Livro: Proibido
Autor (a): Tabitha Suzuma
Editora: Valentina


Sinopse Skoob:
Ela é doce, sensível e extremamente sofrida: tem dezesseis anos, mas a maturidade de uma mulher marcada pelas provações e privações da pobreza, o pulso forte e a têmpera de quem cria os irmãos menores como filhos há anos, e só uma pessoa conhece a mágoa e a abnegação que se escondem por trás de seus tristes olhos azuis.

Ele é brilhante, generoso e altamente responsável: tem dezessete anos, mas a fibra e o senso de dever de um pai de família, lutando contra tudo e contra todos para mantê-la unida, e só uma pessoa conhece a grandeza e a força de caráter que se escondem por trás daqueles intensos olhos verdes.

Eles são irmão e irmã.


Mas será que o mundo receberá de braços abertos aqueles que ousaram violar um de seus mais arraigados tabus? E você, receberia?

Com extrema sutileza psicológica e sensibilidade poética, cenas de inesquecível beleza visual e diálogos de porte dramatúrgico, Suzuma tece uma tapeçaria visceralmente humana, fazendo pouco a pouco aflorar dos fios simples do quotidiano um assombroso mito eterno em toda a sua riqueza, mistério e profundidade
.

Resenhando:

Falar de Proibido é extremamente difícil e delicado, na verdade, sempre falar de um livro que você gosta muito, é difícil, ainda mais quando este livro é tão polêmico e emocionante. Proibido vai falar de um amor que nasce entre irmãos, mas, não vai falar de qualquer maneira. E sim, de uma maneira incrível, que te fará pensar,sofrer e se perguntar. Por que? Porque com eles? E é a pergunta que eles se fazem também.
Bom, o livro conta a história de Lochan e Maya, dois irmãos e melhores amigos desde sempre. Lochan tem 17 anos, está quase para completar 18 e Maya tem 16. Eles moram com mais três irmãos, Kit, 13 anos; Tiffin 7/8 anos e Willa 5. E mais a mãe, que é completamente irresponsável e alcoólatra, e vive mais na rua do que em casa. Assim, deixando toda a responsabilidade da casa para os filhos mais velhos. O  pai os abandonou quando eram mais novos, e constituiu outra família. Eles não tem contato com ele.
A vida destas crianças e adolescentes não é fácil, nada fácil. Eles passam por muita coisa, e cada um tem o seu problema e tentam lidar a sua maneira. Lochan e Maya, acabaram assumindo toda as responsabilidades da família, cuidando de tudo, compras, alimentação, deveres escolares, tarefas domésticas, tudo, tudo. Tão jovens, e com um fardo tão grande. Tiveram que amadurecer cedo demais, e abrir mão de uma vida "normal", de acordo com a idade deles.
Durante a leitura, teve momentos que tinha vontade de entrar no livro e conforta-los, dizer que tudo iria ficar bem, queria poder ajuda-los. Proibido é daquelas leituras intensas e que te consome, é tão comovente que te faz sentir todas as emoções dos personagens, você sente tudo, e fica impotente, por estar vivendo aquilo tudo com eles, e não poder ajudar. Simplesmente acompanha e compartilha o sofrimento de cada um.
Impossível, não se apaixonar por Lochan e Maya, são personagens incríveis, cativantes, sensíveis e lindos, em todos os sentidos.
Tabitha, foi de uma delicadeza e inteligência magnifica. Conseguiu abordar um tema tão polêmico como o incesto de uma maneira tão sensível e ao mesmo tempo tão intenso. Ela tem uma escrita suave, e cheia de sentimentos, a ponto de te arrancar lágrimas. O livro é dividido em duas partes, é narrado pelos dois personagens, Lochan e Maya. Eu particularmente, gostei muito disso , pois você consegue ver o que cada um pensa e sente, e isso é ótimo para entendermos melhor os personagens. E assim vamos acompanhando a jornada desses irmãos que vão passar por muitas provações, muitas dificuldades. E entre tantas coisas, irão se apaixonar. E não será nada fácil.
  Nos deixando a cada capitulo mais ansiosos e preocupados com o que vai acontecer com eles.
Muito difícil passar toda as emoções que vivenciei com este livro. Mas, posso dizer que é um livro lindoooooooo, demais! E que te cativa, com personagens tão bem caracterizados e humanos.
Proibido, com certeza entrou para minha lista de favoritos, foi um dos melhores livros que eu li este ano. Ele é aquele tipo de leitura que te deixa em pedaços, e mesmo tendo um final que me fez chorar muito, continuo repetindo que a Tabitha Suzuma foi brilhante durante todo o livro. Muito difícil até hoje, falar desse livro sem se emocionar.
Para quem gosta de emoções fortes, e tem coração forte, leia Proibido. Vale muito a pena, um livro cheio de vida e lições e nos mostra que não podemos mandar no coração, e nem escolher a quem amar. <3

