Título:  A Revolução dos Bichos
Autor: George Orwell
Editora: Companhia das letras
Páginas: 147










Terminei de ler ontem o livro A Revolução dos Bichos de George Orwell, pseudônimo de Eric Arthur Blair. Autor famoso também por sua obra distópica 1984.  E corri para vim falar aqui, pois é aqui, que eu desabafo. Mas não deu para publicar ontem. Então, deixei para hoje.

Este livro é a leitura deste mês do clube do livro que participo na minha cidade. (Clube de leitura Penguin) Saiba mais. Na verdade não estava muito entusiasmada para este livro. Mas gente! Não é que fui surpreendida mais uma vez esta semana. 






A Revolução dos Bichos vai contar a historia de alguns animais que moram em uma fazenda chamada  Granja do Solar, onde o dono é o Sr. Jones, um granjeiro nada gentil que maltrata seus animais.
Certo dia o porco Major, que é o mais velho e respeitado por todos, marcou uma reunião com os bichos para contar um sonho que havia tido.  Neste sonho ele fala sobre os maus tratos sofridos pelos animais e que deveriam mudar essa situação, com uma rebelião, tirando o Homem do controle.

“Nenhum animal na Inglaterra sabe o que é felicidade ou lazer após completar um ano de vida. Nenhum animal na Inglaterra é livre. A vida do animal é feita de miséria e escravidão: essa é a verdade nua e crua.”


“Não está, pois, claro como água, camaradas, que todos os males da nossa existência tem origem na tirania dos humanos? Basta que nos livremos do Homem para que o produto de nosso trabalho seja só nosso.



Três dias depois, o Porco Major morre, mas, o espírito de revolução e mudança permanece nos corações e mentes dos animais. E os animais liderados por outros porcos (que para eles eram os animais mais inteligentes da Granja), neste caso o Bola-de-neve e Napoleão, tomaram a frente e  organizaram uma revolução, para acabar com a tirania do Sr. Jones e terem uma sociedade igualitária. Bom, a revolução acontece e eles conseguem expulsar os humanos da fazenda. Felizes e vitoriosos mudam o nome de Granja do solar para Granja dos bichos e também criam sete mandamentos. 
Mandamentos estes, que veremos  como vão ser aplicados durante a história. E ficaremos: Ohhh Meus Deus! O que é isso?  Como pode tanta hipocrisia?  Tanto desrespeito contra a esperança do próximo.E daí veremos se realmente eles conseguiram ficar livres com a revolução.





A Revolução dos Bichos é um livro surpreendente, pois faz uma crítica maravilhosa e inteligente contra a Revolução Russa, mas que leva a uma crítica social de qualquer sociedade e de qualquer época, o livro já tem mais de 70 anos, e mesmo assim tem uma escrita tão atual.  Ela é ágil, você consegue ler sem dificuldades.  O livro é uma alegoria, ele utiliza a fábula para fazer uma crítica política contra época. Ao decorrer da leitura você vai identificando os personagens, com cada figura da ditadura stalinista, e mesmo que você não entenda nada de Revolução Russa, Stalin e etc. Não se preocupe, pois no final do livro tem Posfácio esclarecedor. Viu como o livro é genial? É uma obra para qualquer tipo de leitor saborear.
Através dos personagens que são bem caracterizados podemos ver várias faces dessa pequena sociedade, veremos que nem tudo que parece é. O livro é muito interessante e inteligente, ele faz uma sátira muito bem construída, eu dei muita risada, pois é tão absurdo alguns acontecimentos, que você simplesmente rir, porque não acredita naquilo, ou não quer acreditar que exista esse tipo de pessoas, que no livro, seria animais. Haha.
Em alguns momentos fiquei com muita raiva das injustiças impostas ali, da alienação dos moradores daquele local, da ingenuidade de alguns. Fiquei extremamente irritada pelo fato de não pensarem, sempre seguir os outros, as ideias dos outros. Em acreditar em tudo que é colocado para eles. Assim tá bom. Você tá bem, tá melhor que antes. Pronto! Essa é a verdade absoluta. E todos aceitam. E aí você acaba trazendo isso para sua realidade. E foi o que eu fiz, e fiquei horas pensando. Conseguir fazer várias comparações com coisas que acontece na minha sociedade atual. Por isso que repito, o livro é INCRÍVEL! INCRÍVEL!  INCRÍVEL!

