempo que escreve com leveza, ela também sabe ser cruel, mas no sentido de não te poupar, de te mostrar realmente que isso pode acontecer. O livro é muito interessante, ele trás o mapa da viagem  e também tem uma lista de centros de ajuda, para pessoas com problemas de depressão, traumas entre outros. 

“Que sentimento horrível deve ser amar uma pessoa e não ter como ajudá-la. “ (Pág. 296)

“De repente sinto ciúme de todos os anos que ela teve antes de me conhecer...” (Pág. 191)


A história é narrada em primeira pessoa, por  Finch e Violet. E isso é maravilhoso, pois teremos os dois pontos de vista, bem claro e doloroso e ao mesmo tempo fofo. Teremos também várias citações da escritora Virginia Woolf, Adoro quando tem um livro dentro livro. Gosto muito mesmo, tanto que agora quero ler Virginia. Haha

A capa do livro é linda, têm uma textura super macia, com orelha, páginas amarelas, letras no tamanho que eu adoro. (sou meio ceguinha)RS.   A diagramação do livro está impecável.  E a história me prendeu e me cativou, adorei viajar com Finch e Violet pelos Lugares Incríveis deles. Cada capítulo  foi incrível e espero que a Jennifer consiga atingir muitas famílias, escolas, com sua obra.


“... _era minha melhor amiga.
_Nunca tive isso. Como é?
_ Sei lá. Acho que você pode ser você mesmo, o que quer que isso signifique... Pode mostrar o melhor e o pior da sua personalidade. E a pessoa vai amar você mesmo assim. Vocês podem brigar, mas mesmo quando fica com raiva, você sabe que nunca vão deixar de ser amigos.
_Acho que estou precisando de um desses.” (pág. 112 e 113)



“Se você acha que algo está errado, fale.
Você não está sozinho.
Não é sua culpa.
Existe ajuda para você” ( Jennifer Niven)





Book Trailler :



Achei esse book trailer feito pela Dana. Ficou muito bom.




Então é isso, pessoal. Aah, na quarta-feira, sai resenha de Caixa de Pássaros. ;) A gripe atrapalhou minha semana.

beijinhos e até mais..




23 Comentários

  1. Oi, Ana! Tomei conhecimento desse livro pela Raquel, do "Por Uma Boa Leitura". A resenha dela me convenceu de que preciso desse livro sem fazer nenhum esforço, e a sua reafirmou isso! Todas as citações, a capa, o título... Tudo me encantou. <3
    Um abraço,
    Mona
    www.literasutra.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mona! Que legal. Leia sim, ele é bem intenso.

      beijinhos..

      Excluir
  2. Estou louca pra ler esse livro e adorei seu ponto de vista, a resenha foi muito bem escrita....
    Quando terminar de ler, vou deixar o meu aqui , rs
    Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Fernanda. Aguardo sua opinião.

      beijinhos :*

      Excluir
  3. Estou completamente encantada, sabe aquela sensação de que você PRECISA livro? Foi isso que você acabou de despertar em mim. Parece aquele tipo de livro que todo mundo deveria ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ana, Que bom, leia e me fale o que achou.

      beijinhos :*

      Excluir
  4. Olá!
    O livro realmente tem a capa fofinha, mas o enredo não me convenceu... Quem quer morrer, deita e morre... Acredito que passaria boa parte da leitura irritada.
    http://www.poesianaalma.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Como eu quero ler esse livro, sério. Tem tantas resenhas bacanas sobre ele na internet e o enredo é tão diferente. Mal vejo a hora de poder ler!

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Primeira vez que leio algo sobre esse livro, pra começar que capa linda é essa, e depois de ler sua resenha fiquei arrepiada, não gosto muito de romances, mas ultimamente eles tem mexido um pouco comigo, principalmente esses em que pessoas que tem o desejo de morrer decidem lutar para viver, adorei as fotos, o livro inteiro é um sonho, parabéns pela resenha detalhada.
    beijos

    ResponderExcluir
  7. O pessoal tem badalado muito sobre este livro ultimamente, mas eu não sei, não consigo ter vontade de ler. Sua resenha ficou bem completa, as fotos são lindas, mas ainda assim falta alguma coisa neste livro pra me prender. Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Olá
    É realmente um livro sensacional e que aborda temas fortes e interessantes, amei a leitura apesar daquele triste final. Ótima resenha e adorei as fotinhos ;)

    http://realityofbooks.blogspot.com.br/
    Catharina
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi Ana, tudo bem?
    Cada vez mais louca para ler esse livro, e apesar de estar fugindo de livros que irão me fazer chorar, preciso ler ele.
    Não acredito que tem mapa! Amo mapas.
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  10. Já li varias resenhas sobre esse livro dizendo bem, mas não consegui me interessar pelo livro.

    ResponderExcluir
  11. Oi Ana
    Eu nao conhecia esse livro até o momento e sabe quando vc termina de ler uma resenha e vem aquela sensação de EU PRECISO LER ESSE LIVRO? Pois eu estou assim agora... amei o que vc disse sobre a historia, amei os quotes, amei a capa... amei tudo!!!

    beijos
    Mayara

    ResponderExcluir
  12. Eu curto muito essa temática de superação e crescimento. Eu já venho tendo interesse nesse livro desde as primeiras notícias sobre ele, e espero poder ler em breve. Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?
    Eu já ouvi falar muito sobre esse livro e estou doida para ler, pois ele parece ser muitoemocionante e eu adoro livros assim, pois nos fazem refletir bastante, né? Além de ter uma história bacana, ele tem uma capa simplesmente maravilhosa. Enfim, gostei muito da sua resenha, deu para perceber que você gostou bastante do livro mesmo e eu acredito que se o ler irei gostar tanto quanto você.
    Aaaah e as fotos ficaram muuito lindas *-*

    Beijos :*
    Larissa - http://srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Ola Ana adorei os temas abordados nesse livro, a capa é fofa, mas pelo visto o livro é intenso, estou com ele mas ainda não consegui ler, adorei saber que o livro é narrados sob o ponto de vista dos dois protagonistas. Ficamos mais próximos de suas emoções. beijos e ótima resenha

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  15. Oi ^^
    Apesar do livro aparentemente ter uma temática bacana, não fiquei ansiosa para ir atrás dele em alguma livraria, mas admito que se o ganhasse provavelmente o leria sem problemas! :D

    bjs

    ResponderExcluir
  16. Oi oi!
    Esse livro sempre me chamou atenção pela capa, mas nunca tinha procurado saber do que falava.
    Agora que sei fiquei um pouco curiosa, mas nada que me faça correr atrás desesperadamente, já que minha wishlist está enoooorme hahahaha
    Mas já anotei e assim que puder vou comprar!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  17. Oi , tudo bem?
    Ouvi falar muito bem deste livro e estou muito curiosa para descobrir se é realmente bom.
    http://leiturasdamary.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi , tudo bem?
    Ouvi falar muito bem deste livro e estou muito curiosa para descobrir se é realmente bom.
    http://leiturasdamary.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Todo mundo falando desse livro porém ainda nao tinha interesse em ler mais depois ler a resenha aqui me interessei bastante.
    Bjoss

    ResponderExcluir
  20. Estou lendo este e adorando!
    Adorei sua resenha e fotos!
    Quando acabar volto pra te contar o que achei
    Bjks mil

    www.blogdaclauo.com

    ResponderExcluir