Nota:


25 Comentários

  1. Noooossa essa resenha só me deu mais vontade de ler.... Logo estará na minha estante.
    Lindo blog. Xoxo

    Leiturasagaz.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bruna! Eu amei este livro. Inesquecível... leia e diga o que achou. <3

      Beijos.

      Excluir
  2. Confesso que incesto não é dos meus enredos preferidos, Compraria só pelo fato da resenha ser boa e convincente.
    Sucesso!

    sessentaenovecontossecretos.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pablo *-* O interessante no livro é isso, a maneira que a escritora trata o tema. Pois é algo horroroso para a sociedade. E ela é super ousada tocando no assunto. Leia, será uma ótima experiência. O livro é lindo e triste.

      beijinhos...

      Excluir
  3. Proibido é um livro perfeito. Adorável!
    Ele é forte e dá para fazer diversas leituras sociais com base no livro, é muita sociologia, psicologia e amor misturados :D
    A partir do momento que eles assumem o papel de responsável pela família, como pai e mãe, nada mais natural que se desvinculem de serem irmãos...
    http://www.poesianaalma.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lilian! Você disse tudooo. É PERFEITO.

      beijos... <3

      Excluir
  4. Ola Ana lindona acredita que ainda não criei coragem para ler o livro, sabendo da delicadeza da autora com um tema polêmico como esse , fico na incerteza se é certo ou errado, uma vida tão sofrida de pessoas tão jovens e um amor proibido. Vou ler logo. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  5. Olá
    Eu sempre ouço elogios do livro apesar de um tema bem polêmico e sinceramente morro de curiosidade para ler e espero ler em breve e curtir bastante, alás, essa capa é linda, e passa uma impressão ótima do livro, principalmente o título.
    Ótima resenha e que bom que gostou.

    http://realityofbooks.blogspot.com.br/
    Catharina
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Eu morro de vontade d e ler esse livro, todos os livro que li até hoje da editora foram ótimos e esse a tempos que quero adquirir, sua resenha só me mostrou que ele é bom msm, bjus

    ResponderExcluir
  7. Todos elogiam esse livro. Sim é um tema tabu para nossa cultura. Não sei nem o que pensar sobre. Acho que nem cabe julgamentos.

    Espero poder ler esse livro um dia, pois o tema me atrai. Gosto de refletir sobre temas assim.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Sim, sim... o livro parece ser bem polêmico, mas acho que isso me faz ter mais vontade de lê-lo. hehe. Para tirar minhas próprias conclusões. Sua resenha está um amor e me deixou um pouquinho mais curiosa! rsrs

    Um abraço flor!
    Pensamentos Valem Ouro

    ResponderExcluir
  9. O livro parece polemico, mas assim ainda me dá mais curiosidade :) kkk adorei a resenha

    ResponderExcluir
  10. Oi Ana, tudo bem?
    Sempre tive vontade de ler esse livro e confesso que até ler outra resenha essa semana não sabia do que se tratava.
    Acho que agora também não é o momento de ler pois ando muito sensível, vou esperar um pouco mais.
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  11. Quando eu li sobre esse livro a primeira vez, eu fiquei muito curiosa por ele ter um tema muito delicado como enredo. Até hoje não vi ninguém me desencorajar a leitura, apenas me alertar que é uma narrativa muito intensa. Quero muito ter a oportunidade de ler esse livro, principalmente porque você destacou que se envolveu demais com a história. Adorei a sua resenha, ficou muito boa!