"Não podia compreender por quê- havia chegado uma época em que ninguém ousava dizer o que pensava..."

Pois ele nos mostra tanta coisa, todos os absurdos, abusos, injustiças, exploração, a corrupção, tudo de ruim que tem em uma sociedade, onde o poder estar nas mãos erradas. E a classe trabalhadora, é dominada, sem voz. Tem um momento no livro que me deixa muito triste, com o personagem Sansão. Um típico trabalhador, honesto e sabe... ai, não vou falar mais, para não soltar spoiler.
 Neste pequeno livro, conseguimos visualizar várias situações, que nos fará pensar, questionar, rir, pois tem humor, um humor triste, porque não é legal o que acontece lá na Granja. Veremos a lavagem cerebral, uma mentira contada tantas vezes que acaba virando verdade, a memória fraca. Tiramos tanto desta historia, enxergamos tanto, que daria para escrever outro livro a partir desse, é muito assunto para discutir, gente. Haha. Por isso vou parar por aqui.  E pedir, que leiam A revolução dos Bichos. Orwell é Sensacional. E simplesmente amei a maneira que ele fez essa fábula com tanto sarcasmo e qualidade.







10 Comentários

  1. Olá, Ana!
    Eu ainda não tenho palavras para descrever esse livro, de tão esplêndido que ele se tornou para mim. A leitura fluiu de uma maneira leve, descontraída e surpreendente. Esse livro me surpreendeu em todos os aspectos, tanto na história em sim, quanto na crítica que ele aborda. Achei o livro forte, se levarmos em conta o ano e o período em que foi escrito. Os conflitos que vemos na Granja, são tão semelhantes com os conflitos que ocorreram na Revolução Russa, que não cabe a mim dizer o quanto esse livro é magnifico.

    Abraços,
    Rafael

    www.livrosvsseries.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rafael! É isso mesmo que você falou, ESPLÊNDIDO. Gostei, melhor, amei A Revolução dos Bichos.

      Abraços!

      Excluir
  2. Te disse que tu ias gostar... na verdade, não tem como não gostar desse livro <3
    Adorei tua resenha, escreveu muito bem sobre o livro
    Bjs
    Juliana
    http://hiperatividadeliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acertou em cheio, Juliana! Aceito mais indicações. Hehe

      Beijos!

      Excluir
  3. Esse livro me surpreendeu demais !! Pensei que não iria gostar do livro e tals... Ms acabou se tornando um dos meus livros preferidos da vida !!

    http://werenotbestsellers.blogspot.com.br/

    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Geisi. Pois é, eu também. Mas Orwell é demais. Amei fortemente sua fábula.

      Beijos!

      Excluir
  4. É sério que tu não estava entusiasmada para lê-lo? Eu não sabia D:
    Li A Revolução dos Bichos há tempos, e acho muito inteligente! Quando percebi o que os porcos iam fazer eu fiquei muito chocada HAHA Que filhos da mãe! A crítica é bem estampada e consistente. Invejo a sacada que o autor teve u.u

    Brunna Carolinne - My Favorite Book - @MFBook
    myfavoritebook-mfb.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério, Brunna! Não estava muito animada, por ser bichos falantes. Isso não me atraiu muito. Mas... adoro ser surpreendida e fui.
      Valeu cada página. E pretendo ler todos os livros dele. Hehe <3

      Beijos!

      Excluir
  5. O Clube de Leitura é justamente pra isso. Livros que você não daria chance normalmente e na hora vai surpreender você. Ótima resenha Ana! Parabéns!
    Bjks

    ResponderExcluir
  6. Verdade, Caçadora!

    O clube está me fazendo um bem enorme, pois a gente lê livros que geralmente não escolheria, e estamos abrindo um leque de opções e quebrando preconceitos.

    Beijos...

    ResponderExcluir