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi!
    Já tinha visto algumas resenhas desse livro e fiquei mega interessada.
    Adorei essa ousadia que a autora teve em escrever algo tão polêmico assim.
    Com certeza é uma leitura que tem tudo pra ser ótima.
    Espero gostar tanto quanto você!
    Um beijo

    ResponderExcluir
  13. O livro e maravilhoso ñ tenho uma opinião muito concreta relacionado a incesto..só de pensar de fazer algo com meu irmão me da ânsia de vômito ,mais msm assim acredito que existe várias formas de amar...Mais eu necessito saber o final do livro meu anjo,fiz download pela internet mais o meu só vai ate a parte que a maya guanda a faca e vai de encontro com os seus irmãos para se despedir de lochan..ai acabou ..me ajudem ..POR FAVOR !!!

    ResponderExcluir
  14. Adorei a resenha, mas eu acho que eu não leria porque não gosto muito do tema.

    ResponderExcluir
  15. Olá tudo bem?
    Nossa esse livro deve ser muito emocionante mesmo, só de pensar a barra que deve ser para esses adolescentes tão jovens levar a casa nas costas, é uma pena, mas infelizmente é a realidade de muitos jovens por aí. Bjus!!!
    http://lendoaestante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Eu também tenho alguma dificuldade de falar de um livro que eu tenha gostado muito, parece sempre que ficou faltando algo. Já li algumas resenhas que também citam como este livro é emocionante, uma pena que eu ainda não tenha lido.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  17. Ahhhhh, adoro ler resenhas de Proibido, ainda mais quando foi escrita por alguém que amou tanto o livro como eu. Como você disse, apesar do temam tão polêmico, a forma como a autora construiu a história é incrível. Ela tem uma sensibilidade de escrita impressionante, e eu sofri demais lendo esse livro. Nossa, no final eu tive que parar de ler por uns minutos, porque não consegui mais enxergar nada, de tanto que estava chorando.
    Esse livro é um dos meus favoritos também, e recomendo muito, pois nos faz pensar e refletir demais.

    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Olá flor, bom fico feliz que tenha gostado da obra. Mas não tenho vontade de ler este livro. O tema não me cativa, então sem chances rs. Mas parabéns pela resenha e fico feliz que as pessoas gostem do livro.
    Beijos, sucesso.

    ResponderExcluir
  19. Oi Ana!!
    Então... ai menina eu tenho um pequeno problema com isso... quero muito, muito ler esse livro pelo que as pessoas falam, mas tem o maldito preconceito sabe? Sei que irei quebrar a cara com isso e que o livro é incrivel, mas no momento não consigo ler.

    beijos
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  20. Tenho visto este livro pelos blogs com maior frequência ultimamente e por tudo que já li, pelo tema e tal me parece ser um livro muito tenso e delicado. Confesso que o tema me deixa com um pouco de medo de ler, pois sinceramente não imagino como seria minha reação à história. Beijos!

    ResponderExcluir
  21. Oii, tudo bem?
    Também ouvi a Paola do Livros e Fuxicos comentar sobre este livro, acredito que eu não conseguiria ler este livro.
    É um tema muito forte, não sei se eu teria estômago para ler ele. Mas que bom que você gostou tanto que se tornou um de seus favoritos, quem sabe eu leia para ter uma experiência diferente, pois o livro é muito elogiado.
    Bjs
    http://leiturasdamary.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. O livo é realmente bem complicado e denso, mas não gostei da leitura. O casal não me convenceu como um casal, para mim era mais uma questão de dependência que amor.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir